Descubra 5 passos para empreender produtivamente

Empreendedora

Seja um empreendedor produtivo.

O pequeno empreendedor, para ser produtivo e alcançar bons resultados, precisa saber aproveitar ao máximo suas habilidades e tempo. Se planejar, organizar as tarefas diárias, definir prioridades, faz parte de uma gestão eficiente.

Algumas atitudes que contribuem com a baixa produtividade é o fato de não delegar tarefas para sua equipe, e não definir a ordem de execução das atividades. É preciso se organizar conforme o perfil de desempenho que se deseja atingir. 

Alguns sistemas e programas de tecnologia, como listas e aplicativos, podem ajudar nessas questões. Basta ficar de olho se essas atitudes vão realmente ser benéficas. Em alguns casos, o empresário pode estar tão acostumado com a falta de organização que acaba por se perder com alguns métodos.

No artigo a seguir iremos apresentar 5 passos para os empreendedores que desejam ser mais produtivos no seu dia a dia. Entenda de que forma você pode alcançar resultados mais positivos com algumas mudanças de atitude.

5 Passos para empreender produtivamente 

A forma como organizamos o dia e nos dedicamos às atividades de nossas agendas se reflete nos resultados que conquistamos. Sendo assim, se a organização não é feita da forma mais eficiente possível, é difícil conquistar os resultados esperados.

O segredo para se tornar um empreendedor mais produtivo está em mudar algumas atitudes. Confira aqui 5 passos importantes, para acabar com a falta de produtividade no seu empreendimento, e otimizar seus recursos. Entenda como tornar sua rotina mais produtiva.

1. Defina o que é urgente

É necessário saber exatamente quais são as tarefas emergenciais, urgentes e as importantes para conseguir priorizar o que deve ser feito primeiro. Não deixe o tempo passar. Agir o quanto antes é essencial para que o dia não acabe sem produtividade.

Um bom critério para essa definição de prioridades é considerar o que gerará mais prejuízos se não for feito imediatamente. A partir dessa observação ficará mais fácil entender quais tarefas precisam ser passadas na frente.

Quando não se estabelece prioridades, tudo parece ser relevante a ponto de ter que ser realizado no momento. Além de gerar uma pressão desnecessária, essa falta de priorização, também leva a baixa produtividade porque não há foco em nenhuma tarefa. 

2. Liste as tarefas

Coloque no papel tudo o que precisa fazer no dia ou mesmo na semana. É importante que essa lista seja realista, ou seja, não coloque mais atividades do que o número de horas disponíveis. 

Riscar as tarefas já realizadas em uma agenda, mesmo virtualmente, tem um efeito psicológico atenuante no empreendedor. Permita-se celebrar cada pequena vitória, ou seja, o cumprimento de cada uma das tarefas. Isso te motivará a continuar focado para realizar as suas tarefas. 

Além disso, coloque prazos em cada uma dessas tarefas, para não atrasar as outras. Considere também qual é o tempo real que você precisa para realizar cada uma das tarefas listadas. Outra dica essencial é deixar uma margem para eventuais atrasos, assim se uma tarefa se estender além do esperado você poderá compensar. 

3. Busque ferramentas

É importante para o empreendedor selecionar ferramentas que irão ajudá-lo a trabalhar da melhor maneira, otimizando seus processos. Para ajudar o pequeno negócio, podem ser utilizados programas de diversos tipos, desde aplicativos e até mesmo simples planilhas de Excel. Basta verificar as necessidades.

O objetivo da otimização é facilitar a realização das tarefas operacionais. Também permite destinar as atividades repetitivas para softwares e outras ferramentas digitais, liberando o capital humano para atividades que demandam criatividade. A sua empresa tem muito a ganhar com essa realocação de atividades. 

Considere de que forma você pode tornar a execução das atividades a prova de erros. Quanto mais corretamente as tarefas forem realizadas, menos será necessário corrigi-las.

Reduzir o retrabalho é fundamental para aproveitar o seu tempo de forma mais prática. Então, o tempo economizado pode ser empregado para grandes realizações. 

4. Delegue mais

Alguns empreendedores dizem ter problemas para contar com as pessoas de sua equipe, desta forma, tendo dificuldades em delegar. Acham que precisam estar a par de tudo e acaba não sobrando tempo para o essencial: o estratégico. 

É necessário confiar que as pessoas possam realizar suas respectivas tarefas e não tentar carregar todo o empreendimento sozinho. Isso pode aliviar a tensão e deixar o empreendedor com o foco no que realmente importa. Nem toda atividade precisa ser realizada pelo gestor. 

Cabe ao gestor do empreendimento focar na administração do mesmo enquanto seus colaboradores realizam as tarefas operacionais. Uma forma de tornar a sua equipe mais preparada para atender as necessidades da companhia é oferecer treinamento para seus colaboradores.

A qualificação é fundamental para contar com profissionais preparados para resolver os mais intrincados desafios que podem se apresentar no dia a dia. Além disso, para um gestor se torna muito mais fácil delegar tarefas quando sabe que seu capital humano está preparado. O treinamento de Coaching pode ser um grande aliado. 

5. Tenha disciplina

As redes sociais, ligações e e-mails que não fazem parte da rotina de trabalho, contribuem negativamente para o foco dos empresários e seus colaboradores. É necessário ter disciplina para manter as prioridades. Porém, separar um tempo para relaxar também é fundamental, e isso pode poupar várias horas de trabalho.

A disciplina está relacionada à compreensão de que há atividades que precisam ser realizadas e que demandam atenção total. No entanto, não significa não atender a nenhum outro estímulo. A questão central está em saber dosar o tempo dedicado a atividades de menor prioridade.

Por exemplo, o empreendedor pode definir que uma hora do seu dia será dedicada a verificar propostas, e-mails, conversar com seus colaboradores, entre outros. E essa uma hora não precisa ser corrida, é possível fragmentá-la em períodos de 20 minutos. Assim, o gestor poderá descansar a sua mente dos problemas enquanto realiza outras tarefas.

Ter momentos de relaxamento ao longo da jornada de trabalho contribui para ser mais produtivo. É preciso descansar e pensar sobre como resolver as questões mais relevantes. 

Gostou deste artigo? Comente abaixo e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010