Siga focado para a vitória

homem no topo da montanha comemorando uma vitória

Saiba como o foco ajuda a alcançar a vitória.

Quando um mês chega ao fim você costuma refletir sobre os objetivos que alcançou nesse período? É normal usar esses períodos entendidos como finais de ciclo como um momento para esse tipo de avaliação. Porém, não é somente nesses períodos que você pode analisar o quanto está focado na vitória. 

Na verdade, refletir sobre nossas metas e projetos tem que ser um exercício diário, mas o final do mês nos permite analisar de uma forma macro. Então, como estão suas metas? Você se sente mais perto delas? Está superando as etapas? Realizando os objetivos menores para conseguir o maior? E o mais importante: você ainda está focado?

Infelizmente, as pessoas tendem a desistir de seus projetos, pois, simplesmente, perdem o foco. Mas, aos ousados e focados, não há outro resultado senão a vitória! E com certeza, para você, o findar do mês presente não significa outra coisa do que estar mais perto de alcançar seus objetivos.

No artigo a seguir iremos apresentar dicas para ajudar a potencializar o seu foco. Lembre-se de que estar focado nos seus objetivos é essencial para alcançar a vitória. O trabalho duro se reflete em grandes conquistas

Como o foco ajuda a alcançar a vitória?

Você tem muitas ideias e sonhos que deseja realizar? Porém, percebe que não consegue concretizar seus planos? Saiba que isso pode ser um reflexo da sua falta de foco. Confira abaixo de que forma o foco ajuda a alcançar a vitória:

  • A pessoa focada não desvia dos seus objetivos;
  • Com o foco o indivíduo sabe o que precisa fazer;
  • As renúncias que precisam ser feitas no caminho tem menos importância;
  • O foco contribui para que o indivíduo reconheça o brilho da sua trajetória. 

O primeiro passo para evolução na comunicação é identificar seu nível de felicidade! Faça o nosso teste e descubra qual o seu nível de felicidade!

O que significa ter foco para alcançar a vitória?

Talvez você já tenha escutado que para vencer é preciso ter foco. Porém, você sabe exatamente o que significa estar focado? Em linhas gerais, o foco refere-se a direcionar suas energias para realizar uma meta. Porém, manter o foco não é necessariamente algo simples.

Inclusive a falta de foco pode representar um impedimento de crescimento em diferentes áreas da vida. Quando não temos foco para realizar uma determinada meta perdemos o controle sobre as nossas atividades diárias. As tarefas podem acabar atrasadas, adiadas ou nunca realizadas.

Não ter foco pode trazer consequências bastante prejudiciais para a vida, como:

  • Estagnação em diferentes âmbitos da vida;
  • Descontrole de uma ou mais áreas da vida como a financeira, por exemplo;
  • Dificuldade para planejar novas empreitadas;
  • Sentimento de frustração por não conseguir realizar as suas metas. 

Quais são os fatores que tiram seu foco?

Você sabe responder a essa pergunta? Compreender quais são os fatores que te impedem ou prejudicam o seu foco é fundamental. A partir desse entendimento você pode traçar planos para se desviar das potenciais distrações. Confira abaixo alguns dos fatores mais comuns de distração do foco:

  • Falta de planejamento – se não existe um plano com etapas é difícil manter a concentração no que precisa ser feito;
  • Falta de definição de metas claras – se você não sabe porque está fazendo algo dificilmente se manterá focado;
  • Metas fora da realidade – nos casos em que há metas previamente definidas, mas elas estão fora da realidade, pode acontecer de o indivíduo simplesmente se desfocar por compreender que elas não se realizarão;
  • Foco em outras pessoas – ainda que você atribua importância para as pessoas a sua volta é essencial não desviar a atenção de si mesmo. Não se trata de uma postura egoísta e sim de se lembrar que primeiro você deve colocar a máscara de oxigênio em si;
  • Não acreditar na sua busca – as metas que serão perseguidas por você devem ser desejos verdadeiramente seus. Isso quer dizer que deve ser algo que você realmente queira e não um simples reflexo do que outras pessoas esperam de você;
  • Não dividir seu tempo – na vida, devemos ter tempo para nos divertir e tempo para focar em nossos sonhos. Se você usa seu tempo somente para diversão, não conseguirá realizar seus objetivos. Mas, se usar todo seu tempo apenas para o trabalho, não terá energia para seguir em sua jornada. Equilíbrio é tudo!

Dicas para manter o foco e alcançar a vitória 

Acima apresentamos alguns dos pontos importantes de manter o foco nos seus objetivos para alcançar a vitória. Mas, como se manter focado durante toda a trajetória? Para ajudá-lo a manter o foco, aqui vão algumas dicas:

Defina suas metas

Para manter o seu foco é essencial que primeiro você defina com clareza o que deseja alcançar. Então tire um tempo para refletir sobre o que você deseja, aonde quer chegar. Esse será o ponto de partida para definir os seus objetivos e metas. 

Fragmente suas metas

Após definir as suas grandes metas é importante fazer o exercício de fragmentá-las em objetivos. Para alcançar uma grande realização é necessário passar por uma sequência de passos. Esses passos são os objetivos, basicamente você terá uma grande meta e as etapas para realizá-la. 

Estabeleça prioridades

Concentre-se no que importa e invista seu tempo naquilo que lhe edificará. Tenha prioridades! Não gaste suas energias com aquilo que não é importante.

Visualize suas metas todos os dias

Tenha suas metas anotadas. Cole um cartaz com os seus objetivos no seu quarto e o leia todos os dias antes de sair de casa. Se possível, coloque fotos que simbolizem seus objetivos em seu computador, tablet ou smartphone.

Registre as suas vitórias

Registre o seu sucesso. Principalmente, se você fragmentou seu objetivo principal em objetivos menores. A cada meta alcançada, anote como conseguiu e quando conseguiu. Relate o quanto feliz está. E sempre que possível, releia. Isso te fará lembrar o quanto aquilo é importante para você.

Avalie os seus resultados

Por fim, é interessante que você avalie o seu desempenho, pois assim terá motivação para começar o processo novamente. Qual é a próxima meta que você tentará realizar? Dedique-se novamente para direcionar o seu foco para alcançar o que almeja.

Gostou dessas dicas como seguir focado para alcançar a sua vitória? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

Imagem: kjpargeter

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010