Como conseguir uma promoção no trabalho?

Aposto que você pensa naquela tão sonhada promoção, não é mesmo? É pensando nisso que separei algumas dicas para te ajudar nesse processo. Confira!

 

Você já parou para pensar qual é o seu objetivo dentro de uma empresa?

Como empreendedor há mais de 30 anos, eu sei que boa parte das pessoas sonham com uma promoção de emprego. É um sonho muito mais do que justo, afinal, com ele podemos perceber se realmente estamos no caminho certo.

E não é só isso, além da questão que envolve o reconhecimento existem outro benefícios por trás dessa coroação como:

  • Aumento de salário
  • Maior grau de atuação
  • Desenvolvimento profissional

De um modo geral, através da promoção é possível melhorar o seu padrão de vida, rendendo, com isso, mais conforto, segurança e poder aquisitivo. Além disso, promoções costumam contribuir para a construção de um futuro mais tranquilo, à medida que avançamos e nos desenvolvemos naquilo que representa a nossa trajetória profissional. 

Ser promovido em uma organização é mais do que conseguir um salário melhor, é ter a certeza de que seu trabalho está sendo bem feito, reconhecido e valorizado! A cada promoção, chegamos mais próximos de alcançar o sucesso, por isso, preparamos para você algumas dicas para lhe ajudar a crescer ainda mais profissionalmente. Confira:

Dicas para conseguir uma promoção no trabalho

É pensando no seu sucesso e reconhecendo todo o potencial que você possui que eu separei uma lista com dicas verdadeiramente extraordinárias.

Elas definitivamente irão te ajudar nesse processo de conquista de sua tão sonhada promoção de emprego. Vamos a elas.

1. Defina seus objetivos

A partir do momento em que definimos os nossos objetivos profissionais conseguimos agir com foco. Além disso, somos capazes de estabelecer um planejamento que vá de total sentido com aquilo que queremos para a nossa vida profissional  

Passamos também a agir em prol do nosso desenvolvimento. Para isso o primeiro passo é o Autoconhecimento. Com ele começamos a entender quais são nossas habilidades, pontos de melhoria e em que precisamos nos aprofundar para dar passos à frente na carreira e alcançar aquilo que almejamos.

2. Doe-se ao trabalho

Dedique-se, faça suas tarefas sempre da melhor forma possível, evite faltas desnecessárias e esteja disponível, sempre que possível. Não é só o talento que te promove, se preparar, estudar e ficar sempre atento às oportunidades também são fatores importantes.

Nesse sentido, a procrastinação pode ser uma grande vilã. Mas a partir do momento que você compreende efetivamente qual é o seu papel, tem o desejo de evoluir e construir uma trajetória profissional incrível, mantém o foco e a disposição para fazer tudo isso acontecer, não há do que se preocupar.

Claro que isso não quer dizer que você deve viver exclusivamente em função do trabalho. O descanso e até mesmo o lazer são fatores indispensáveis e que contribuem para a sua produtividade.

3. Demonstre interesse

É importante estar por dentro de tudo que envolve seu trabalho, saber em que sua tarefa influencia e é influenciada na organização. Dessa forma, você passa a entender o seu papel na engrenagem, suas responsabilidades e a transmitir confiança à organização e aos seus colegas.

Além disso, é possível promover melhorias em relação às suas habilidades. Afinal, estando realmente a par de quais são as suas atribuições é possível encontrar mecanismos que façam com que você se aprimore cada vez mais e possa mitigar as suas dificuldades, além de aprimorar-se na sua área de atuação.

Para tanto você pode contar com:

  • Palestras
  • Workshops
  • Cursos de graduação e pós graduação
  • Leitura entre muitos outros métodos que contribuem para o seu desenvolvimento profissional.

4. Tenha uma atitude de liderança 

É importante entender a necessidade de agir como um líder. O verdadeiro líder não é só bem preparado profissionalmente, mas também emocionalmente. 

Cultive bons relacionamentos com todos na empresa, respeite a todos, independente do cargo. 

Seja seguro em seus posicionamentos, mas sempre com respeito aos seus pares. Pessoas capazes profissional e socialmente são promovidas e atingem cargos de liderança.

Busque desenvolver competências, pessoais e profissionais como:

Poxa, parecem muitas coisas com as quais devo me preocupar, não é mesmo? Errado, pois à medida que procuramos nos desenvolver e tornarmos cada vez melhores e mais bem preparados, essas competências desenvolvem-se naturalmente.

5. Estabeleça boas networks

Networks nada mais são do que redes de contatos. Estabelecer bons contatos, no mundo corporativo, é uma excelente estratégia para quem quer conquistar novas oportunidades.

Além disso, essa prática também desenvolve a sua habilidade em relacionar-se com outras pessoas, melhora a sua capacidade de comunicação, aproxima pessoas de mesmo interesse que o seu e também cria uma ponte que poderá te ajudar no processo de promoção.

6. Faça um bom marketing pessoal

Sem exageros, é claro. Mas é válido ressaltar que investir na sua imagem pessoal é importante.

E quando eu digo em investir eu não falo apenas da sua apresentação física, ou do modo como você fala e age. Buscar desenvolver suas capacidades técnicas e intelectuais são fatores que definitivamente demonstrarão o seu interesse e irão enaltecer a sua imagem perante os gestores.

Enfim, promovido

Antes de encerrarmos eu gostaria de te alertar sobre alguns pontos que podem prejudicar a sua busca pela promoção. Afinal, certas atitudes podem até mesmo inviabilizar o seu processo e atrasar a sua trajetória rumo ao sucesso.

Algumas dessas atitudes são:

  • Desmotivar as pessoas ao seu redor
  • Manter-se inseguro, fechado à novas experiências e desafios
  • Incapacidade ao lidar com conflitos
  • Não lidar bem com Feedbacks
  • É desorganizado

Claro que esses são apenas alguns exemplos mas eu tenho certeza que se você aplicar de forma efetiva cada uma dessas dicas das quais falamos anteriormente, você estará cada vez mais próximo da sua tão sonhada promoção. 

E então? Está pronto para um novo e extraordinário passo na sua vida rumo ao sucesso pessoal e profissional? Não perca essa chance.

E se você gostou deste artigo compartilhe com outras pessoas, deixe seu comentário e juntos vamos cultivar cada vez mais conhecimento para que possamos atingir o nosso verdadeiro potencial, que eu lhe garanto ser infinito.

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010