Pare de inventar desculpas

Homem levantando as mãos perto dos ombros fazendo gesto de desculpas

Não invente mais desculpas.

O medo e a procrastinação têm impulsionado desculpas por todos os lados. Grandes executivos, pequenos empreendedores, operários, até mesmo você já deve ter agido dessa forma. Não entregar algo que foi pedido dentro do prazo, chegar sempre atrasado são algumas atitudes que mais geram desculpas no ambiente corporativo.

Em algum ponto da sua vida, você já ficou parado, esperando que as coisas mudassem e acabou não conseguindo nada? Mesmo tendo consciência de todos os benefícios de começar a agir, ser proativo, buscar o aperfeiçoamento, mudar de carreira, começar aquele grande projeto. Por que então, continuar hesitando?

A partir de agora as desculpas poderão ser extintas do seu dia a dia. Coloque seus grandes objetivos, metas e as melhores ideias para fora e mãos à obra. É hora de trabalhar. 

É possível, a partir da organização pessoal, sanar grande parte desses pequenos “sabotamentos” pessoais. Confira neste artigo alguns passos para auxiliar em sua trajetória. 

Por que inventamos desculpas?

Antes das dicas de como deixar a procrastinação fora de nossas vidas é fundamental nos perguntar por que inventamos desculpas. Se entregar um projeto em dia, realizar uma tarefa ou só comparecer num determinado local na hora certa é tão simples, por que deixamos para depois? Geralmente, a procrastinação está relacionada a:

  • Medo de não conseguir realizar a atividade em questão;
  • Não ter metas claras;
  • Ter metas irreais;
  • Não ter organização e assim estar sempre perdido nas atividades;
  • Falta de autoconhecimento;
  • Falta de confiança em si mesmo. 

Esses são os motivos mais recorrentes que levam as pessoas a procrastinar suas obrigações e até os seus sonhos. Pode ser que você identifique um ou mais pontos dessa lista, ou até mesmo outras questões. Compreender o que está te limitando é importante para driblar o problema e resolvê-lo. 

Para ser bem sucedido é preciso estar em equilíbrio consigo mesmo. Quer descobrir qual o seu nível de felicidade?
Clique aqui e faça nosso teste.

Pare de inventar desculpas: confira dicas para realizar mais

Você sente que pode fazer mais do que vem realizando? O seu potencial não está sendo totalmente direcionado para a concretização das suas metas? Confira a seguir dicas para deixar de inventar desculpas e tire seus planos do papel. 

1. Crie metas e prioridades

O que você quer realizar? Essa é uma pergunta fundamental para conseguir tirar a procrastinação da sua vida. Para isso é importante definir quais são as suas metas e prioridades. Meta é aquilo que você está buscando, o motivo pelo qual você se esforça e realiza as atividades necessárias.

Por sua vez, as prioridades são as atividades que devem ser realizadas primeiro para que suas metas possam ser realizadas. Defina o que deseja alcançar e quais são os passos que precisam ser dados rumo a essa realização. Prossiga então definindo as prioridades entre essas atividades. 

2. Identifique e remova as desculpas

Liste todas as desculpas que, por algum motivo, impediram que você realizasse determinada meta. Isso é importante para enxergar com clareza seus obstáculos. Depois crie planos de ação para que você os contorne e os resolva. 

Enquanto você continuar a colocar barreiras frente a seus objetivos, as desculpas continuarão sendo justificativas para seu inconsciente. Então, entenda que as desculpas não são justificáveis, não se sustentam por não representarem algo real. 

3. Utilize a automotivação para superar a procrastinação

Automotivação é uma ferramenta importante para superar a procrastinação. A forma com que sua mente vislumbra uma tarefa é como você irá abordá-la ou até mesmo realizá-la. 

Torne-se consciente desses diálogos mentais, entenda os padrões de sua mente para transformá-los em argumentos produtivos. Dessa forma, a possibilidade de superar suas limitações e realizar suas atividades na hora certa é muito maior.

