Mude suas atitudes e conquiste resultados extraordinários

Líder mostrando os resultados para a equipe

Veja algumas dicas de como mudar suas atitudes para conquistar resultados extraordinários.

“Você precisa fazer aquilo que pensa que não é capaz de fazer.” A famosa frase dita por Eleanor Roosevelt já nos mostra a importância de acreditarmos e desafiarmos a nós mesmos para conseguirmos grandes resultados.

Alcançar sucesso naquilo que fazemos depende exclusivamente da nossa atitude diante dos desafios e pressões do dia a dia. Depende, ainda, da maneira como nos enxergamos enquanto profissional. Por que não mudar suas atitudes, diária e gradativamente, para alcançar os resultados que deseja?

Afinal, como esperar ter resultados diferentes se não mudarmos de atitudes? Porém, quais atitudes devemos mudar para transformar nossos desejos em realidade? Continue lendo para saber como promover essa grande mudança em sua vida

Dicas de como mudar suas atitudes para conquistar resultados extraordinários

Se algo em sua carreira não está indo bem, é hora de avaliar o que vem fazendo e mudar comportamentos. O mesmo vale para a sua vida pessoal. Para isso, algumas dicas que podem ajudar:

1. Saia da zona de conforto

Se você caiu na rotina e se sente desmotivado, é hora de sair do comodismo e dar uma guinada em sua carreira. Aceite novos desafios, se desenvolva profissionalmente e expanda ainda mais seus conhecimentos através de formações, cursos, palestras etc.

Na vida pessoal você pode refletir sobre a forma como se relaciona com as pessoas em volta. Por mais que possa parecer difícil, considere ter conversas sinceras com as pessoas que ama sobre como a relação de vocês pode ser melhorada. 

2. Produza mais

Não é o volume de atividades executadas que define um profissional produtivo, mas sim o empenho e foco que são empregados nas tarefas realizadas. E lembre-se de que produtivo não é sinal de ocupado.

O indivíduo ocupado está sempre executando alguma tarefa e nunca tem tempo para nada. Essa rotina atribulada pode levar ao desenvolvimento de problemas de saúde. Por sua vez, alguém produtivo realiza todas as tarefas que precisa, independentemente de serem muitas ou poucas. Essa pessoa tem tempo para cuidar de si e para relaxar. 

Para ser mais produtivo, se esforce mais para organizar a sua rotina. Foque na qualidade de seu trabalho e não apenas na quantidade. Gerenciar bem o tempo e ter um cronograma com  as atividades a serem realizadas ajuda bastante. 

3. Experiência também conta

Para ser bem sucedido em seu trabalho, não pense apenas na questão financeira. A experiência que você adquire em cada atividade também é importante para aprimorar sua carreira profissional, além de aumentar sua bagagem e conhecimentos.

Por exemplo, se você tem duas propostas de trabalho e precisa escolher entre elas, deve considerar outros pontos além do salário. Em qual empresa você acredita que será mais feliz? Qual é a mais próxima da sua casa? Essa proximidade é o bastante para fazer a diferença? 

4. Dê o seu melhor

Quanto mais você se esforça, mais frutos positivos você colhe. Dê o seu melhor em tudo o que fizer, dessa forma, colherá bons resultados e será bem visto por líderes e também por seus pares e subordinados.

O mesmo vale para a sua vida pessoal, entregue o seu melhor para seus familiares e amigos. As pessoas que recebem esse esforço se sentem valorizadas e a tendência é que tenham uma atitude mais positiva com você também. É um círculo virtuoso em que ser a sua melhor versão atrai a melhor versão daqueles à sua volta. 

5. Aprenda a dizer não

Para ser um bom profissional, você não precisa ser “bonzinho” o tempo todo. Avalie sua rotina e prazos e, se precisar, aprenda a dizer não também. Essa postura é fundamental para preservar a sua saúde mental e física. 

Não queira fazer tudo ao mesmo tempo, pois isso pode acabar prejudicando a sua produtividade. Quando lhe passarem alguma demanda, analise se é possível atendê-la, somar às outras que você já tem e entregar todas no prazo solicitado. Caso veja que não é possível, seja sincero e diga não. 

Você não é uma pessoa ruim por negar. Isso mostra que tem opinião e personalidade, além de evitar que as pessoas se aproveitem de sua boa vontade. Cuide de si mesmo para poder cuidar dos outros. 

6. Ame o que você faz

Para conquistar a felicidade e realização profissionalmente, é importante amar seu trabalho. Se você não gosta do que faz, é hora de reavaliar se está mesmo na carreira certa. Mudar de carreira não precisa ser algo assustador, tudo fica mais leve quando o seu bem-estar é colocado como principal meta. 

Ter prazer no trabalho gera motivação, comprometimento e, consequentemente, resultados extraordinários. Reflita a respeito do que te faria se sentir feliz na vida profissional. 

Essa satisfação profissional se reflete também em ganhos pessoais, ou seja, em mais felicidade. Uma pessoa que trabalha em algo de que gosta se sentirá mais plenamente feliz. 

Coaching: método de desenvolvimento pessoal para conquistar resultados extraordinários

Ao longo do artigo listamos dicas de como mudar de atitudes para conquistar resultados extraordinários. Porém, pode ser que você ainda acredite ser muito difícil mudar a configuração das suas atitudes. Saiba que você não está sozinho, muitas pessoas têm essa dificuldade.

Uma forma de driblar esse obstáculo é mudar de atitude em relação à vida e fazer um treinamento de Coaching. A metodologia de desenvolvimento pessoal tem o objetivo de auxiliar o coachee (aprendiz) a desenvolver autoconhecimento e inteligência emocional

Através de uma análise das suas crenças limitantes, o coachee passa a ter uma visão mais clara do que o está impedindo de conquistar suas metas. Além disso, o também identifica as suas ferramentas. Ou seja, o indivíduo sabe quais são suas dificuldades e quais são os recursos para superá-las.

Ter esse conhecimento profundo sobre si mesmo faz toda a diferença no que diz respeito a mudar de atitudes. O segredo para realmente mudar de atitude é identificar o que te move a agir de forma contrária aos seus interesses. Ao eliminar as crenças limitantes é possível agir de forma muito mais positiva para o seu sucesso.

Gostou de saber como mudar suas atitudes e ter resultados melhores? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010