Conheça o Coaching Corporativo e potencialize os resultados de sua empresa

equipe de traballho

Saiba como o Coaching Corporativo é aplicado nas empresas.

Uma grande organização tem equipes de trabalho que são competentes, esforçadas, comprometidas, proativas e, principalmente, confiáveis. Para atingir esse nível rapidamente em seu negócio, a metodologia mais eficiente é o Coaching Corporativo. 

As técnicas oferecidas pelo Coaching levam os líderes e suas equipes ao sucesso por meio de um modelo de treinamento único e adaptado às condições de sua organização. O trabalho é feito, inicialmente, através de um estudo do ambiente organizacional.

É necessário entender os objetivos empresariais e, só assim, pensar ações coerentes com o perfil de profissionais desejado para o negócio. Após o mapeamento customizado, são desenvolvidas e aplicadas as ferramentas que servirão para que os profissionais que formam as equipes de trabalho sejam selecionados de acordo com os anseios da organização.

Os treinamentos são realizados para potencializar qualidades e trabalhar pontos de melhoria, de forma a levar o mais alto rendimento possível às equipes de trabalho. Continue lendo para entender mais sobre o Coaching Corporativo e como ele pode ajudar a sua empresa. 

O que é Coaching Corporativo?

Em linhas gerais, o Coaching Corporativo é uma metodologia que abrange técnicas e ferramentas de capacitação dos colaboradores. A partir desse trabalho, é desenvolvida uma mentalidade de performance elevada. 

O primeiro passo do processo é realizar um mapeamento do perfil comportamental e análise de competências dos colaboradores. Com essas informações é possível identificar as habilidades e as crenças limitantes dos profissionais. Conhecer os pontos fortes e fracos é essencial para desenvolver o potencial de entrega de resultados mais significativos.

Como o Coaching Corporativo contribui para as empresas? 

Para que obtenha resultados efetivos, o Coaching Corporativo deve ser aplicado por um profissional qualificado. O Coach precisa ter conhecimento e experiência para saber conduzir os funcionários ao sucesso profissional. 

Há algumas etapas que precisam ser seguidas para que o processo possa chegar ao resultado desejado. Inicialmente, deve ser aplicado o teste de perfil comportamental e a detecção das crenças limitantes. Deve ser elaborado também um plano de ação para o alcance de metas e acompanhamento de resultados. 

O desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais das equipes é uma estratégia bastante eficiente para o crescimento no mercado. Também é uma forma de alcançar os objetivos desejados. O Coaching Corporativo é uma maneira eficiente para capacitar os colaboradores. 

Os treinamentos contribuem para a redução das taxas de rotatividade e para a retenção de talentos. Além disso, a capacitação também promove mais engajamento, comprometimento e motivação dos profissionais. 

Como o Coaching Corporativo é aplicado na empresa?

Geralmente, as empresas decidem contratar profissionais de Coaching quando precisam de uma reestruturação e mudanças na cultura organizacional. Também podem buscar essa solução após a realização de mudanças empresariais e para o aumento da performance dos seus times. 

Mas, como o Coaching Corporativo é aplicado nas empresas? Confira abaixo. 

1. Escolha de um Coach qualificado

O processo de Coaching Corporativo deve ser conduzido por um Coach qualificado e certificado. Esse Coach pode ser um profissional interno ou terceirizado. Inclusive, há muitas empresas optando por contar com colaboradores com certificação de Coach. 

Esse processo deve ser aplicado de forma a estabelecer um relacionamento transparente e sólido entre o Coach e os colaboradores. É essencial que o profissional de Coaching desenvolva técnicas para trabalhar com os colaboradores da empresa. 

2 . Definição de sonhos e objetivos

Em seguida, o processo de Coaching Corporativo deve abordar o planejamento do futuro do colaborador. É preciso definir quais são os objetivos pessoais e onde os profissionais desejam chegar. Com essas definições é possível alinhar objetivos pessoais e corporativos. 

3. Análise de perfil dos colaboradores

Em seguida, é necessário analisar alguns pontos como valores, crenças, competências e padrões funcionais e disfuncionais. Com essas análises fica mais simples traçar o perfil comportamental dos pontos fortes e fracos dos profissionais. 

4. Tenha um plano de ação

Tendo coletado e analisado as informações pessoais e profissionais, o Coach pode dar início à elaboração de um plano de ação. Nesse plano, é possível ter metas estabelecidas e estratégias para chegar aos resultados desejados mais rapidamente. No planejamento deve constar quais serão os recursos, ferramentas e técnicas empregados. 

5. Acompanhamento do desempenho

Também faz parte do trabalho do Coach Corporativo ensinar aos colaboradores como usar ferramentas práticas para que os colaboradores potencializem seus resultados. Uma parte importante é que o colaborador tenha foco, disciplina e comprometimento.  

O acompanhamento de resultados também objetiva compreender quais são os pontos que ainda podem ser melhorados. Conforme os resultados são verificados, é mais simples saber quais medidas deram certo ou não. Assim, o processo pode ser sempre melhorado. 

6. Desenvolvimento profissional 

As sessões de Coaching para as companhias incluem a aplicação de técnicas distintas para a capacitação de profissionais. Técnicas de fala e respiração, assim como de Rapport, são apresentadas para ajudar o colaborador a se desenvolver.

Também há foco no desenvolvimento de inteligência emocional dos profissionais. O cumprimento de prazos, escuta ativa, aumento da empatia, entre outras, ajuda no desenvolvimento dos colaboradores. Com essas técnicas os profissionais se tornam mais capacitados para focar no crescimento em suas carreiras e para o crescimento da empresa. 

Conclusão

O processo de Coaching Corporativo funciona como uma espécie de atalho que torna mais rápido o desenvolvimento do colaborador. É um método que permite aos profissionais se tornarem mais preparados para enfrentar os desafios do dia a dia. É uma metodologia que permite direcionar os profissionais para o sucesso. 

O Coaching Corporativo também identifica e desenvolve o valor comportamental que a organização deseja para seus líderes. Assim, torna muito mais coerente a escolha dos profissionais ideais para um cargo de liderança. Algo determinante para que as equipes se tornem mais engajadas. 

Há, então, mais facilidade para a identificação dos valores humanos que merecem confiança e realmente trarão desenvolvimento à organização. Faça Coaching e potencialize seus resultados e os resultados de sua organização! A sua vida profissional nunca mais será a mesma!

Gostou de conhecer mais sobre o Coaching Corporativo? Já aplica na sua empresa? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010