8 Dicas para Gerenciar Negócios em Crise

mão da empresária interrompendo dominós em colapso

Em momentos de crise é preciso tomar ainda mais cautela nas tomadas de decisões organizacionais.

Uma crise, se não for trabalhada corretamente, pode afetar o desempenho e resultados da empresa. Esse é um momento muito delicado que precisa ser conduzido com precisão, caso contrário, a crise pode gerar efeitos devastadores. 

Nenhuma empresa espera passar por isso, mas às vezes a situação não pode ser impedida. Principalmente quando a crise é causada por fatores externos, como mudanças do mercado, da economia, etc.

Portanto, é necessário estar sempre preparado para as surpresas do universo corporativo. No artigo a seguir listamos dicas poderosas que te ajudarão a gerir a crise de forma muito estratégica. 

8 Dicas poderosas para manter a empresa em alta

Quando a empresa entra em crise, é fundamental que o gestor tome atitudes rapidamente para conter os danos. Como mencionamos acima, nem sempre é possível evitar o cenário de crise, mas é possível contornar os problemas decorrentes dessa fase difícil.

Confira abaixo algumas estratégias essenciais para manter os resultados sustentáveis, mesmo dia de uma crise:

1. Leve em consideração o impacto da crise

Mesmo que a empresa não pareça ter sido afetada pela crise, esteja atento. É possível que, mesmo passando apenas por áreas secundárias do negócio, ela chegue a atingir sua empresa. Manter-se informado a respeito da situação é essencial para compreender o quanto irá se refletir na operacionalidade do empreendimento.

Em qualquer momento, é essencial se manter bem informado sobre o que acontece no mundo. No entanto, durante uma crise é ainda mais essencial estar a par dos novos acontecimentos. Ao identificar possíveis cenários de recuperação é possível dar início a estratégias de reposicionamento. Esteja sempre ciente de como estão as coisas no geral e no tocante ao seu mercado. 

2. Tenha muita cautela

Tenha todas as contas na ponta do lápis, acompanhe cada passo do mercado e das finanças e conheça a real necessidade de tomar cada medida. Quando o gestor realiza um trabalho focado nos detalhes, consegue ter à mão os dados necessários para resolver diferentes demandas. E, acredite, durante uma crise essas demandas surgirão. 

Ainda que não se possa evitar a crise, com uma gestão cautelosa é possível conter consideravelmente os danos. Com amplo conhecimento, até dos menores detalhes será mais fácil ter ideias inovadoras para contornar o cenário crítico em formação. Além disso, aquele que trabalha com cautela dificilmente é pego de surpresa. 

3. Cuide da comunicação

Seja com a empresa, os clientes, os colaboradores ou os fornecedores, é essencial administrar da melhor maneira a comunicação. Também é fundamental manter as pessoas bem informadas sobre o que afeta a empresa e, também, as medidas que serão tomadas.

Essa é uma ótima maneira de neutralizar os impactos negativos, como rumores e informações incertas, além de fortalecer a reputação e imagem da empresa. A comunicação clara evita o surgimento de ruídos que podem gerar ainda mais problemas num período de crise.

Lembre-se de que em momentos de incerteza é comum que as pessoas deem início a boatos sem fundamento. Uma das estratégias de contenção mais relevantes diz respeito justamente a ter um sistema seguro e sólido de comunicação. 

4. Pondere os custos 

Saiba estimar situações máximas e mínimas de risco, com o intuito de prever quais ações serão possíveis e necessárias em cada uma. Quando uma crise se instala na empresa é crucial pisar no freio e reduzir os custos. Com essa redução se torna mais fácil administrar os recursos da companhia de forma mais estratégica.

Faça análises constantes dos números da organização para entender onde podem ser feitos ajustes. Durante uma crise, o grande segredo é saber se reorganizar para evitar que os problemas se tornem maiores do que precisam ser.

O tempo todo você precisará fazer ponderações para encontrar as respostas mais satisfatórias para o momento. Não tenha medo de fazer mudanças para reconquistar a estabilidade financeira. 

5. Ajuste os gastos

Em momentos como esse, os gastos não podem ser maiores que os ganhos da empresa. Esse não é um bom momento para juntar prejuízos, o que pode afundá-la facilmente. Em uma situação crítica é importante tirar algum tempo para analisar profundamente como estão as finanças. Identificar onde estão os maiores gastos é imprescindível para que seja possível fazer cortes. 

Use a sua energia e esforço para conseguir financiamentos ou mesmo refinanciamentos para equilibrar o negócio. Sempre coloque na ponta do lápis os juros que essas transações terão para evitar colocar a empresa numa dívida ainda maior. 

6. Cuidado com as decisões

Diante de incertezas, decisões anteriores ou automatizadas precisam ser revistas e, talvez, centralizadas novamente. Inclusive, repassar as principais decisões tomadas nos últimos tempos é essencial para entender quais fatores contribuíram para a situação atual.

Qual decisão, se tomada diferente, poderia ter reduzido os impactos negativos da crise? É possível adotar outra postura diante de cenários semelhantes desse momento em diante? Olhe para as decisões do passado, mas não deixe de focar nas decisões do presente. 

7. Reconsidere os projetos

Reavalie os projetos em andamento e os previstos, dê uma pausa naqueles que não trarão resultados a curto prazo. Uma empresa em crise precisa de dinheiro em caixa, então é válido deixar em pausa o que não trará uma resposta imediata. 

Além disso, considere quais são os projetos que podem ajudar a alavancar a sua marca. Obviamente que ter capital é essencial, mas também é importante que os projetos contribuam para o reconhecimento da sua empresa. 

8. Pense no pós-crise

É preciso ter uma noção de como ficará o setor em que a empresa atua e fazer um planejamento em busca de novos mercados, produtos e outras possibilidades após a crise. Lembre-se da máxima que diz que nada é tão ruim que dure para sempre. 

Se a sua companhia conseguir atravessar esse momento de incerteza, precisará estar preparada para se levantar ainda mais forte. Quais são as estratégias que podem tornar a sua marca relevante novamente junto a sua audiência? Quais são as principais mudanças pelas quais o mercado passou durante esse período de crise? 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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