Comportamento e sucesso profissional

Profissional demonstrando postura

© Depositphotos.com / pressmaster Comportamento de profissional

Cada vez mais e mais pessoas estão em uma busca incessante por formações acadêmicas, são coleções de MBA’s, cursos, mestrados e uma extensa lista de atividades, tudo para aglomerarno currículo. Mas afinal, isso é o suficiente para alcançar o sucesso profissional?

Esse fenômeno tem suas justificativas, a começar pelo processo seletivo atual, onde a demanda por pessoas com qualificações acadêmicas e profissionais conquistam os melhores cargos, levando preocupação aos outros candidatos.

Por achar que apreferência está na qualificação, acabam que outros aspectos estão sendo deixados de lado. Será que as pessoas ainda se preocupam com as habilidades comportamentais? O que você tem feito para trabalhar melhor em equipe? Para ser um líder eficaz? Para desenvolver uma visão sistêmica precisa? Para exercitar seu poder de persuasão?Para melhorar sua forma de relacionamento interpessoal? Para ser mais produtivo? Para gerenciar melhor o seu tempo?

Qual a importância do comportamento para o sucesso profissional

É um fato que as pessoas são contratadas pela sua formação, porém são demitidas por suaconduta. É claro que é precisovalorizar o comportamento, pois é ele que nos torna únicos.

Personalidades como Steve Jobs e Bill Gates e tantos outros, se diferenciaram não somente por suas formações acadêmicas, mas por sua capacidade de responder diante das crises, oportunidades e mudanças, o grande diferencial foi o comportamento de cada um.

Nas escolas de negócios são poucas as ações desenvolvidas para fomentar o desenvolvimento comportamental, boa parte deste encargo tem sido entregue para as empresas resolverem. E esta, por sua vez, está com o orçamento cada vez mais enxuto e, desenvolver o bom comportamento leva tempo e custa dinheiro, ou seja, o profissional diferenciado será aquele que for capaz de entregar tudo isso pronto.

Por isso, é importante aprender a observar as pessoas que se destacam na área em que você atua, veja como elas agem, observe o seu comportamento e seja crítico. Procure analisar no ambiente em que você atua quais as qualidades que você precisa desenvolver, para ter uma boa performance.

E sempre que puder peça feedback, uma boa crítica é um importante impulsionador para mudanças comportamentais. Saiba lidar com as críticas, evite ficar na defensiva, saiba que elas farão mais por você do que um elogio. Não espere pelas reclamações pra perceber que precisa mudar, elogios em geral nos colocam em uma zona de conforto, já as críticas nos deixam em alerta, porem, é preciso ser entendidas.

Seu sucesso deve ser medido pelos seus resultados e não pelas palavras, que podem ser falsas, o que não acontece com os resultados.

Gostou do meu artigo? Quer contribuir com mais alguma informação? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.

[php_everywhere]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010