Dicas para ser mais feliz no trabalho

colegas de trabalho sorrindo

Saiba como ser mais feliz no trabalho.

“É possível ser feliz no trabalho?” Essa é uma dúvida comum que permeia a mente de muitos profissionais. A resposta é sim! Mas, é claro, a felicidade profissional depende de inúmeros fatores.

Motivação, reconhecimento profissional e financeiro, bons relacionamentos interpessoais, planos de carreira, benefícios e promoções, são alguns dos elementos que podem proporcionar a felicidade no ambiente de trabalho. 

Porém, como alcançar tais fatores? Como conquistar a verdadeira realização profissional? No artigo a seguir listamos dicas pertinentes para potencializar as suas chances de felicidade no ambiente profissional. Suas atitudes têm grande impacto na sua capacidade de se realizar com a sua carreira. 

Dicas para ser mais feliz no trabalho

Muitas pessoas se questionam como podem transformar a sua rotina de trabalho de maneira a se tornarem mais felizes. Como mencionamos acima, a felicidade profissional depende de alguns fatores e nem todos estão ao alcance dos colaboradores.

Porém, há pontos que podem ser melhorados com mudanças de atitudes pessoais. É exatamente sobre eles que falaremos abaixo. Confira algumas dicas que preparamos para você!

1. Seja apaixonado pelo que faz

Seja qual for seu trabalho, faça com amor, pois somente assim é possível atingir a satisfação plena. A felicidade profissional está diretamente ligada a gostar do que se está fazendo. Portanto, procure entender aquilo que lhe agrada e encontrar um sentido naquilo que você faz.

Caso você se encontre em um trabalho que não desperta a sua paixão profissional, deve considerar uma mudança de área. Como esse tipo de passo não dá para dar de uma hora para outra, é interessante começar a se planejar com antecedência. Reflita sobre o que gostaria de fazer, o que te deixaria feliz.

Em seguida, procure opções de cursos e entenda como pode se qualificar para mudar de área. Com paciência e empenho você consegue realizar os seus objetivos profissionais e se tornar uma pessoa mais bem realizada. 

2. Estabeleça objetivos e metas

Sonhe, trace objetivos e metas. Querer chegar a algum lugar é primordial. Lembre-se, objetivo é o que se deseja alcançar, metas são quantitativas, ou seja, em quanto tempo realizará o que almeja. Para aqueles que já desempenham uma atividade de que gostam, é válido pensar em como podem crescer nessa carreira.

Tenha sempre em mente qual é o próximo passo que você pode dar para se tornar mais próspero e feliz. Lembre-se, ainda, que quanto mais se cresce na carreira mais responsabilidades são assumidas, sendo primordial estar preparado para conviver com elas. 

Ao longo do tempo, é necessário ir desenvolvendo a maturidade profissional, isto é, o engajamento e o espírito de comprometimento com suas atividades. Essa postura contribui com a entrega de melhores resultados e, consequentemente, te fará mais feliz. 

3. Mãos à obra

Lute por seus planos. Esse é o momento de colocar todo seu planejamento em prática. É hora de agir, de fazer acontecer e buscar por seus resultados. Para que o seu esforço traga os resultados esperados é fundamental ter um planejamento bem estruturado de todos os passos que serão dados.

O ideal é fazer uma lista a partir da sua meta principal, a partir dessa meta, considere os objetivos (passos) que precisam ser dados. Muitos profissionais não se sentem felizes porque não se veem fazendo aquilo que desejam. Basicamente, essas pessoas não enxergam que ao concluir pequenos objetivos estão se colocando mais perto da concretização de sua meta.

Quando se tem essa visão do todo a partir de fragmentos fica mais fácil se sentir feliz a cada pequena conquista. Um objetivo pequeno realizado agora se reflete em ter sua meta maior realizada no futuro. Uma forma de aumentar a sua felicidade no trabalho é celebrar todas as pequenas vitórias. 

4. Seja otimista

Por mais que às vezes as coisas pareçam não estar indo tão bem, acredite que é possível fazer com que tudo ocorra da melhor forma. Alimente pensamentos positivos, isso lhe deixará mais motivado! Quando identificar um pensamento negativo nascendo na sua mente o substitua por um pensamento positivo em que você reconheça as coisas boas que estão acontecendo.

Além disso, mude o seu ponto de vista, ao invés de pensar que tem “problemas” para resolver considere que está diante de “desafios”. Nós podemos escolher como vamos encarar a vida e não precisa escolher sempre a forma mais difícil, não é mesmo? A felicidade é construída sobre uma base de tranquilidade e certeza de que tudo pode ser melhor.

5. Invista em sua carreira

Líderes notam o interesse no crescimento profissional, sendo assim, invista no aprimoramento de seus conhecimentos e no desenvolvimento de suas habilidades. Profissionais que demonstram interesse em se qualificar e aperfeiçoar têm muito mais chances de serem lembrados para promoções.

E tem coisa mais impactante para a felicidade profissional do que crescer na carreira? Quando sentimos que estamos no caminho certo para nos consolidar naquilo que fazemos percebemos o quanto nosso esforço está sendo recompensado. Conforme você investe na sua carreira vai se tornando mais maduro profissionalmente, algo fundamental para entender o quanto se é feliz.

Ser feliz no trabalho depende das suas atitudes 

Tudo o que citamos no artigo o levará a alcançar uma felicidade mais duradoura. Também o ajudará a conquistar a satisfação através de algumas coisas simples, como: organizar seu local de trabalho. Deixe-o à sua maneira e procure não acumular muitos papéis em sua mesa.

Com essas mudanças de atitude você também se sentirá mais aberto para desenvolver bons relacionamentos interpessoais com os colegas. Ter boas conversas e ajudar aqueles à sua volta te fará se sentir útil e feliz pela posição que ocupa. 

Beba água e alimente-se adequadamente. Dê uma pausa para respirar e aproveite para relaxar um pouquinho. Essas e outras pequenas atitudes podem modificar o seu dia a dia e tornar sua jornada de trabalho bem mais feliz. Olhe para si com mais carinho e coloque-se também no lugar dos seus colegas. Com satisfação e alegria é possível chegar mais longe e ser mais feliz.

Gostou de saber mais sobre como se tornar mais feliz no trabalho? Coloque as dicas em prática!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010