Ser Feliz é Possível

familia feliz

Ser Feliz é Possível!

Para tudo na vida sempre existem os dois lados de uma mesma situação, as duas faces, o A e o B. Ao longo de nosso caminho, nos deparamos com uma centena de problemas diferentes, com emoções contraditórias, com pessoas que mudam algumas certezas ou mesmo atitudes que nos guiam em outras direções. 

Se essas consequências serão ruins ou não, até que estejamos frente a frente com elas não sabemos, mas sim, podemos escolher de que forma enfrentar nossos problemas. Se você se colocar na posição de vítima, a tendência é sofrer com as consequências negativas. Você pode carregar dores por muito tempo ou para sempre. 

Por outro lado, se você é otimista e acredita que situações ruins passam; que não são barreiras para sua evolução como ser humano, e que estas, logo deixarão de existir, a tendência é que você cresça. Que você esteja mais forte e mais preparado emocionalmente para as intempéries da vida.

No artigo a seguir iremos apresentar com mais profundidade o conceito de Psicologia Positiva desenvolvido pelo psicólogo norte-americano Martin Seligman. Ser feliz é possível e você pode ter mais ferramentas para compreender isso. Boa leitura!

A aplicação da psicologia na sociedade

Antes de explicar o conceito de Psicologia Positiva, é importante entender como a psicologia vinha sendo aplicada na sociedade. No decorrer do século XX, teve um papel fundamental no acompanhamento de problemas e patologias dos indivíduos.

Em outras palavras, a psicologia ocupou-se de investir e buscar resolver o que havia de errado com as pessoas. O foco estava no que não funcionava. A ciência psicológica se desenvolveu consideravelmente com esse processo. Tornou-se possível diagnosticar e tratar uma série de transtornos mentais. 

No entanto, nos anos 90 ficou evidente que havia uma lacuna nesse processo. Foi nesse contexto, que surgiu a Psicologia Positiva, através do trabalho de Martin Seligman, o então presidente da Associação Americana de Psicologia (APA). 

O que é Psicologia Positiva? 

O psicólogo norte-americano Martin Seligman, cansado das incursões psicológicas comuns, que estudavam apenas os aspectos negativos da mente humana, foi o precursor da ideia de que, sim, uma felicidade plena pode ser vivenciada. 

Seligman criou na década de 90, nos Estados Unidos, a chamada Psicologia Positiva. Esse ramo aborda a saúde da mente e seus aspectos positivos, assim como as forças pessoais motivadoras. 

Ele constatou, através do que chamou de “Felicidade Autêntica”, que esta deve ser cultivada diariamente, com atitudes como: bom humor, otimismo e gentileza, por exemplo. Essa abordagem direciona seu foco de interesse para o que dá certo com os indivíduos, o que está bem.

A base desse ramo está em estudos científicos, dessa forma não se trata de uma abordagem extensamente teórica. Estudos e pesquisas foram realizados no mundo inteiro para compreender as questões abordadas pela Psicologia Positiva. Há a busca por comprovar que o homem pode ser mais feliz e ter uma vida melhor.

Como a Psicologia Positiva funciona?

Já percebeu que quanto mais você fala sobre o que não está bem, mais parece que essas questões ganham importância na sua vida? Então a abordagem de perguntar a respeito do que vai mal pode não ser a mais interessante. Por outro lado, falar sobre o que vai bem costuma ter o efeito contrário. 

A Psicologia Positiva se apoia na ideia de se concentrar no que vai bem com o indivíduo. É essencial tirar o foco do que está mal, pois isso apenas reforçará a importância das questões negativas. Para que o indivíduo possa construir sua felicidade precisa se voltar para o que está bem.

No entanto, deve ficar claro que a Psicologia Positiva não propõe que seja ignorado o que está mal. Trata-se apenas de valorizar o que está bem para construir um contexto mais propício à sua felicidade. O estudo desse ramo está focado na felicidade e em que as pessoas estejam mais satisfeitas.

Esse ramo da psicologia ganhou visibilidade e passou a contar com um número considerável de adeptos em um curto espaço de tempo. Sem descartar os problemas reais da vida dos indivíduos, a Psicologia Positiva propõe olhar com mais atenção para aquilo que está bem. 

Ser feliz é possível: a importância da resiliência

A resiliência, capacidade de superar adversidades e eventos negativos, é outra entre as principais características dessa felicidade autêntica, e de quem busca na força da mente as ferramentas para enfrentar as mazelas da vida com um olhar positivo. 

Aposto que você conhece alguém que passou por grandes perdas, dificuldades, situações que você mesmo acredita que não superaria facilmente, e nem assim a tristeza foi capaz de abater essa pessoa. 

E isso não é por acaso. Afinal, não somos nós que condicionamos nossas mentes? E não são nossas leituras dos acontecimentos que fazem de nós o que somos? Pois bem, superar essas barreiras, bloqueios, perdas, dores não é simples ou menos doloroso para essas pessoas. Não mesmo! 

A questão é a postura diante de tudo que nos acontece de bom ou ruim. Uns tendem a se render, outros a lutar, mas há uma verdade comum nas duas partes: é você quem escolhe de que lado vai ficar. 

Se vai sofrer por muito tempo ou apenas um determinado período, se vai lutar contra as adversidades ou deixar que elas guiem sua vida, se vai chorar ou rir no final da festa. Tudo depende de como você encara os obstáculos que todos, todos sem exceção, vamos enfrentar ao longo de nossas vidas. 

Embora os motivos sejam bem distintos, para quem é otimista, acredita em si e na felicidade, só há um final, e com certeza ele se completa com a palavra: Feliz! E para assegurar a sua felicidade é importante manter cuidados com a sua saúde mental

Então, se achar que é necessário, busque acompanhamento psicológico e preserve seu otimismo. Lembre-se de que, como mencionamos algumas vezes, a Psicologia Positiva não é contrária ao tratamento do que não vai bem. Como ciência, esse ramo da psicologia, incentiva a busca por ajuda. 

Gostou de saber mais sobre a Psicologia Positiva e como você pode estimular a sua felicidade? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010