Oprah Whinfrey: exemplo de superação profissional

Oprah Winfrey

Veja a trajetória de Oprah Winfrey.

Fruto de um curto relacionamento adolescente conturbado, Oprah Gail Winfrey nasceu em 29 de janeiro de 1954, no interior do Mississipi, nos Estados Unidos. Ninguém imaginava todos os transtornos e problemas que essa garota passaria, mas a superação, a confiança e a procura por uma vida melhor a transformam em uma figura mundialmente conhecida e respeitada.

Ao longo deste artigo você poderá conhecer mais sobre a história desse grande nome da televisão, que se tornou conhecida globalmente. Então, vamos saber mais sobre Oprah Winfrey se tornou uma das mulheres mais poderosas da mídia, mesmo tendo enfrentado diversas dificuldades em sua vida? 

A infância de Oprah Winfrey

Quando ela ainda era um bebê, sua mãe Vernita Lee, em busca de emprego, mudou de cidade, deixando-a com sua avó. Oprah viveu em uma área rural bastante pobre com a avó materna, uma senhora muito rígida e religiosa, até os 6 anos de idade. Aprendeu a ler e a recitar versos da bíblia desde cedo e, antes dos 3 anos, já demonstrava traços de uma criança muito comunicativa e esperta.

Foi um período bastante difícil financeiramente, para se ter uma ideia, Oprah usava vestidos feitos com sacos de batatas. Suas vestimentas e pobreza se tornaram motivo de bullying por parte das outras crianças. Com o retorno da mãe, ela deixou o sítio da avó e se mudou para o centro de Milwaukee, no estado de Wisconsin. 

A mãe de Oprah teve outra filha que faleceu aos 43 anos de idade em decorrência do vício em cocaína. Durante algum tempo, sofreu abuso de parentes e de um amigo da família, e por ser ameaçada, não podia relatar os acontecimentos à mãe. Sem conseguir suportar tudo o que acontecia, fugiu e foi morar na casa de uma amiga.

Eventos traumáticos deixam cicatrizes em nossas vidas. Com certeza, passar por isso não foi fácil, e mesmo desejando uma melhora em sua vida e estudando para isso, ela se deparou com mais adversidades em seu caminho. Aos 14 anos de idade, ficou grávida e o bebê faleceu logo após o parto. A perda de um filho é considerada uma das maiores dores entre tantas espalhadas pelo mundo, e Oprah sentiu isso ainda adolescente.

Irmãos 

A apresentadora voltou a morar com a mãe por um tempo, onde foi confortada pela perda, mas mudou-se para casa de seu pai Verson Winfrey, em Nashville. Enquanto Oprah estava fora, sua mãe deu à luz a outra filha que foi posta para adoção, uma vez que não tinha condições de cuidar da criança. 

Uma curiosidade é que Oprah não sabia da existência dessa irmã até o ano de 2010. Ao retornar para casa, em 1989, teve mais um irmão por parte de mãe. Contudo, a criança faleceu devido a causas relacionadas com o HIV. 

Dificuldades

Aos 24 anos, Oprah decidiu falar para a sua família a respeito dos abusos que sofreu de seu tio e primos. Contudo, ela foi desacreditada pelos parentes, algo muito duro para a jovem. Inclusive, Winfrey já comentou que decidiu não ter filhos por não ter sido bem cuidada pela família. 

Outra grande dificuldade que precisou enfrentar para chegar onde está foi o confronto com a sua própria pobreza. Ela frequentou o Lincoln High School, em Milwaukee, porém, com o sucesso do seu programa Upward Extension, transferiu-se para Nicolette High School, que fica em um subúrbio rico. Todos os dias, quando embarcava no ônibus com seus colegas afro-americanos, era lembrada do quanto tinha menos do que eles.

Tentando acompanhar o padrão dos colegas, Oprah pegou dinheiro da mãe sem pedir. Por esse motivo, sua mãe optou por enviá-la para morar com seu pai novamente em Nashville. Porém, dessa vez, com o recado de que não seria aceita novamente. Embora o pai de Oprah fosse muito rigoroso, foi também uma figura inspiradora. 

Foco nos estudos 

Oprah fez de sua educação uma prioridade. A garota, que já se destacava como aluna, tornou-se uma estudante de honra, destacando-se com uma oratória impecável, e ganhou uma bolsa na Universidade de Tennessee, uma instituição historicamente negra. Estudou comunicação e, entre vários empregos, trabalhou em uma rádio local até seu segundo ano de faculdade.

Em contato com a rede de televisão local, demonstrando um ótimo potencial, foi contratada. Tornou-se a mais nova âncora devido à sua idade e também a primeira âncora negra da cidade. Com todo seu foco e força de vontade, em 1976 ela se mudou para Baltimore para trabalhar também em um jornal local. Em 1983, se mudou para Chicago, para apresentar um Talk Show matinal.

