Equipe de alta performance – 6 dicas para ter uma!

canoa esportiva operada por uma equipe

Ter uma equipe de alta performance é sinônimo de resultados positivos para o grupo inteiro.

Quando se trata de liderar uma equipe de alta performance, é muito importante ter em mente que os resultados positivos ou negativos obtidos por ela são consequências de como o time é conduzido. Assim como em um time de futebol, cada um tem um papel importante individualmente, e todos — técnico, comissão técnica e jogadores — têm que dar o seu melhor ao exercer as tarefas do dia a dia, visando a resultados positivos para o grupo!

Como estão os resultados de sua equipe? Veja alguns pontos em que você deve ficar atento para melhorar ainda mais o desempenho do seu time. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

[php_everywhere instance=”2″]

1. Saiba observar

Um bom líder deve ter sensibilidade para perceber os talentos e os pontos de melhoria de cada profissional e saber trabalhar essas características individuais a favor da equipe. Dessa forma, as atividades serão concluídas com mais eficiência, e todos estarão satisfeitos com suas funções.

Para que isso ocorra, forme equipes com profissionais capacitados, identificando nos candidatos as competências que você deseja e precisa em cada cargo. Assim, sempre que precisar realizar alguma tarefa, você conseguirá delegar a atividade em questão ao profissional cujas competências sejam mais compatíveis com a natureza da tarefa.

2. Valorize cada pessoa

No futebol, há jogadores mais velozes, outros mais estratégicos e outros mais criativos e ousados. No ambiente de trabalho, não é diferente: há profissionais que são mais comunicativos, outros mais planejadores, outros mais executores, e assim por diante.

Além das competências técnicas de cada cargo, você também deve estar atento a esses aspectos comportamentais e valorizar cada um deles, demonstrando que todos são importantes e têm muito a contribuir. Uma equipe de alta performance é composta pela diversidade, sendo que as diferenças entre os indivíduos devem estabelecer relações de complementaridade, e não conflitos.

3. Motive a sua equipe de alta performance

Para que o desempenho da equipe de alta performance aumente, ela deve se sentir motivada e incentivada. Acredite na sua equipe, motive-a, mostre que o grupo, como um todo, é capaz de alcançar patamares cada vez mais elevados e de obter grandes conquistas!

Um bom líder demonstra confiança nos seus liderados e não fica “em cima” de cada atividade delegada para saber se ela está sendo feita ou não. Dê alguma autonomia aos seus colaboradores e deixe de microgerenciar os trabalhos. Mostre que você acredita nos conhecimentos e habilidades de cada membro do seu time!

4. Seja um bom exemplo

O líder campeão se comporta de forma honesta e tem uma conduta respeitável. Ele deve ser assíduo, pontual, educado, trabalhador e respeitar os colegas de trabalho, independentemente do cargo que ocupam, transmitindo, assim, uma imagem positiva. Por isso, seja a melhor pessoa que você puder ser e, consequentemente, a sua equipe também será melhor!

Lembre-se de que os funcionários sempre tomam o comportamento do líder como referência. Por isso, não adianta cobrar inteligência emocional dos seus funcionários se você grita todo dia com eles. Aja da maneira que você espera que os seus colaboradores ajam. Eles são espelhos de um líder!

5. Seja acessível e transparente

Uma equipe de qualidade precisa receber feedbacks com alguma frequência. O feedback é uma reunião, geralmente individual, entre o líder e o liderado, em que são apresentados os resultados da avaliação de desempenho. O líder deve reconhecer o colaborador pelos seus aspectos positivos, ao mesmo tempo em que aponta o que deve melhorar, oferecendo as suas sugestões para que isso ocorra.

Da mesma forma, o próprio líder também deve ser acessível para receber um feedback dos seus liderados a seu respeito. Por mais que a última palavra seja a dele, é importante que todos os membros da equipe sejam respeitados, valorizados e inclusos nas tomadas de decisão. A democracia fortalece as equipes.

6. Faça-se presente no dia a dia da equipe

Não há nada pior para uma equipe do que aquele líder que dá ordens, desaparece pelo dia inteiro e só reaparece ao fim do dia para cobrar resultados. Não faça isso. Seja um líder presente. Para isso, comunique-se com clareza, determine objetivos, delegue tarefas, explique o cada um deve fazer, tire as dúvidas de todos e preste auxílio sempre que necessário.

Um líder que se comunica com clareza consegue prevenir muitos erros, ou ao menos consertá-los em tempo hábil, sem que haja prejuízos nos trabalhos. É importante não microgerenciar, mas também não devemos ser líderes ausentes.

7. Tenha bom senso

Assim como o técnico orienta o seu time, você deve trabalhar os aspectos a serem melhorados, orientando e conduzindo os profissionais a otimizarem o seu desempenho. Sendo assim, saiba corrigir os seus liderados na hora certa. Elogie-os em público, mas, quando for preciso fazer alguma crítica, faça-a em particular.

Todo líder precisa lembrar que, antes de membros de equipes, ele está diante de seres humanos, que precisam e que merecem se tratados com respeito e dignidade. Se esses fatores essenciais não existirem dentro de uma equipe, dificilmente haverá algum sucesso. Seja um exemplo de ética e sensatez aos seus liderados.

8. Forme outros líderes

Não encare a liderança como uma mera forma de poder, mas como uma maneira de contribuir para o crescimento das pessoas. É muito importante liderar com competência e autonomia, dando liberdade para que a equipe exerça o seu potencial. Ensine, compartilhe os seus conhecimentos sem receios e, assim, permita que cada pessoa do grupo seja bem-sucedida!

Isso pode permitir, por exemplo, que você forme outros líderes. Isso não deve ser encarado como uma competição para você, mas como uma linha sucessória natural, com o objetivo de perpetuar ao longo do tempo o bom trabalho que está sendo feito. É o que ocorre na maioria das empresas que já têm décadas de histórias de sucesso!

A liderança não se resume a um cargo de chefia, pois ser líder é ser diferenciado, é dar apoio, é ser alguém em quem as pessoas se espelham. Independentemente do seu cargo e da área em que você atua, contribua para que a equipe evolua, crie um ambiente harmonioso, trabalhe bem e incentive as pessoas ao seu redor a serem melhores a cada dia. Só isso permitirá o alcance de Resultados Extraordinários!

E você, querida pessoa, faz parte de uma equipe de alta performance? Quais características de qualidade você identifica nela? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010