3 Lições da Apple para Aprender a Fortalecer sua Marca

símbolo da apple

Conheça quais são os 3 pilares de sucesso da Apple e aprenda a destacar a sua marca!

A Apple é uma empresa que serve de inspiração para organizações do mundo inteiro, pois ela possui mais que consumidores, possui verdadeiros fãs. Mais do que isso, são defensores e divulgadores da marca. A Apple proporciona, através de seus produtos, conceitos que representam as pessoas de alguma maneira, fazendo com que elas se identifiquem e estabeleçam uma conexão emocional. 

Justifica, portanto, o motivo das filas extraordinariamente grandes nas portas das lojas da empresa, havendo até mesmo pessoas que acampam por dias para conseguir adquirir o seu objeto de valor. A marca está posicionada de tal forma no mercado que se tornou mais do seus produtos, se tornou um estilo de vida para seus consumidores. 

Os discursos de Steve Jobs eram sempre pautados em propósitos maiores, nos seus grandes eventos de lançamento dos produtos, hábito tradicional da empresa. Dessa forma, as pessoas passaram a sentir que estavam comprando mais do que um simples celular, e sim uma ideia, um estilo de vida. Até mesmo significando para alguns incluir-se no “grupo especial”, transformando o objeto em status. 

Qual o segredo de influência de uma marca? Continue lendo para entender melhor o que faz da Apple tão poderosa e amada por seus clientes. Neste artigo iremos explicar com mais detalhes as três maiores lições que a sua empresa pode aprender com a Apple. Boa leitura e não se esqueça de colocar em prática! 

O que faz os consumidores amarem a Apple?

Os avanços tecnológicos contribuíram para acelerar as mudanças do mercado e comportamentais das pessoas. Conforme essas mudanças se consolidam, se mostra necessário para as empresas recalcular a rota. Alinhar-se aos novos desejos dos consumidores pode significar, em muitos casos, fazer ajustes para se manter no jogo. 

No entanto, há marcas tão icônicas em seus segmentos que simplesmente não precisam fazer essas mudanças. Os consumidores continuam gostando e consumindo os produtos sem que, para isso, seja feita qualquer alteração na forma como a companhia se posiciona ou comunica. Esse é o caso da Apple, mas por que os consumidores amam essa marca? 

Alguns elementos contribuem para que haja essa ligação sinérgica entre os consumidores e a empresa. Confira abaixo quais são os 3 elementos fundamentais que contribuem para que os consumidores estabeleçam uma relação de amor e verdadeira conexão com os produtos Apple.

1. Identidade

Tudo começa pela identidade da empresa e sua total autenticidade. Ousaram transformar o conceito de tecnologia e design em algo interessante a todos os públicos e não somente aos “geeks”, também conhecidos como nerds. Além disso, muito se trabalha a questão da identificação do público com a marca, através de seu posicionamento. 

Fica notório que a empresa vai além do simples vender eletrônicos, mas vender atributos e adjetivos. Essa é a marca da Apple. Algo que fica evidente é que não se trata de vender smartphones, computadores ou qualquer outro equipamento. Trata-se de resolver os problemas dos consumidores.

Aplique na sua empresa

Conheça o público da sua empresa profundamente para entender quais são as soluções que ele precisa e deseja (nem sempre é a mesma coisa). Não entregue apenas produtos ou serviços, entregue a solução. E saiba que essa solução precisa ser prática e trazer algo a mais. O cliente precisa sentir que foi mais do que bem atendido, que ele teve mais do que esperava. 

2. Experiência

Por falar em vender conceitos, um dos maiores diferenciais da Apple é a preocupação em proporcionar experiências ótimas através da funcionalidade de seus sistemas operacionais. A marca constrói produtos realmente muito fáceis de manusear, com aplicativos otimizados e fluxos intuitivos, até mesmo uma criança mexeria no aparelho sem muitas instruções prévias.

Além disso, a Apple tem como prioridade entregar exclusividade, com recursos e vantagens apenas para os seus clientes, fortalecendo a seletividade e a sensação de importância por parte dos consumidores. Atribuir valor aos produtos é uma estratégia que desde sempre a posicionou como algo à parte, diferente e inalcançável pela concorrência.

Aplique na sua empresa

Tenha sempre em mente que seus produtos/serviços precisam ir além de cumprir as funções para que foram projetados. É fundamental que eles tenham algo para agregar na vida dos seus consumidores. 

Entre as possíveis estratégias está desenvolver um programa de vantagens, por exemplo, em que a compra de produtos gere acesso a benefícios exclusivos. Os clientes da sua empresa precisam se sentir privilegiados ao comprar a sua marca. 

3. Inovação

Um dos pilares que sustentam o sucesso da marca é a inovação. Conhecida por criar tendências através de suas inovações, desde a década dos anos 70, a Apple apostou em implementar novas possibilidades para o que já era existente no mercado e segue essa linha de comportamento até os dias atuais.  Formadora de opinião de impacto mundial, é raro encontrar uma pessoa que não a conheça.

Estar um passo à frente dos concorrentes é essencial para ser a escolha dos consumidores. E isso não significa necessariamente fazer grandes investimentos tecnológicos, pode ser resultado apenas de entender quem são as pessoas que compram da sua marca e o que elas desejam. Mudar algo simples pode significar posicionar sua empresa como a número um do seu mercado.

Aplique na sua empresa

A inovação deve estar presente desde os procedimentos padrão e rotineiros até na geração de novos produtos e serviços. Busque formas diferentes e mais ágeis de realizar as tarefas, de maneira a economizar tempo e recursos. 

Ao fazer isso, a sua empresa se fortalece e tem mais chances de se tornar competitiva, oferecendo menores preços e maior qualidade. Inove também na forma de planejar mudanças de percurso no mercado, ouça o que os seus clientes têm a dizer. 

Conclusão

Analisando o contexto geral é possível observar que a Apple procura conhecer verdadeiramente seu público, tratando-os como fãs. Desse modo, procura contribuir com cada um, de maneira personalizada, representando através de seus produtos os diferentes sentimentos, anseios, emoções e desejos. Lucratividade com processos humanizados e resultados sustentáveis. Isso é Coaching Corporativo!

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Imagem: canadastock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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