O concurso de beleza

Um concurso de beleza teve um papel bastante importante na construção da carreira de Oprah Winfrey. Quando ela tinha apenas 17 anos foi consagrada a vencedora de um concurso focado na aparência. Esse fato fez com que ela considerasse a possibilidade de trabalhar na televisão. 

Oprah estreou em seu primeiro programa de televisão assim que se formou na universidade. O programa “People Are Talking” durou oito anos com grande sucesso, o suficiente para projetar o nome da apresentadora como uma das grandes promessas da mídia norte-americana. 

Carreira na mídia norte-americana

Com seu carisma, trabalho árduo, histórico de vida, junto a grandes metas, e determinação, Oprah Winfrey foi conquistando seu espaço e reconhecimento na mídia norte-americana. Em 1986, aos 30 anos de idade, ganhou seu próprio programa, o “The Oprah Winfrey’s Show”.

Seu programa fez um imenso sucesso, alcançando altos índices de audiência. Com duração de 25 temporadas, Oprah conquistou milhões de fãs, onde fez entrevistas históricas com grandes celebridades e personalidades do mundo. Ela também é atriz e possui uma indicação ao Oscar, devido à sua atuação no filme “A Cor Púrpura”.

Novos rumos

O último episódio do programa de entrevistas de Oprah foi ao ar em 25 de maio de 2011. Desde então a multiartista se dedica a trabalhos na indústria cinematográfica e a estrelar programas na Apple TV+. Oprah realizou um documentário junto ao príncipe Harry a respeito de saúde mental.

Inclusive, a apresentadora foi responsável por uma das entrevistas mais marcantes dos duques de Sussex, Harry e Megan, após eles se desligarem da realeza britânica. Foi nessa entrevista que Megan Markle relatou que sofreu racismo por parte da família real enquanto estava grávida. 

Oprah Winfrey: a influente mulher de negócios 

Hoje, o patrimônio de Oprah Winfrey é avaliado em quase 3 bilhões de dólares e é uma das mulheres mais bem pagas de Hollywood. Foi considerada, em 2014, a 4ª celebridade mais poderosa do mundo, de acordo com a revista Forbes. Oprah foi a primeira mulher negra a ocupar uma das 25 posições entre as mulheres norte-americanas mais ricas. 

Com mansões espalhadas pelo mundo, a apresentadora possui seu próprio canal de TV, o OWN – The Oprah Winfrey Network. É dona de duas revistas, a “O, the Oprah Magazine” e a “O at home”, já produziu 5 livros e está trabalhando em outra obra com foco em autoajuda. Os livros de Oprah Winfrey estão sempre figurando entre os mais vendidos, é uma pessoa que tem muito o que falar e dividir com seu público. 

Sua carreira é marcada pela filantropia e é considerada uma das mulheres mais influentes do mundo. Sem dúvidas, Oprah Winfrey é digna de ser reconhecida pela sua superação, determinação e garra. É uma mulher que foi capaz de chegar muito além do que muitos imaginavam e está o tempo todo trabalhando para fazer ainda mais e ainda melhor. 

Inspiração

Oprah Winfrey é uma mulher negra que se tornou um dos nomes mais relevantes da mídia mundial. Com toda certeza, é uma grande inspiração para tantas garotas negras que nasceram em famílias sem condições financeiras, mas que sonham em vencer na vida.

A carreira da apresentadora é uma prova de que a perseverança dela venceu mesmo diante de todos os olhares preconceituosos que recebeu ao longo da sua caminhada. Não foi fácil, mas ela usou as barreiras para se tornar ainda mais forte e ter mais vontade de vencer.

Estar em um lugar em que se torna referência e ainda pode usar seu poder e influência em favor de pessoas desfavorecidas é um dos grandes prêmios para Oprah Winfrey. Não é à toa que ela é um dos principais nomes da filantropia mundial. 

Superação de adversidades 

Essa história de superação nos mostra que nada deve ser capaz de nos desmotivar. Inúmeros acontecimentos podem nos abalar e acabar nos tirando da nossa trilha, mas a esperança, a persistência, a capacitação e força devem falar mais alto.

Cada um possui 24 horas em um dia, e o que você faz nesse período determina o que você é, o que você é capaz e até onde você pode chegar. Em nossa vida devemos dar o nosso melhor rumo às nossas metas, acreditando em nossa capacidade e em nosso valor.

Ainda que você esteja diante de grandes dificuldades, não perca a fé em si mesmo. Não deixe que as outras pessoas limitem onde você pode chegar. 

Gostou de saber mais sobre a trajetória de Oprah Winfrey? Inspire-se nesse grande nome da mídia!

Imagem: gracethang2

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010