Dicas para causar boa impressão no trabalho

 

Mulher se dando bem com os colegas de trabalho

Confira 10 dicas de como causar boa impressão no trabalho.

Causar uma boa impressão no trabalho entre colegas e superiores é fundamental para se dar bem na empresa. Segundo especialistas, uma pessoa cria a primeira impressão de outra em menos de 30 segundos.

Nesse sentido, se preparar para passar uma imagem positiva ao iniciar em um novo emprego é muito importante. Isso também te ajudará a se adaptar com mais facilidade ao ambiente e às pessoas com as quais irá conviver boa parte do dia.

Siga a leitura para conferir as dicas que preparamos para você causar uma excelente impressão no trabalho!

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Causar boa impressão no trabalho é diferente de querer agradar a todos

Antes de falarmos sobre as dicas, é preciso esclarecer que causar uma boa impressão é diferente de querer agradar a todos e a qualquer custo. Seres humanos são diferentes, por isso, é totalmente natural que uns se simpatizem mais com você do que outros. Aceitar essa realidade te ajudará a lidar de forma mais tranquila quando alguém não retribuir seu carinho e dedicação.

O que as dicas a seguir te ajudarão a conseguir é passar uma imagem positiva aos empregadores que te escolheram ao fazer a contratação e aos colegas de maneira geral. Assim, esse início positivo fará com que seja recebido de forma mais atenciosa e construa uma boa base para se desenvolver na nova função.

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Como causar boa impressão no trabalho? – Confira as dicas!

Causar uma boa impressão no trabalho não envolve nenhum tipo de segredo ou algo que exija grande esforço. Trata-se de um conjunto de ações para se mostrar uma pessoa agradável, pronta para aprender e se dedicar ao trabalho juntamente com a equipe.

Veja, a seguir, quais são as ações que irão te ajudar nessa importante missão.

1. Sorria!

Um sorriso verdadeiro faz toda a diferença no primeiro contato com uma pessoa, seja um colega de trabalho ou chefe. Por isso, procure sorrir sempre, claro, com naturalidade, assim todos perceberão seu otimismo e alegria. Lembre-se de que pessoas sorridentes conquistam muito mais oportunidades.

2. Seja você mesmo

Não tem nada pior do que fingir ser quem não é para agradar terceiros. Acredite, você não conseguirá sustentar duas personalidades por muito tempo, além de não ser um comportamento saudável.

Seja, acima de tudo, autêntico! Essa é a melhor maneira de causar uma impressão positiva diante de colegas e gestores. Demonstrar sua personalidade pode ajudar na busca por crescimento e, ainda, facilitará a construção de relações interpessoais.

3. Faça perguntas

Outra dica para demonstrar interesse e causar uma boa impressão no trabalho é fazer perguntas. Pergunte e procure ficar próximo de colaboradores que possam contribuir com o seu crescimento profissional. Mostre que está pronto para aprender com eles.

Contudo, é bom tomar cuidado para não ser inconveniente e acabar os incomodando. Nesses casos, sempre cabe o uso do bom senso, assim, saberá identificar os momentos certos de tirar as suas dúvidas.

4. Evite conflitos e foque em seu trabalho

Falar demais pode ser perigoso, por isso, evite conversas paralelas, fique longe de fofocas e foque em seu trabalho. Caso alguém faça comentários negativos sobre alguém perto de você, não participe da conversa e jamais passe adiante o que ouviu. Uma fofoca apenas ganha força quando as pessoas dão atenção, portanto, faça a sua parte e rompa esse ciclo.

5. Seja proativo

A proatividade é uma competência que faz com que pessoas percebam oportunidades de agir sem esperar que alguém peça para que façam alguma coisa. Assim que se sentir familiarizado com o ambiente, comece a perceber chances de agir e resolver pequenas coisas. Mas, claro, tome cuidado para não passar na frente de ninguém. Mais uma vez, o bom senso será seu melhor conselheiro.

6. Seja pontual

A pontualidade é sinal de boa educação e respeito pelas outras pessoas. No trabalho, demonstra que é um profissional sério e que cumpre suas obrigações. Portanto, procure organizar sua rotina de forma que chegue sempre pontualmente na empresa.

Mesmo tomando todos os cuidados, sabemos que, às vezes, a situação foge do nosso controle. Nesses casos, entre em contato com seu superior para avisar que teve um problema e informe o horário estimado da sua chegada. Isso irá demonstrar que está se esforçando e evitará passar uma imagem de desleixo.

7. Comunique-se com clareza

A comunicação é extremamente importante no ambiente de trabalho, por isso, se esforce para se comunicar com clareza. Explique ao seu supervisor o que está fazendo, troque informações com colegas, enfim, conecte-se com as pessoas.

Vale destacar que, dentro do quesito comunicação, além de falar é preciso saber ouvir. Portanto, ouça as pessoas com atenção, é assim que conseguirá compreendê-las verdadeiramente e, a partir disso, agir com mais confiança.

8. Mostre-se aberto a aprender

Mesmo que seja um profissional experiente e tenha um excelente currículo, demonstre humildade para aprender com os colegas. Afinal, você pode ter conhecimento sobre a área, mas eles têm experiência com aquela empresa em questão.

Essa demonstração de abertura ao aprendizado fará com que pessoas que possam ter se sentindo intimidadas com a sua contratação fiquem mais tranquila e receptivas. Por isso, se policie para evitar ser arrogante ao falar sobre algum assunto.

9. Evite formar opiniões antes de conhecer os colegas

Logo no início do artigo falamos sobre os 30 segundos que levamos para criar uma impressão sobre alguém. Embora isso aconteça de maneira natural, tome cuidado para que essa impressão não seja carregada de crenças preconceituosas. Permita-se conhecer os colegas antes de julgá-los pela aparência ou outras características.

10. Dê tempo para que as pessoas te conheçam melhor

É bastante comum que uma pessoa comece em um novo trabalho com expectativas de fazer amizades. Isso é realmente muito bom e torna o dia a dia mais leve. Contudo, é preciso considerar que laços levam tempo para serem construídos, tanto da sua parte quanto dos outros. Desse modo, evite alimentar expectativas demais para não se frustrar, prefira deixar que as conexões aconteçam naturalmente.

E então, está pronto para colocar essas dicas para causar boa impressão no trabalho em prática? Elas certamente farão a diferença neste início no novo emprego e contarão pontos com o empregador.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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