O Legado de Ayrton Senna

SENNA

Ayrton Senna da Silva era o seu nome. No ano de 1960 nasceu e já estava predestinado a entrar para a história do Brasil, mas claro, ninguém imaginava. O dia era 21 de março e a cidade São Paulo, o maior município brasileiro, o mais populoso do Brasil, do continente americano, de todo o hemisfério sul, e, hoje, a sexta cidade mais populosa do planeta. Logo se vê que tudo em sua vida estava escrito para ser grandioso.

Todo brasileiro que ouve seu nome se orgulha, pois sabe que não se trata de um nome qualquer. Não se trata de um brasileiro qualquer. Trata-se de um gênio, uma lenda, um superstar que habitou entre nós, para nos trazer aprendizados como força, determinação e amor ao que faz. Esta data é muito especial e merece todo o louvor e homenagem, a este esportista que colocou o nome do Brasil, três vezes, entre os melhores da Fórmula 1.

Hoje, também é uma data especial, pois o mundo inteiro, que ouviu falar em Ayrton Senna, conhece a sua trajetória e sabe de seus feitos, tem a oportunidade de relembrar o quanto este, foi um profissional que dedicou muito amor àquilo que nasceu pra fazer. Podemos comprovar por meio de suas próprias palavras: “Pilotar numa corrida de verdade, isso é o que me faz feliz”.

Senna não foi apenas um piloto de Fórmula 1 que corria incrivelmente, ele foi e ainda é exemplo de garra e ousadia. Gravou seu nome na história com essa ousadia, pois foi tricampeão mundial nos anos de 1988, 1990, 1991. Sua história nos ensina que precisamos ser persistentes e perseverantes em busca da realização de nossos objetivos, caso contrário, estaremos sempre muito distantes de nossos sonhos.

Dentre tantos feitos em sua carreira, um dos maiores e mais emocionantes ocorreu em 1991, às vésperas da conquista do tricampeonato. O lugar não poderia ser melhor: o Brasil. No autódromo de Interlagos, em sua casa, largou na pole position, e manteve a primeira colocação ao longo de toda a prova. O que seria mais uma vitória como as outras, se transformou em um dos seus maiores desafios e uma das suas mais importantes conquistas.

Um defeito no câmbio de sua McLaren, o fez perder a quarta marcha. Com muitas dificuldades, e a sete voltas para o fim da corrida, só lhe restava a sexta marcha e muita força de vontade, pois teve que ter bastante equilíbrio emocional e consciência corporal para “segurar” essa sofrida vitória. Mesmo com fadiga muscular no braço, superou o desafio e subiu ao pódio ao final.

O maior Legado que este “herói” brasileiro nos deixou, é que devemos ser os melhores em tudo o que nos propusermos a realizar em nossa vida, bem como acrescentar muito amor a tudo o que fizermos. Este era o seu segredo, esta era a sua receita: o amor pelas corridas, pelas pistas e tudo o que envolvia a sua profissão. Isso era tudo o que o fazia Feliz!

Enquanto seres humanos em constante processo de evolução, devemos buscar fazer o que nos faz felizes, o que nos traz alegria, diversão e o que faz nosso coração bater mais forte. Assim, a chances de termos altos índices de Felicidade, são muito maiores. Por isso, a história de Ayrton Senna é tão emocionante e inspiradora no mundo inteiro. Porque além de jamais desistir diante dos obstáculos e das adversidades que o rodeavam, ele também deixou este legado importante para todos nós e que nos serve de motivação para sermos os heróis de nossa própria história.

Aproveite este dia especial, data em que Ayrton Senna completaria 54 anos, e reflita sobre tudo o que você pode aprender com ele.

[php_everywhere]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010