Que venha 2014: O ano do Autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é fundamental para avaliar a nossa vida!

Uma das perguntas mais frequentes que um coach como eu recebe é conhecida: “Como atingir alta performance e melhorar meu desempenho profissional?”. Como bom coach, no ato de responder com outra pergunta, normalmente utilizo uma sequência de indagações:

1. “O quanto realmente e verdadeiramente você se conhece?”

2. “Quanto tempo você tem dedicado a voltar-se para si mesmo, para o autoconhecimento?”

3. “Você tem usado algum tipo de assessment ou alguma ferramenta de autoavaliação comportamental e profissional?”.

Lembrando que exercícios de autoconhecimento vão muito além da autoimagem. Fundamentalmente têm a ver com uma reflexão profunda sobre seu atual momento de vida nas diferentes áreas de sua vida, suas perspectivas, suas dificuldades, seus motivos, bloqueios e limitações.

O autoconhecimento tem a ver com aprofundar suas crenças e valores, honrando e respeitando sua história, transformando seus dias em processos de fortalecimento das vitórias e ressignificações das falhas que transcendemos em aprendizados, tornando assim nossas memórias de nossa história, momentos de felicidade e sucesso e de grandes aprendizados.

Esta é a essência da Psicologia Positiva, que nos convida a viver nossas virtudes e forças pessoais. No IBC, temos o Coaching Assessment, um poderoso software de perfil comportamental.

Talvez neste final de ano você possa concentrar algumas horas para fazer um grande autofeedback e autoavaliação sobre – “Por que valeu a pena viver 2013?”. Para isso basta fazer algumas perguntas poderosas para si mesmo:

a. O que verdadeiramente agradeço do ano de 2013?

b. Quais foram minhas grandes conquistas?

c. Em que aspectos de minha vida reconheço que cresci 5 anos em um?

d. Lembrando de um ano atrás, quais eram suas maiores ambições ou objetivos para este ano? Foram alcançados? Quais as sensações que você tem ao refletir sobre este tema?

e. Você pode dizer que 2013 foi um grande ano de sucesso em sua vida? Por quê? O que foi maravilhoso? O que você poderia ter feito de diferente?

f. Se você pudesse voltar no tempo e reviver 2013 novamente, o que você faria de diferente?

g. O que tornou 2013 um ano mágico ou um ano regular?

O coaching é um processo muito simples e poderoso, que nos convida a grandes reflexões através de perguntas poderosas que o Profissional Coach realiza, tudo em sessões periódicas, que acontecem dentro de um ambiente seguro e conectado a um campo relacional de alta frequência.

O processo de coaching tem o objetivo também de colocar você em contato direto com o seu íntimo. Se Deus pudesse te dar uma resposta mágica e você perguntasse a ele – “Quem o Senhor acredita que eu Sou”, qual você acredita que seria a resposta?

Acredite você terá a resposta. Feche os olhos, respire profundamente, entre em contato com seu “Eu mais profundo” e sinta a resposta…

Concluo lembrando uma crença poderosa que compartilho semanalmente em minhas formações: “Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo”.

2014 – O ano que nos convida a viver o nosso AUTOCONHECIMENTO. Você também pode profetizar. 2014 – Será o melhor ano de nossas vidas!

Paz e Luz,
José Roberto Marques
Master Coach Senior & Trainer
Presidente do IBC Coaching

[php_everywhere]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010