Dicas para mudar de carreira em 2015

Dicas poderosas de como mudar de carreira

Veja dicas poderosas de como mudar de carreira em 2015 | Depositphotos Peshkova

Você está satisfeito com sua vida profissional? Em uma escala de 0 a 10, o quanto você está realizado com sua carreira? Quais são seus objetivos profissionais para 2015? O que você pretende conquistar? Onde pretende chegar?

Mudar de carreira é, sem dúvida, a primeira opção para profissionais insatisfeitos ou infelizes com suas vidas profissionais. Porém, ao tomar esta decisão, é preciso estar muito seguro e consciente dos impactos que esta mudança trará para diferentes aspectos da sua vida.

Para enfrentar esta nova etapa profissional, confira 5 dicas importantes:

1.    Encare os desafios desta decisão

É importante considerar que, ao optar por mudar de carreira, pode ser que você tenha que começar sua nova vida profissional do zero e conquiste um cargo inferior ao que estava anteriormente, o que implica em ganhar um pouco menos também.

Por isso, se você está decidido a iniciar uma nova jornada profissional, procure fazer economias para não passar aperto durante esta fase de transição.

2.    Faça uma boa pesquisa de mercado

Antes de “se atirar de cabeça” em uma nova carreira, é fundamental que você faça uma profunda pesquisa de mercado, verificando as oportunidades e possibilidades de emprego e renda financeira.

De nada adianta começar uma nova carreira se não há oportunidades de mercado. Por isso, avalie se realmente compensa fazer esta mudança antes de correr este risco.

3.    Espelhe-se em profissionais que mudaram de carreira

Outra dica importante é se espelhar em outros profissionais que também fizeram esta mudança. Procure conversar com pessoas que trocaram de cargos ou de carreiras, eles poderão te ajudar mostrando os melhores caminhos, o que fazer e também o que não fazer nesta nova etapa.

4.    Faça um novo networking

Ao começar uma nova carreira você precisará de um novo networking na área que escolheu. Para isso, construa uma nova rede de contatos, faça cursos, participe de treinamentos, workshops etc, todos relacionados ao novo âmbito que você escolheu. Nestes espaços você conhecerá muitos profissionais que poderão te abrir portas futuramente. Então aproveite estas oportunidades.

5.    Aprimore seus conhecimentos

Outra dica importante é investir em qualificação profissional. Se o seu desejo é mudar de carreira em 2015, procure aprimorar seus conhecimentos na área escolhida. Para isso, faça novos cursos relacionados, pós-graduação ou um MBA, por exemplo.

Este artigo foi útil para você? Então não deixe de compartilhar o conheci

[php_everywhere]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010