O Adeus de Neymar e as 3 lições que o craque deixa para nós


Neymar Jr., revelado pelo Santos – clube que também revelou o Rei Pelé para o mundo -, é hoje considerado uma das estrelas do futebol brasileiro e mesmo que não seja uma unanimidade, seus títulos conquistados, para um garoto de 21 anos, com certeza estão acima da média. Atacante habilidoso; conquistou todo o país com o seu futebol alegre e ousado, um expoente da escola brasileira.  Um exímio driblador e um ótimo finalizador, coleciona bonitos gols em sua carreira.

Neste fim de semana, Neymar traçou o seu destino fora do Santos.  Após anos de negociações e várias especulações, o jovem jogador brasileiro está de partida para o Barcelona, um dos maiores clubes do mundo.

Veja algumas lições importantes que podemos aprender com a decisão do jovem Neymar:

Novos desafios nos movem
A felicidade profissional vai além de bons resultados. Ela, na verdade, é uma soma entre amar o que faz e atingir resultados extraordinários. E todos são capazes e têm potencial para atingir grandes metas, mas existem momentos que precisamos de novos desafios na carreira. Eles são como combustíveis que impulsionam e geram uma nova vontade de vencer mais uma vez.

No caso de Neymar, ele foi fundamental em vários títulos vencidos pelo Santos nos últimos anos, como: a Taça “Libertadores da América” – título que o time não ganhava há 48 anos -, as conquistas inéditas da Recopa Sul-americana e Copa do Brasil, além do tricampeonato Paulista – feito que não se repetia desde 1969. Além disso, com 138 gols é o maior artilheiro do clube na era após a era Pelé. E um de seus gols, marcado em 2011, foi escolhido o mais bonito do ano em todo o mundo. Um currículo impressionante para um jovem de 21 anos.

Profissionalmente, ele cumpriu bem o seu papel durante os quatro anos em que vestiu a camisa do time principal do Santos. A vida é feita de ciclos e devemos saber encerrá-los no momento correto. Os desafios também alimentam nossa motivação e a vontade para buscar novas conquistas. Eles nos fazem seguir em frente.

Neymar escolheu ir para um dos maiores clubes do mundo. Mesmo sabendo dos riscos: aqui ele é uma estrela em seu clube, no Barcelona ao lado de grandes astros do futebol mundial, como o Messi, ele terá que lutar para conquistar o seu espaço e para não ser apenas mais um.

Ironicamente, para conseguirmos novos resultados e continuarmos crescendo, precisamos sair da zona de conforto que nós mesmos conquistamos. A ironia está em abdicar de algo que, às vezes, foi duro conquistar, para evoluirmos profissionalmente.  É assim que funcionamos, só buscamos novas soluções se houver novas necessidades. No caso de Neymar, deixou o time onde era ídolo e titular absoluto e foi para um onde terá que disputar posição com grandes jogadores. É um recomeço para Neymar, mas a vida profissional é recheada de recomeços e eles servem para renovar nossas forças e evoluirmos  ainda mais.

Entretanto, para isso, é necessário a ousadia de aceitar ou buscar o novo, pois, apenas com novas perguntas, conseguiremos novas respostas. E apenas com novos desafios, alcançaremos novas conquistas.

Sonhe sempre
Desde as suas primeiras entrevistas, ao ser indagado sobre a sua vontade de jogar em um grande clube na Europa, Neymar sempre deixou claro que o seu sonho era defender o Real Madrid ou o Barcelona.

E Neymar trabalhou para isso. Levou o Santos a títulos inéditos e a conquistas que há anos o clube não tinha. Com isso, despertou a atenção não só do Brasil, mas de todo o mundo. Especula-se que quatro grandes times europeus procuraram Neymar além de Real Madrid e Barcelona. Inclusive, com propostas maiores que a dos dois times espanhóis.

Mas quando se procura realizar um sonho, proposta financeira nem sempre é o fiel da balança. Em uma carreira, a satisfação da realização de um sonho não deve ter ligação direta com ganhos financeiros. Certamente, no mercado de trabalho, um salário justo é um elemento motivador, mas a satisfação de realizar um sonho não pode ser medida monetariamente.

Focado em seu sonho, o ídolo santista seguiu brilhando dentro dos campos pela América do Sul. Assim devemos fazer, sonhar e manter o foco e a determinação. Buscar os resultados em nossas carreiras e não deixarmos nos abater diante das adversidades.
Neymar tem um lema que gosta de repeti-lo sempre que pode: “Ousadia e Alegria”. E é assim que devemos enfrentar nossas demandas diárias. Com certeza, isso nos manterá focados a atingir nossos objetivos.

Aperfeiçoar e potencializar habilidades
Chegou o momento da escolha. A diretoria santista apresentou as propostas feitas pelos dois clubes que o jovem jogador gostaria de ir: Barcelona e Real Madrid. A proposta financeira do clube madrilenho foi superior, mas Neymar escolheu o Barça.

Há um ponto interessante nisso, onde o dinheiro não falou mais alto. Neymar compôs o time do Santos que enfrentou o Barcelona, no Mundial Interclubes, de 2011. Na ocasião o time paulista perdeu por 4 a 0 para o time catalão. Neymar viu de perto seus ídolos: Xavi, Iniesta e Messi darem show. Ao final do jogo ele declarou: “Hoje aprendemos a jogar. O Barcelona foi muito superior, tem jogadores fantásticos. Serviu de lição para nós. O Barcelona ensinou a jogar futebol.”

Trabalhar em uma equipe composta pelos melhores profissionais da área é uma responsabilidade maior. As exigências e a pressão aumentam, porém, as chances de se potencializar também são maiores. Quando alcançamos nossos sonhos devemos saber que um novo ciclo em nossas vidas se inicia. E o nosso foco e determinação têm que ser ainda maiores, pois com certeza, os novos sonhos exigirão mais de nós. E é assim, dando um passo por vez, que alcançamos resultados extraordinários.

[php_everywhere]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010