A influência da linguagem corporal na entrevista de emprego

Entrevista de emprego

Somo utilizar a linguagem corporal para ter mais chances de ser contratado.

Todos nós nos comunicamos através da fala e do corpo. A linguagem corporal é toda expressão realizada por meio de movimentos corporais transmitidos a um receptor. Essa linguagem é uma ferramenta extremamente valiosa utilizada por muitos recrutadores para avaliar o perfil de candidatos em seleções de emprego.

Durante uma entrevista, devemos ficar atentos com a comunicação oral e com a postura, pois o entrevistador também avalia esse critério. Em média, 65% das informações transmitidas em uma conversa são corporais e 35% são orais. Sabendo utilizá-las bem, você poderá conquistar o emprego que tanto deseja. 

Continue lendo e confira algumas dicas de como utilizar a linguagem corporal para ter mais chances de ser contratado.

Linguagem corporal: confira dicas para se sair bem na entrevista de emprego

Como mencionamos acima, a linguagem corporal tem um papel bem mais relevante do que as pessoas supõem durante uma entrevista de emprego. Em uma situação de pressão, como uma entrevista, é natural que os indivíduos “falem” mais através da linguagem corporal do que da oral.

A seguir listamos dicas de como utilizar a linguagem corporal a seu favor para conquistar a vaga.

1. Tenha um aperto de mão marcante

A princípio, pode parecer um gesto simples, mas o seu aperto de mão pode dizer muita coisa sobre o seu perfil. É através dele que você demonstra sua personalidade.

No entanto, não pode ser forte demais para não machucar a mão do entrevistador. Acertar no tempo também é importante, ou seja, o cumprimento deve durar apenas alguns segundos. Tentar prolongar esse contato pode gerar constrangimento. 

2. Respeite o espaço do entrevistador

Mantenha uma boa distância entre você e o recrutador. Ficar muito próximo pode invadir o espaço dele e passar uma imagem negativa. Se você tem a tendência a ser mais expansivo enquanto fala, fique atento para não acabar ultrapassando os limites. Evite também qualquer contato mais íntimo, como beijo e abraço.

3. Esteja atento aos braços

Evite cruzá-los, pois essa atitude pode ser interpretada como desinteresse. Prefira manter as mãos sobre a mesa. Gesticular as mãos também pode ser uma ótima opção, caso esteja ansioso durante a entrevista. Só fique atento quanto à moderação das mesmas para que não roubem a cena enquanto você fala. 

4. Atenção para as pernas e os pés

Além de ter atenção aos braços, é imprescindível ter atenção também para as pernas. Muitas pessoas, quando ficam nervosas, tendem a sacudir as pernas, não faça isso para não chamar atenção para algo desnecessário. O entrevistador, além de perceber o nervosismo, também pode se incomodar com o som dos seus pés batendo no chão ou com suas pernas balançando. 

5. Mantenha uma postura correta

A postura também é um indicador quanto ao interesse pela entrevista. Fique com a coluna reta ao se sentar e quando estiver de pé. Uma dica para quem se sente inseguro em relação à postura é observar a postura do entrevistador. Sente-se e porte-se como a pessoa que está conduzindo a conversa. Isso ajuda a criar uma atmosfera mais propícia para bons resultados. 

6. Olhe nos olhos

O contato visual faz com que o candidato demonstre confiança e determinação. Mas, atenção, você deve fazer contato visual regular e não manter os olhos fixos nos olhos do entrevistador. Ao longo da entrevista você deve olhar para outros pontos, porém, precisa encontrar o equilíbrio. Encarar fixamente o entrevistador não é bom, assim como não olhar para ele. 

7. Sorria

Mesmo que esteja nervoso ou ansioso, sorria. Um sorriso transmite cordialidade e tranquilidade. Para que seu sorriso cause uma boa impressão no recrutador, é importante que seja sutil e natural.

Uma dica para quem fica inseguro em relação às suas expressões faciais é simular uma entrevista com um amigo. Peça para que ele te diga se você faz alguma expressão que pode ser interpretada como negativa. 

Inteligência emocional: controle suas emoções

Acima apresentamos dicas de como você pode transmitir uma mensagem mais positiva sobre si para o entrevistador. Para conseguir ter esse autocontrole sobre suas expressões faciais e corporais, é determinante ter um bom controle emocional. Nesse ponto entra a inteligência emocional que nada mais é do que estar no controle dos seus sentimentos e emoções.

Uma pessoa que tem sua inteligência emocional bem desenvolvida, consegue se distanciar do calor das emoções quando está numa situação de pressão. Isso permite manter-se ciente de suas ações não se guiando por sentimentos como nervosismo, por exemplo. Ficar nervoso não vai ajudar, muito pelo contrário, só irá te atrapalhar. Então, respire fundo e se mantenha no controle.

Para alcançar esse controle de suas emoções é importante olhar com sinceridade para dentro de si. Admita que tem pontos a melhorar, assim como tem pontos fortes. Com uma visão autocrítica, enumere esses pontos de melhoria e pense em como potencializar o que já tem de bom. 

Quanto mais suas qualidades aparecerem e seus pontos fracos forem minimizados, mais você terá controle de suas ações. Antes de entrar para a entrevista, repasso esses tópicos mentalmente para estar preparado para o desafio. Esse autoconhecimento ajuda a te tornar mais calmo para responder qualquer pergunta difícil que seja feita.

Coaching

Para quem está em busca de desenvolver maior controle de suas emoções e, consequentemente, uma linguagem corporal positiva, indicamos o processo de Coaching.

Nesse processo, o indivíduo é guiado para conhecer mais de seus potenciais, desenvolvendo o que possui de melhor. O processo de Coaching pode ser bastante enriquecedor para a vida de quem está na busca por autoconhecimento e inteligência emocional. 

Lembre-se! 

Ainda que não seja escolhido durante a seleção, é sempre muito importante passar uma boa imagem para os novos contatos. Nem sempre você vai se lembrar de todos os itens aqui citados, mas tente ao máximo ser natural e vá com o pensamento positivo sempre que for convocado para uma entrevista.

Você, com certeza, alcançará resultados extraordinários. Tenha paciência que sempre existirão próximas oportunidades. 

Com essas dicas você tem mais chances de conquistar aquela vaga de emprego dos sonhos!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010