Por que as pessoas evitam falar com você?

O ser humano tem por natureza a necessidade de se comunicar, de se relacionar, de ser aceito, independente do ambiente em que ele se encontra. Agora imagine o quanto isso seria horrível, se, por exemplo, as pessoas do seu local de trabalho começassem a evitar falar com você.

Se você se encontra em uma situação parecida, então está na hora de rever seus comportamentos e atitudes para voltar a conquistar o respeito das pessoas.

Existem alguns comportamentos profissionais que são tidos como não agradáveis e que devem ser evitados, como:

  • Chegar atrasado;
  • Deixar o ambiente de trabalho sujo e desorganizado;
  • Fazer fofoca sobre o colega;
  • Entre outros…

É preciso analisar e verificar se você pratica algum desses comportamentos, pois este pode ser o motivo causador das pessoas evitarem falar com você. Em um ambiente de trabalho, procure cultivar bons hábitos, utilizar menos o e-mail para se comunicar, já que este pode ser impessoal e pouco claro.É melhor que alguns assuntos sejam tratados pessoalmente ou por telefone.

[php_everywhere instance=”2″]

Dar respeito para receber respeito

O que as pessoas mais querem na vida é o respeito, as pessoas têm necessidades de se sentirem valorizadas, ser escutadas e se sentirem engajadas em participar da organização.

Se o seu caso, não tem a ver com o seu comportamento, então é melhor olhar mais afundo para tentar identificar o motivo pelo qual as pessoas evitam falar com você, e dessa forma, buscar atitudes para conquistar o respeito das pessoas a sua volta.

Uma das maiores virtudes que o ser humano pode ter é saber respeitar as opções do outro. As pessoas são diferentes, pensam diferentes, por isso não cabe a ninguém julgar o seu próximo. Aqui só nos cabe a compreensão. Seja pessoal ou profissional, sentir-se respeitado é uma das melhores sensações.

Mas lembre-se que o respeito não deve ser uma imposição e sim uma conquista.Para isso cultive algumas atitudes como: ser cordial, ser educado, saber ouvir, prestar atenção, levar em consideração o ambiente hierárquico, ser espontâneo ao sorrir, ser verdadeiro e transparente em suas ações,saber apoiar e ter firmeza em suas palavras.Lembre-se sempre, a humildade e a compaixão podem ser grandes aliadas nesse processo de conquista do respeito.

Você é uma pessoa feliz? Quer uma ajuda pra descobrir?
Acesse nosso Termômetro e descubra como anda sua Felicidade!

O respeito começa com a sua autoestima, não se pode em momento algum se desviar daquilo que se é de verdade. Mas não confunda autoestima com arrogância, esta raramente inspira respeito. É o respeito próprio que faz sua presença, é um fluxo contínuo de aperfeiçoamento, autoconhecimento, autocapacitação.

Gostou do meu artigo? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010