Bola de Ouro FIFA 2014: o que aprender com os melhores do mundo?

O evento que elege o melhor jogador do mundo acaba de consagrar Cristiano Ronaldo como tricampeão. Conheça os atributos dos finalistas e se inspire com suas conquistas | Créditos da imagem: www.eurosport.com

A edição de 2014 da premiação que elegeu o melhor jogador de futebol da atualidade nos mostra histórias de dedicação e foco no trabalho desses desportistas que já conquistaram o mundo com suas atuações, e seguem trabalhando para se manterem na elite do esporte mais popular do mundo.

A novidade dessa edição da Bola de Ouro da FIFA foi a presença do goleiro Manuel Neuer entre os três indicados ao prêmio, algo que não ocorria desde de 2002, com a indicação de outro alemão, Oliver Kahn. O que não foi novidade nessa edição é a já consagrada rivalidade entre Cristiano Ronaldo e Messi. A seguir relaciono as principais competências e conquistas desses jogadores que inspiram a muitos com suas trajetórias vitoriosas.

O perfil de campeão dos finalistas

Cristiano Ronaldo

O defensor do último título e agora tricampeão, é dono de um preciso e potente arremate, impressionante força física e velocidade. O português teve um ano repleto de conquistas, nas quais desempenhou papel importantíssimo, são elas: campeão da Champions League, da Copa do Rey, da Super Copa Europeia e do Mundial de Clubes. Alcançou o recorde de gols em uma edição da Champions League e uma surpreendente média, marcando 63 vezes em 64 jogos. Aqueles que defenderam a conquista de Cristiano, indicam que seu arranque em velocidade, drible, potência com a bola dominada e as conquistas alcançadas fora os principais motivos de seu êxito, fora o espetáculo que proporciona aos amantes do esporte. Cristiano é um exemplo de desportista que, com muito empenho e foco, alcançou uma exímia condição física, levando-o a potencializar seus atributos técnicos.

Lionel Messi

Por quatro vezes eleito melhor do mundo, viu o quinto título escapar mais uma vez de suas mãos para o português. Em uma temporada sem conquistas coletivas, Messi se destacou pelas conquistas individuais: se tornou o maior goleador da história de duas competições, a Champions League e o Campeonato Espanhol; marcou 59 vezes em 67 partidas disputadas no ano e foi eleito, por sua atuação na campanha da vice-campeã Argentina, o melhor jogador da Copa do Mundo 2014. Apontado por muitos especialistas como um talento nato, um gênio do futebol, Messi é um desportista dedicado a sua tarefa, objetivo, resistente e comprometido com resultados.

Manuel Neuer

Com uma atuação impecável e essencial à conquista da Copa do Mundo de 2014, Neuer demonstrou agilidade e eficiência ao defender o gol alemão, conquistando o título de melhor goleiro da competição. As outras conquistas no ano foram a Copa da Alemanha e o Campeonato Alemão. Mas o motivo pelo qual Neuer chamou mais atenção foi por ser referenciado como um goleiro moderno, que não se limita a defender apenas dentro da grande área. Seu modo de jogar inovador e sua primorosa atuação poderiam ter lhe concedido um feito inédito: um goleiro ganhar a Bola de Ouro.

O evento também premiou: James Rodríguez com o gol mais bonito do ano, a alemã Nadine Kessler como a melhor jogadora do ano, o alemão Joachim Löw como o melhor técnico do futebol masculino e o também alemão Ralf Kellermann como o melhor técnico do futebol feminino.

E você, o que achou dos resultados da edição de 2014 do evento que consagra os melhores do futebol mundial? Comente e compartilhe essa notícia com os amigos.

[php_everywhere]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010