Comece o ano com Pé Direito

homem começando ano com pé direito

Comece o ano com o pé direito conhecendo as virtudes essenciais do ser humano.

“Entrar com o pé direito” é um ditado popular que significa começar bem algo ou alguma coisa, entrar bem. Para algumas pessoas, não apenas um ditado, uma expressão, mas um ritual, uma superstição utilizada para dar sorte em jogos, em palestras, grandes apresentações.

Você é adepto de começar sempre com o pé direito? Se sim, então, por que não começar o ano novo com o pé direito? Para quem está se perguntando como fazer isso sugerimos que prossiga a leitura desse artigo. A seguir apresentaremos dicas para começar muito bem o ano que vem! 

Para começar o ano com o pé direito: avalie o ano que está acabando

Para começar bem um novo ano, é importante avaliar o que já foi feito, os resultados que já foram atingidos, os erros cometidos, as vitórias conquistadas e o que precisa ser modificado. O que mudar para que os planos e sonhos, que foram colocados em prática ou abandonados no meio do caminho, possam então ser findados?

Todo início de ano é o momento ideal para o balanço pessoal, para compreender qual a sua missão de vida. Será que essa missão tem se desviado muito do percurso? Qual a visão tem tido sobre ela e quais seus reais valores? 

Ao ponderar sobre o ano que se encerrou, combata o negativismo que carrega em cada derrota e a cada decepção. Tenha-as como impulsos para sua evolução contínua. Adote a visão de que cada uma foi um aprendizado para o seu aperfeiçoamento e não remoa de forma amargurada nenhuma delas.

Os erros são lições que servem para nos preparar para acertar na próxima tentativa. Ter essa perspectiva é determinante para ter a oportunidade de ser uma pessoa mais feliz. Coloque-se em movimento para mudar a realidade que te cerca e construa um novo ano cheio de esperança e de oportunidades. 

Conheça a sua realidade

Quando você conhece seus erros e seus acertos começa a ter uma visão sistêmica de sua realidade. Assim pode criar planos de ação para cada área da sua vida: carreira profissional, finanças, família, vida amorosa, saúde e quaisquer outros aspectos que desejar.

Não desista de seus objetivos e metas. Mesmo que mudem, altere seu planejamento e não recue diante de qualquer dificuldade. O ponto em que você desiste, muitas vezes estava bastante próximo do alcance do seu objetivo. Basta um pouco mais de foco e persistência.

Valorize as virtudes essenciais do ser humano

Comece o ano valorizando as forças e virtudes do ser humano. Esses pontos poderão seguir como guia para o desenvolvimento contínuo de você como ser, e da valorização das pessoas que estão à sua volta.

As virtudes essenciais são capacidades naturais que despertam o interesse nas pessoas de fazer o bem ou a agir em prol do bem-estar de outra pessoa legitimamente, e sem a necessidade de receber alguma coisa em troca como uma recompensa financeira.

Esse tipo de comportamento gera ações positivas que são essenciais para o fortalecimento das virtudes dos indivíduos. Isso porque alimentam o sentimento de reciprocidade. Uma pessoa ao reafirmar as suas forças pessoais, os sentimentos positivos tornam-se ainda mais gratificantes e significativos.

Conheça a seguir, 24 forças agrupadas em 6 virtudes principais:

Sabedoria e conhecimento

  • Criatividade;
  • Critério;
  • Curiosidade;
  • Amor ao aprendizado;
  • Perspectiva.

Ao desenvolver essas forças o indivíduo se torna mais propenso a adquirir conhecimento e se tornar mais sábio. Afinal, para saber mais é necessário ter curiosidade e critério para selecionar o que é realmente importante.

Quando se adquire novos conhecimentos temos a oportunidade de agir de forma mais criativa porque conhecemos novos caminhos. Conforme aprendemos temos mais chances de amar o aprendizado. E claro que passamos a ter uma nova perspectiva para a vida. 

Coragem

A coragem é uma virtude essencial para viver com tranquilidade e sem arrependimentos e angústias. Para nos tornarmos mais corajosos, é importante fortalecer a nossa bravura e integridade. Ter valores sólidos que nos ajudem a dizer não para aquilo que não concordamos é fundamental.

Manter-se perseverante é outra parte importante para potencializar a coragem de sempre seguir em frente. E claro que todas essas forças em conjunto nos ajudam a ter mais coragem. 

Virtudes humanitárias

O ser humano é um ser naturalmente social, ou seja, precisamos conviver com outras pessoas que possamos nos sentir completos. Para que essa seja uma interação pacífica e produtiva é necessário que haja a construção de relações amorosas e generosas.

A inteligência social é outro importante pilar dessa construção da nossa humanidade. Quanto mais nos relacionamos bem com as outras pessoas, mais temos oportunidades de ser felizes com nós mesmos. 

Virtudes de justiça

  • Trabalho em equipe;
  • Equidade / Justiça;
  • Liderança.

Essas são forças que fazem toda a diferença para alcançar o sucesso profissional. Entender a importância do trabalho em equipe é o primeiro passo para se tornar alguém mais preparado para o sucesso. Também é fundamental desenvolver continuamente o senso de justiça e o instinto de liderança. 

Virtudes de temperança

Essas forças contribuem consideravelmente para que a pessoa tenha uma vida pacífica e uma boa convivência com as pessoas à sua volta. Perdoar é algo positivo para quem recebe o perdão, mas ainda mais para aquele que o concede.

Agir com humildade e prudência é o segredo para não enfrentar tempestades ao longo do caminho. Muitas pessoas têm uma ideia errada de que a vida deve ser feita de dificuldades, mas isso não é verdade. Sempre que puder, facilite a sua vida agindo de forma controlada. 

Virtudes de transcendência

  • Apreciação da beleza
  • Gratidão;
  • Esperança;
  • Espiritualidade;
  • Humor.

A capacidade de transcender é bastante importante para que a vida seja plena e feliz. Estar em contato com a sua espiritualidade e manter-se grato é importante para não se deixar afetar por pequenas coisas. Compreender que a vida é muito maior do que eventuais problemas práticos é o que te ajudará a se manter forte diante das dificuldades.

Essa forma de ver a vida contribui para que tenhamos mais esperança e assim possamos assumir uma postura mais positiva. Saber como driblar os problemas é o que nos mantém motivados para fazer mais e melhor sempre. Não deixe de ter bons pensamentos e faça seus planejamentos com esse foco. 

Comece o ano com o pé direito se planejando

Este é o seu momento de planejar os próximos 12 meses. Quais são seus planos? Após avaliar o ano que passou, conhecer sua realidade e as virtudes do ser humano, planeje seu ano que vem como se fosse o ano de sua vida. Assim você começará o novo ano com o pé direito! 

Você gostou deste artigo? Deixe aqui a sua opinião e compartilhe com os seus amigos nas redes sociais.

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010