4. Escreva suas metas pessoais e profissionais

Escrever suas metas pessoais e profissionais ajuda a materializá-las desde o início. O fato de conseguir visualizá-las fará com que você trabalhe arduamente para alcançá-las. Estabelecer as metas de pequeno prazo ajuda você a se organizar, tornando-se responsável e adaptável às situações por já saber o que priorizar. 

No entanto, ao estabelecer as metas de longo prazo, é necessário ser o mais detalhado possível. Muitas pessoas sentem a necessidade de se visualizar realizando e vivendo as situações desejadas, para então conseguir concretizá-las. Escrever num papel é uma forma de dizer a si mesmo que as metas são possíveis de realizar. 

5. Estabeleça prioridades na vida 

Pare de gastar seu tempo com coisas e pessoas que não tenham valor significativo em sua vida, ou que te impeçam de alguma maneira de buscar aquilo que deseja. Estabeleça suas prioridades utilizando o tempo, seus talentos e os recursos disponíveis a seu favor.

Para ajudar a separar o que é importante e realizar essas tarefas em primeiro lugar, organize uma grande incumbência em afazeres menores. Assim, as etapas serão feitas sempre pelas partes mais importantes primeiro, e, caso seja necessário, você poderá delegar tarefas.

6. Pare de hesitar

Analisar demais situações que precisam ser definidas pode fazer com que você hesite. Medos subjacentes podem estar te afetando, como imaginar sempre os piores cenários e não conseguir abordar as situações com positividade. O medo do fracasso também é um dos motivos que mais assombram. 

No entanto, como saber se daria certo ou não se você nunca tentar? Dê sempre o seu melhor e não hesite. Quando perceber que está sendo travado pelo medo ou por uma incerteza, respire fundo e reflita sobre o quanto esses sentimentos são ou não justificáveis. 

7. Crie uma lista e risque itens que forem completados

À medida que os itens de sua lista forem completados, vá riscando um a um. Mesmo que sejam tarefas pequenas. O sentimento de realização por completar e riscar cada um desses será um impulso para que você possa terminar todos os outros.

Siga esse procedimento até que seus objetivos e metas sejam completamente alcançados.

8. Seja mais organizado

A falta de organização do ambiente de trabalho e da vida de forma geral pode gerar diversas barreiras para a realização das suas metas. Isso porque é difícil para alguém que não sabe onde encontrar tudo o que precisa focar apenas em realizar os seus objetivos.

Confira a seguir alguns passos para organizar o ambiente de trabalho:

  • Divida os itens por categorias;
  • Elimine tudo aquilo que não possui utilidade;
  • Crie espaços para cada tipo de item;
  • Se possível opte pelo uso de organizadores como caixas transparentes;
  • Deixe sobre a mesa apenas os itens de uso diário;
  • Os demais itens devem ser alocados em mesas ou caixas de fácil acesso;
  • Mantenha o ambiente sempre limpo e bem cuidado. 

Organize também a sua rotina com a ajuda de um aplicativo de agenda ou mesmo pelo uso de uma agenda de papel. Liste seus compromissos e atividades definindo um tempo para cada uma. 

Como utilizar o Coaching para parar de inventar desculpas

O Coaching é um método utilizado para o desenvolvimento pessoal e profissional, ou seja, para despertar o potencial infinito de cada ser. Trata-se de uma metodologia eficiente que permite quebrar barreiras e crenças limitantes. O coachee (aprendiz) aprende a fortalecer os seus pontos positivos e contornar seus pontos não tão fortes. 

O processo de Coaching permite realizar a quebra de padrões, algo fundamental para quem se sabota. Esse processo possui uma ferramenta chave que permite ao coachee desenvolver suas habilidades com eficiência. 

Você conhece alguém que inventa desculpas para tudo? Comente a sua opinião sobre o assunto abaixo e compartilhe este artigo com seus amigos em suas redes sociais!

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010