Treinamento de Liderança e Motivação

Grupo de pessoas em um treinamento de Liderança

Confira as principais competências de um bom líder.

Transformar o ambiente organizacional em um local propício ao desenvolvimento dos colaboradores e ao crescimento da empresa de forma conjunta é, mais do que nunca, fundamental. Com a globalização, a tecnologia, o imediatismo e a concorrência cada vez maior, alcançar e manter um lugar de destaque no mercado torna-se uma batalha diária.

A figura do líder é essencial nesse processo de construção de resultados e de desenvolvimento e motivação de pessoas. Entretanto, nem todos os líderes estão preparados para atender a essas novas demandas. Nesse sentido, investir em treinamento de liderança e motivação é uma excelente alternativa, uma vez que os profissionais precisam ter motivações para fazer com excelência o seu trabalho, e o termômetro da motivação é a atuação do líder.

Neste artigo, vamos compreender a importância dos treinamentos de liderança e motivação e quais são as habilidades que eles procuram desenvolver. Para saber mais sobre o tema, continue a leitura a seguir!

Por que fazer um treinamento de liderança?

Com base na sua ampla experiência no atendimento a grandes empresas e no desenvolvimento de profissionais, por meio dos nossos cursos de Coaching, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) pôde perceber que há uma necessidade latente de expansão do potencial das lideranças — tanto dos jovens como dos gestores com mais experiência no mercado no exercício de liderar pessoas. Assim, o IBC desenvolveu o treinamento de liderança e motivação Leader Coach Training.

Hoje em dia, são exigidas das lideranças novas competências e habilidades, uma vez que os modelos de liderança mudaram. É necessário ser um líder atento e dinâmico para acompanhar a economia, hoje mais aberta e com mais possibilidades de crescimento. Isso também serve para atender ao perfil dos novos profissionais, que buscam nos seus superiores novos conhecimentos, novos horizontes, motivação e apoio no desenvolvimento das suas carreiras.

Acompanhar essa tendência e preparar-se para liderar e motivar significa potencializar a gestão de pessoas, desenvolver a si e aos liderados e, consequentemente, adquirir maiores possibilidades de colher bons resultados para os colaboradores e para a sua empresa. Essa congruência entre ambas as necessidades é fundamental. Por isso, invista no aperfeiçoamento das suas competências de liderança, pois, com certeza, você terá grandes resultados.

Quais são as principais competências de um bom líder?

Há uma diferença muito grande entre saber o significado teórico da liderança e conhecer os meios práticos para exercê-la de forma eficaz. É por conta dessa diferença que há muitas equipes em ambiente corporativo que não conseguem alcançar os seus objetivos ou que, de alguma forma, deixam de progredir.

Os estudos sobre as características da liderança e a gestão de pessoas têm se tornado cada vez mais profundos, afinal de contas, um bom líder pode transformar as equipes e os seus contextos de atuação. Assim, confira 5 pilares que edificam uma liderança sólida e produtiva.

1. Clareza ao comunicar-se

Um bom líder é aquele que não deixa ninguém no escuro. Ele informa a sua equipe sobre a realidade atual da empresa, sobre o status dos projetos, sobre os objetivos que precisam ser alcançados e sobre como cada membro da equipe pode ser útil. Além disso, ele também lança mão da coerência e da objetividade ao dar feedbacks aos colaboradores e também ao realizar apresentações e conduzir reuniões. O mesmo vale para dar instruções, corrigir erros e reconhecer acertos. Tudo é feito com clareza!

2. Harmonia ao relacionar-se

Ainda há, em pleno século XXI, aquele que acredita que uma boa liderança é exercida pelo “medo dos seus subordinados”. Nada mais medieval do que esse tipo de pensamento, não é mesmo?

Muito pelo contrário: um bom relacionamento interpessoal também é obrigatoriedade dos líderes. Além de incentivarem esse comportamento entre os colaboradores, também eles precisam cultivar uma boa relação com todos. Isso não quer dizer que eles não tenham que dar ordens e advertir quando necessário, mas precisam preservar a cordialidade e a harmonia com a equipe e com os demais contatos, mantendo um clima organizacional positivo.

3. Conhecimento sobre cada membro da equipe

Sabe aquele chefe que não sabe direito o nome do funcionário, a sua formação, as suas experiências prévias etc.? Como ele conseguirá distribuir tarefas adequadas aos seus conhecimentos se não conhece a fundo quem trabalha com ele?

Cada pessoa apresenta talentos e aptidões próprias. Um bom líder sabe explorar os pontos fortes de cada um, construindo um todo produtivo e eficaz, auxiliando também nas fraquezas da equipe. Ele sabe quais tarefas devem ser delegadas a quais pessoas. Portanto, um líder de sucesso não deve aprofundar os seus conhecimentos apenas na sua área de atuação, mas também no próprio relacionamento com as pessoas, isto é, na liderança em si.

4. Visão antecipada

As empresas precisam ser capazes de prever problemas, se antecipar às ações da concorrência e tomar decisões. Essas capacidades passam, sobretudo, pelas mãos dos líderes, que, em geral, conversam com os demais funcionários, mas sabem que são eles os responsáveis pelas escolhas finais. Eles precisam ser capazes de manter a frieza, a racionalidade e a criatividade, mesmo (e sobretudo!) nos momentos desafiadores.

5. Estudo constante

Aqui, não falamos apenas de formação acadêmica, embora as graduações e especializações estejam aí para aprofundar e lapidar os conhecimentos de qualquer profissional. Além desses aspectos, os líderes precisam ser também pessoas muito bem informadas sobre o mercado em que estão inseridas, acompanhando as principais tendências. Por fim, precisam adquirir conhecimentos sobre a liderança em si e sobre como podem evoluir e melhorar nessa posição que foi conquistada.

Líderes que desenvolvem essas competências tornam-se grandes inspirações para os seus colaboradores. Por isso, o IBC desenvolveu o Leader Coach Training, que reúne as características clássicas do coaching na formação de líderes competentes, humanizados e com conhecimento para conduzir as equipes rumo ao sucesso!

E você, ser de luz, já participou de algum treinamento de lideranças? Quais das competências acima você já tem? Quais delas ainda tem que desenvolver? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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