Essencial x Desnecessário – Veja o que colocar ou não no seu currículo

Mulher fazendo currículo

Conheça quais são os pontos essenciais e desnecessários de um currículo.

O cartão de visitas de um profissional é o seu currículo. Este possui o poder de destruir qualquer chance de conseguir uma vaga, antes mesmo de haver o contato pessoal, ou de tornar possível a conquista dela. Um currículo organizado, atualizado e bem formatado é o primeiro passo para impressionar o recrutador. Por isso, é importante dedicar um tempo para elaborá-lo e definir exatamente a meta que se espera alcançar com ele.

O tempo que as empresas que estão recrutando levam para avaliar um currículo é inferior a um minuto, ou seja, um dado mal exposto aumenta de forma expressiva suas chances de eliminação do processo seletivo. Sendo assim, os candidatos devem saber exatamente o que deve constar no currículo e o que é informação desnecessária.

No artigo a seguir iremos explicar com mais detalhes como elaborar um currículo que favoreça a sua contratação. Descubra o que evitar e o que destacar nesse documento que pode significar uma entrevista e, quem sabe, o emprego dos seus sonhos

Como elaborar um currículo?

Ter em mente qual a vaga pretendida na empresa é o primeiro passo para elaborar o currículo de maneira adequada, ou seja, com as informações pertinentes ao cargo. Além disso, procure ser objetivo, deixando o currículo funcional e com boa aparência. Também é necessário focar nas informações mais relevantes, deixando de fora aquelas que são desnecessárias.

Para quem tem dúvidas sobre como fazer essa diferenciação entre o essencial e o desnecessário, elaboramos duas listas apresentando os tópicos a serem incluídos ou evitados. Assim é mais fácil você ter um currículo forte que te ajudará a ficar mais perto do cargo dos seus sonhos. 

O que é essencial no seu currículo?

Confira os itens fundamentais dos diferentes tópicos do currículo. 

1. Formação escolar

Em formação escolar, é necessário inserir dados como: nome da instituição de ensino, ano e o nome da cidade de conclusão. Omitir essa informação, por não considerar uma instituição de ponta, acaba por passar uma imagem ruim. O seu currículo deve ter informações verdadeiras e precisas. 

2. Experiência profissional 

Sua experiência profissional deve estar em ordem cronológica: empregos mais antigos não são tão relevantes quanto os mais recentes. Observe, ainda, quais são as experiências mais alinhadas com a vaga que está tentando, para ficar evidente que você tem o preparo necessário. 

3. Tempo de permanência

Informe o tempo de permanência em cada empresa, contendo mês e ano. Conhecer a estabilidade do candidato é de extrema importância para a empresa recrutadora, omitir esse dado pode não pegar bem. Então, mesmo que não tenha conseguido manter a estabilidade nos últimos tempos, não omita. 

4. Experiências e realizações 

Pare para pensar nas experiências e realizações profissionais já desenvolvidas. Dessa maneira, a redação sobre as atividades que realizou em cada empresa tende a ser mais verdadeira. Novamente ressaltamos que é fundamental focar no que está mais alinhado com a vaga que você está tentando conquistar. Ter foco é crucial para ser bem-sucedido nessa busca. 

5. Projetos e resultados em geral

É importante descrever os resultados que já alcançou: quais os projetos implementados, lançamento de produtos, participação em planejamentos e aumento nas vendas são alguns exemplos que podem ser citados. Considere quais são as informações dessa natureza que podem contribuir para que o recrutador te escolha. 

6. Idiomas

O domínio de línguas estrangeiras é um grande diferencial competitivo para o candidato. De tempos em tempos, é importante fazer testes para avaliar a própria proficiência nos idiomas descritos no currículo. Lembre-se de que é importante ter comprovação de status como intermediário e avançado. Não minta ou potencialize essas informações, pois são fatos fáceis de se investigar e descobrir a verdade. 

7. Não se esqueça da revisão gramatical

Revisão gramatical é crucial. Como se trata de um documento, a competência pode ser colocada em dúvida caso a revisão não seja feita corretamente. Por esse motivo, deve ser feita com atenção e calma. Se possível, peça que outra pessoa leia, pois alguns erros podem passar despercebidos para quem está trabalhando há muito tempo em um mesmo documento. 

O que é desnecessário no seu currículo?

A seguir listamos os itens desnecessários mais comuns em currículos, cuidado com eles! 

1. Características e opiniões pessoais

Colocar características e percepções pessoais sobre si mesmo pode não condizer com a realidade e soar como amadorismo. O perfil que o recrutador procura sempre será confirmado por ele mesmo na própria entrevista. O currículo deve apresentar as suas habilidades técnicas e, no máximo, características relevantes e solicitadas para a função, como proatividade e boa comunicação, por exemplo. 

2. Cursos incompletos

Não inclua cursos incompletos e que não tenham a ver com o perfil da vaga. Além de não ter motivo para informar que iniciou esse curso, pode parecer para o recrutador que você é uma pessoa com dificuldades de concluir o que começa. 

3. Fotografia

É desnecessário colocar fotografia no currículo. Essa regra é uma exceção quando é solicitada. Aproveitamos, inclusive, para indicar que os candidatos sempre leiam o texto completo de divulgação da vaga para saber se existem pedidos específicos. Em alguns casos, o cargo pode demandar alguma informação que não aparece comumente em currículos. 

4. Tópicos pessoais

Crenças, hobby, trabalhos voluntários ou causas que o candidato apoie também são dispensáveis no currículo. Essas informações só devem ser inseridas caso tenham alguma relação direta com a vaga pretendida. Novamente, fica a dica para ler com atenção o texto de divulgação da vaga. 

5. Pretensão salarial

A pretensão salarial pode ser questionada pelo recrutador, porém no currículo essa informação é irrelevante. Adicione-a apenas se for solicitada. 

6. Vários objetivos 

Colocar como objetivo vários cargos é um pecado mortal e pode eliminar logo de primeira o candidato do processo. Ter foco é determinante para ser um candidato bem visto pelos recrutadores. Se o profissional aceita inúmeras funções distintas demonstra que não está comprometido com nenhum cargo em especial. 

7. Referências profissionais 

Não é necessário colocar referências profissionais no currículo. No entanto, é importante ter em mãos os nomes e contatos, caso a empresa solicite no momento da entrevista. Há informações que somente são pertinentes no caso dos candidatos que irão avançar no processo seletivo. 

Lembra que mencionamos que os recrutadores têm menos de um minuto para ler os currículos? Facilite o trabalho deles e não adicione informações que podem ser solicitadas depois. 

Adapte o currículo para cada vaga

Uma dica interessante para finalizar este artigo é a de adaptar o currículo para cada vaga que você pretende disputar. Ainda que todas as vagas pretendidas sejam para a mesma área, é natural que empresas distintas desejem informações variadas. Então, recomendamos que sempre que for enviar o seu currículo faça uma leitura crítica, encontrando pontos que podem ser modificados.

E claro que você não pode deixar de atualizar o currículo sempre que houver conquistas significativas para a sua carreira. Adicionar essas informações é importante para tornar seu currículo mais completo e com possibilidade de impressionar os recrutadores. Quando se trata de conquistar uma vaga sonhada, é importante focar no melhor que você pode entregar. 

Este artigo foi útil para você? Quer contribuir com mais alguma informação? Então comente abaixo e compartilhe-o com seus amigos nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010