Como saber se você está no emprego certo?

homem trabalhando

Se você não sabe se está no emprego certo, aspectos como o autoconhecimento e condições de trabalho vão lhe ajudar a esclarecer a situação e a tomar uma decisão.

Após algum tempo inserido em uma empresa, vivenciando rotineiramente a cultura organizacional, coexistindo com outros colaboradores e chefias, você pode estar refletindo sobre a sua atual situação, considerando se está ou não no emprego certo. 

Muitas pessoas consideram que, ao realizar tal ponderação, já demonstram propensão a abster-se da atual ocupação. Para não tomar uma atitude por impulso ou manter-se devaneando sobre melhores horizontes para sempre, é interessante se atentar a alguns pontos que podem ajudar a esclarecer suas inquietações.

No artigo a seguir iremos justamente explicar quais são esses pontos que merecem sua atenção e reflexão antes de tomar uma decisão. Pode ser que essa insatisfação seja relacionada apenas a algo pequeno e que pode ser solucionado.

Você pode perder uma grande oportunidade de crescimento ao deixar um trabalho sem ter certeza de que não está no lugar certo. Vamos entender melhor? 

Emprego certo: saiba o que considerar

Você tem se sentido muito cansado e estressado nos últimos tempos? Saiba que essa sensação nem sempre quer dizer que você está no emprego errado. Talvez, só esteja precisando de férias. Esse entendimento de estar ou não no emprego certo pode ser um tanto abstrato, especialmente no começo da carreira. 

Antes de tomar a decisão de pedir demissão, é interessante fazer alguns questionamentos e ponderações. A seguir você poderá conferir quais são os pontos mais importantes de colocar em pauta para decidir seu próximo passo no mercado de trabalho. 

1. Conheça a si mesmo e planeje seu caminho

O primeiro ponto a ser considerado e, talvez, o mais importante para elucidar o tema, é o autoconhecimento. Analise suas preferências pessoais, vocação, propensão a realizar um tipo específico de atividades, desenvoltura em trabalhos de equipes ou individual, entre outros aspectos. Assim, é possível comparar o perfil que possui à atividade que desenvolve. 

Se a discrepância for gritante, certamente o caminho está sendo trilhado na direção errada. Mas, se existem muitos pontos congruentes e pequenas adequações podem solucionar os problemas identificados, procure estabelecer quais ações vão ao encontro das melhorias desejadas e as realize.

Conhecer bem as próprias aptidões e preferências permite que o indivíduo planeje antecipadamente e direcione seus esforços para um objetivo que satisfaça seus anseios.

2. Saiba o que buscar e evite a perda de tempo

A partir do estabelecimento dos seus objetivos, busque as instituições que possam propiciar o ambiente necessário para alcançá-los, caso o propósito não seja se consolidar como profissional autônomo, sem vínculos empregatícios. É importante conhecer a missão e os valores que regem a empresa e buscar semelhança e compatibilidade entre os próprios valores e objetivos. 

Aspectos como planos de carreira, benefícios, cultura e clima organizacional também devem ser considerados quando se pensa em qualidade de vida no trabalho. Conhecer o ambiente antes de integrá-lo evita a perda de tempo em funções e recintos que acarretam o distanciamento dos objetivos.

3. Analise a atual situação

Se até aqui você não identificou o possível motivo de seu descontentamento, o foco da análise deve ser o seu ambiente de trabalho. São indicadores de sua incompatibilidade com o cargo que ocupa atualmente:

  • Falta de entrosamento com colegas;
  • Crescimento gradativo do tédio e da desmotivação;
  • Sentimento de que não desempenha função essencial, que não faz a diferença dentro da organização. 

Nesse caso, uma conversa com os gestores responsáveis pode resolver a questão através da mudança de cargo e atribuições, ou até mesmo de departamento. Se não for esse o caso, a busca por novo emprego parece o mais coerente. Contudo, o problema pode estar especialmente nas pessoas com quem você divide o escritório e aí chegamos no próximo tópico.

4. Analise as relações com os colegas

Como você se relaciona com seus colegas de trabalho? As pessoas que fazem parte da sua equipe agem com respeito no ambiente organizacional? Em muitos casos, a sensação de estafa com o emprego pode se relacionar com o estabelecimento de uma convivência tóxica com um ou mais colegas.

Repasse mentalmente as ações das pessoas à sua volta para tentar entender se elas estão impactando o seu ânimo de ir ao escritório. Caso identifique que existe algum tipo de animosidade e atitude antiprofissional dos seus colegas, é interessante relatar esse fato para um superior.

A empresa, de posse dessas informações, pode tomar atitudes que solucionem a causa do ambiente pesado. Se os gestores não resolverem o problema, pode ser válido mudar de emprego, pois a sua saúde mental é o mais importante a se considerar. Mas faça isso de modo planejado, buscando outra oportunidade em primeiro lugar.

5. Há perspectivas para o futuro

No seu emprego atual há perspectivas de crescimento e conquista de cargos mais elevados na hierarquia? Se sim, pode ser interessante se manter na empresa, obviamente se isso não representar o agravamento de questões emocionais ou físicas.

Algumas etapas da carreira podem ser mais desafiadoras de transpor do que outras. Então, essa insatisfação que você está vivenciando pode não dizer respeito, necessariamente, à empresa ou ao emprego. 

Você pode estar em uma fase mais conturbada da sua profissão, uma etapa necessária para se tornar um profissional apto a dar um passo adiante. Por isso, tire um tempo para fazer uma reflexão profunda e sincera a respeito do quanto pode crescer na companhia atual. Se não houver um plano de carreira e nem perspectivas, é válido pensar em procurar outro emprego. 

A busca pelo emprego certo

Chegou à conclusão de que não está no trabalho certo? Se isso acontecer, não se desespere, pois o trabalho certo existe para todos e é necessário buscá-lo. Cargos que correspondam às expectativas dos colaboradores, ambientes que atribuam melhor qualidade de vida, funções que estimulem e desafiem constantemente é o que sonha todo indivíduo.

A vida laboral pode ser vivida ou suportada. Para que a jornada seja vivida e não suportada, abandone o comodismo, tenha coragem e vá em busca do que pode lhe proporcionar prazer e satisfação e, quando encontrar, saberá que está no emprego certo.

Pondere os tópicos apresentados no artigo para tomar uma decisão com sabedoria!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010