Como se livrar de uma má primeira impressão

Dois homens se apresentando

Descubra formas de reverter uma má impressão causada à primeira vista!

O primeiro contato com alguém, sempre causará uma impressão, que pode ser boa ou ruim. Ele se torna a base da construção dos relacionamentos interpessoais. Usualmente, é o que queremos dizer com a famosa expressão “a primeira impressão é a que fica”.

No entanto, ela pode, sim, ser mudada, dependendo das suas atitudes posteriores. Nada está escrito em pedras. Quando, por exemplo, causa-se uma má impressão em um novo emprego, ou quando você vai conhecer a família de seu novo namorado (a), uma impressão inicial negativa não significa que tudo está perdido. Saiba que existem formas de reverter essa situação. Quer descobrir que formas são essas? Então, continue a leitura do artigo a seguir!

Como reverter essa má impressão inicial?

O primeiro passo é analisar a situação e se perguntar se você quer de fato alterar essa primeira impressão que foi feita. Um desgaste será necessário por sua parte e, se for um relacionamento com alguém que você julga que não será significativo, tente primeiro validar se esse desgaste é necessário.

Confira a seguir algumas dicas que devem auxiliá-lo a reverter uma situação de primeira má impressão.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

1. Verifique se não é coisa da sua cabeça

Em primeiro lugar, analise se essa má primeira impressão de fato ocorreu. Pode ser que você pense: “Acho que fulano ficou com a impressão de que eu sou arrogante”. No entanto, será mesmo que essa impressão ocorreu? Pode ter sido uma impressão sua?

Às vezes, a outra pessoa estava em um dia difícil e não respondeu com muita simpatia à sua interação, dando a você a ideia de que ela não foi com a sua cara. Pode ser também que você estivesse em um dia ruim, e foi mal-interpretado. Perceba como há uma série de variáveis e que não necessariamente essa má impressão existiu. Pode ser tudo coisa da sua cabeça. Converse para esclarecer o fato.

2. Identifique a causa da má impressão

Em uma relação que acaba de começar, ou seja, com alguém que você acaba de conhecer, é muito comum ficar nervoso e ter atitudes que não se costuma ter em outras ocasiões. Caso a sua motivação para ter agido de uma forma equivocada tenha sido para impressionar alguém, a primeira coisa a se fazer é ser honesto e assumir o que realmente aconteceu.

Esse acaba sendo um passo muito importante para aquele que teve a má impressão, já que é perceptível para as pessoas comportamentos que fujam do normal, mesmo que essa seja uma pessoa com quem você nunca tenha se relacionado.

3. Admita o seu erro e desculpe-se assim que possível

As primeiras impressões são formadas rapidamente. Na verdade, elas acontecem mais rápido do que a maior parte das pessoas pode perceber. Por esse motivo, a sua reação deve ser imediata. Assim que perceber ter causado uma má impressão em alguém, ou ter agido de forma inadequada, logo que se conheceram, desculpe-se imediatamente! A falta de arrependimento por sua parte pode causar amargura no outro e agravar a situação. Ser rápido e acertar as coisas pode evitar problemas futuros.

Todo ser humano está fadado a cometer erros. Um dos primeiros passos a se tomar para a recuperação em qualquer instância é admitir a gafe. No entanto, não exagere! Desculpar-se demais pode ser ainda mais constrangedor do que a primeira má impressão. Arrepender-se e desculpar-se, ao contrário do que muitos pensam, não é uma demonstração de fraqueza. São ferramentas para estabelecer conexões humanas profundas e duradouras.

4. Mude o foco da situação

Para se recuperar de uma primeira má impressão, articule uma situação favorável que mostre o lado que você gostaria que essa pessoa enxergasse da sua personalidade. Articular o foco para um aspecto diferente do já demonstrado remodela a situação, e a percepção do outro pode mudar.

A exemplo disso, se foi sincero demais e isso causou uma impressão ruim, tente emplacar com o senso de humor e faça umas sacadas inteligentes e engraçadas sobre o assunto. Já se você passou a impressão de ser arrogante, tenha alguma atitude seguinte em que você demonstre humildade. Apenas seja discreto, sem exagerar, de modo que o outro não perceba que você está compensando um comportamento inadequado anterior.

5. Seja consistente ao longo do tempo e mostre que você pode ser diferente

Caso não tenha a oportunidade de se desculpar ou mudar o foco a princípio, existe outra maneira de responder de forma positiva a uma primeira má impressão. Demonstre sinceridade e consistência no decorrer do tempo. Essa é uma forma mais difícil, mas clarividente, envolvendo muito mais tempo e dedicação. Assim, você poderá estabelecer relações com vínculos mais fortes e duradouros.

Nem sempre conseguimos corrigir essa má impressão negativa com apenas uma atitude. Por isso, mantenha a consistência ao mostrar as suas qualidades ao outro indivíduo. Contudo, mais uma vez reforçamos: não exagere na dose. Se a pessoa continuar com uma opinião negativa a seu respeito, paciência. Você não é obrigado a agradar a todo mundo, concorda? Dê o seu melhor, mas entenda que nem todo mundo vai gostar de você. E está tudo bem assim!

E você, ser de luz, como age para se livrar de uma má primeira impressão? Já passou por alguma situação assim? Como foi a sua experiência? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010