Outubro Rosa: O Coaching como apoio

laço rosa

Outubro Rosa – Saiba como o Coaching pode ser um grande apoio para mulheres com câncer de mama.

Estamos em outubro, mês totalmente dedicado à campanha Outubro Rosa, um movimento criado em 1997 na Califórnia – EUA e que se difundiu por todo o mundo. Este ato tem como objetivo conscientizar mulheres e homens sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama.

Este câncer é hoje uma das doenças que mais matam mulheres em todo o mundo, mas, quando diagnosticado precocemente, oferece grandes chances de tratamento e até 95% de cura.

Sabemos que passar por essa experiência não deve ser fácil. Este é um momento bastante delicado e que abala psicologicamente a maioria das mulheres acometidas pelo câncer de mama. Porém, o Coaching, poderosa metodologia de desenvolvimento e capacitação humana, pode ser um excelente aliado para enfrentar este momento com mais ânimo e esperança.

Através do auxílio do profissional chamado coach, mulheres submetidas ao tratamento conseguem enxergar uma maneira nova e positiva de conviver e lidar com esta temível doença.

Coaching não é terapia

É importante lembrar que, diferente da terapia, que foca no alívio de sintomas psicológicos ou físicos, preocupando-se com a saúde mental, o Coaching lida com o crescimento da capacidade de atingir objetivos e superar obstáculos através da mudança de comportamentos e foco no futuro.

O Coaching pode ser aplicado como uma espécie de apoio para auxiliar mulheres que passam pelo câncer, a enfrentarem esta doença de forma positiva. Nestes momentos o psicológico fica extremamente abalado, e a metodologia é capaz de promover uma maior aceitação de si mesma e um controle maior das emoções, auxiliando-as a desenvolverem habilidades e atitudes que as ajudem a enfrentar o problema da melhor maneira possível.

Coaching como apoio

Saiba como o Coaching pode ser um excelente apoio para mulheres que lutam contra o câncer de mama:

Melhora na autoestima

Através do auxílio do Coaching, mulheres que vivenciam ou já passaram por um diagnóstico de câncer conseguem lidar melhor com a autoestima e sua feminilidade. Isso, porque através dele, elas conseguem enxergar uma beleza interior muito maior do que a própria imagem externa debilitada e, principalmente, seus valores que fazem com que seja uma pessoa extraordinária, independente da forma como ela está em decorrência do tratamento da doença. Além disso, ele auxilia mulheres a se olharem no espelho e enxergarem vida mesmo frente à dor.

Revivendo sonhos e planos

Mulheres que vivenciam o drama de um câncer acabam ficando abatidas pelo peso da doença e sentem-se desacreditadas de tudo e, principalmente, da vida. Isso é completamente natural devido ao estado em que se encontram.

Porém, através do apoio do Coaching é possível transformar essa situação, renovando as esperanças e planos. Acreditar nos sonhos que ainda não se realizaram auxilia na conquista de uma nova motivação para viver e enfrentar essa situação tão difícil.

Pensar de forma positiva

Por mais difícil e doloroso que seja ser diagnosticada com câncer, através do Coaching, é possível reaprender a enfrentar a vida e os momentos de dificuldade de forma positiva. Encarando a doença como mais um obstáculo que pode ser vencido com muita fé e dedicação ao tratamento.

Apoio familiar

O apoio da família, para quem vive o drama de um câncer, é fundamental. Através do processo de Coaching, mulheres com a doença e seus familiares conseguem assimilar de forma mais profunda a importância de estreitar ainda mais este laço e o quanto ele é importante para dar mais força, esperança e, principalmente, vontade de vencer.

Identificação de forças interiores

O Coaching é um ótimo apoio para quem enfrenta a dor de um câncer, isso porque, através dele, as mulheres conseguirão enxergar forças dentro de si mesmas capazes de ultrapassar obstáculos e limitações que muitas vezes o câncer impõe. Além disso, ele trabalhará aspectos como autoconhecimento, autoestima, quebra de comportamentos prejudiciais, bloqueios e sentimentos limitantes e ajudará a lidar melhor com as emoções.

Ponte ao futuro

O Coaching oferece diversas técnicas e ferramentas que podem ser grandes aliadas para enfrentar um câncer. Um exemplo delas é a chamada Ponte ao Futuro, onde a mulher, com o auxílio do coach, irá se imaginar conquistando a cura, ela visualiza sua vida com a etapa do câncer vencida. Assim, toda vez que sentir fraca ou desencorajada, ela relembrará esta ponte ao futuro e sentirá mais forte para enfrentar seu problema.

Apoie esta poderosa iniciativa e previna-se! Faça o autoexame e a mamografia regularmente!

Lembre-se de compartilhar em suas redes sociais este poderoso conhecimento e contribuir com esta extraordinária corrente do bem.

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010