Outubro Rosa: Mês de Conscientização sobre o câncer de mama

mulher segurando laço rosa

Outubro Rosa: mês de lembrar a importância da prevenção ao câncer de mama.

Outubro é o mês em que todo o mundo reflete sobre a prevenção e combate ao câncer de mama. Isso demonstra o quanto a campanha internacional Outubro Rosa é bem-sucedida e importante. Mas você sabe como surgiu essa campanha?

Os primeiros a nomearem o mês de outubro como um período para destacar a prevenção e combate ao câncer de mama foram os membros da Sociedade Americana do Câncer (ACS), que reconheceram os vários eventos que surgiam no outono norte-americano – mais especificamente em outubro – no início dos anos noventa como parte de um único movimento, que seria denominado Mês da Consciência sobre o Câncer de Mama.

Um desses eventos foi a primeira Corrida pela Cura para os sobreviventes do câncer de mama, que aconteceu em Nova York. Foi nesse evento que a fita rosa ficou marcada como símbolo do combate à doença, sendo entregue aos participantes da corrida pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

Logo o Outubro Rosa foi reconhecido pelo governo dos Estados Unidos (EUA) e disseminou-se por todo o mundo, sendo adotado por vários países, que ajudam a levar a discussão adiante e ainda aproveitam para enfeitar as cidades com iluminação especial em seus monumentos e prédios públicos. Desde a Casa Branca, nos EUA até a Torre de Tóquio, no Japão, todos adotaram o Outubro Rosa, o que vem sendo muito importante na conscientização e na abertura de discussões sobre o tema de forma mais aberta há mais de 20 anos!

Outubro Rosa no Brasil

O Brasil aderiu pela primeira vez ao Outubro Rosa em 2002, quando São Paulo iluminou o Obelisco do Ibirapuera de rosa durante o mês de outubro. A iniciativa partiu de um grupo de mulheres comuns, com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos. A partir daí surgiram várias lembranças ao Outubro Rosa pelas capitais brasileiras através dos anos. Até que, em 2008, várias entidades iluminaram de rosa monumentos em diversas localidades e, pela primeira vez, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, também recebeu iluminação especial. De 2009 em diante a campanha ficou fortalecida em todo o país e hoje já é lembrada todos os anos nas grandes cidades brasileiras, sem exceção.

O Outubro Rosa continua atingindo à população brasileira e mundial e a consciência sobre o tratamento e as formas de prevenção de problemas relacionados a esse tipo de câncer cresce mais a cada ano, com homens e mulheres de todas as idades estando sempre atentos, realizando auto-exames e visitando seus médicos regularmente.

Os casos continuam altos em todo o mundo, porém a remissão é quase certa para quem descobre a doença ainda no início. Aproveite outubro para cuidar ainda mais da sua saúde e da saúde da sua família, lembre-se sempre deste assunto e vamos juntos ajudar a salvar vidas!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010