Por que a Psicologia Positiva pode mudar nossas vidas?

Homem segurando emoticon de sorriso

Saiba o que é a Psicologia Positiva.

A Psicologia Positiva é um ramo das ciências psicológicas focado na observação do papel das experiências positivas na vida das pessoas. Destacam-se nesse ramo da psicologia estudos a respeito de resiliência e superação de situações adversas. 

É uma forma de trabalhar que foca na apreciação dos potenciais e capacidades de cada indivíduo. Continue lendo para saber mais sobre o que é a Psicologia Positiva e como ela pode mudar a sua vida. 

O que é Psicologia Positiva? 

A Psicologia Positiva foi desenvolvida pelo psicólogo americano Martin Seligman. Através desta vertente ficou claro que é extremamente importante para o ser humano focar em emoções positivas.

Portanto, não se deve remoer e sofrer com fatos passados, mas sim superá-los e encontrar neles força e motivação para a aprendizagem. Consequentemente, vem o crescimento pessoal e profissional.

Antes da criação desta ramificação das ciências psicológicas, geralmente, o paciente era focado apenas nas forças negativas de seus atos. Isso permitia que as pessoas ficassem muito tempo sem uma cura definitiva e alimentando cada vez mais sentimentos ruins.

Agora, com a Psicologia Positiva, o foco está na habilidade de ser otimista independentemente das situações enfrentadas. É escolher direcionar os pensamentos sempre olhando o lado positivo das coisas ao redor.  Assim, aumenta a sua autoconfiança, segurança, e consequentemente, a qualidade de vida.

Com o desenvolvimento dessa habilidade, visões são ampliadas e novas soluções são encontradas. Pois, aquilo que chamam de problema, passa a ser uma nova oportunidade de desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional.

Psicologia Tradicional e Psicologia Positiva: quais são as diferenças?

O foco da psicologia tradicional está na identificação das queixas do indivíduo para buscar a solução dos conflitos. O trabalho consiste em ajudar o paciente a desenvolver uma nova visão sobre si e sobre o mundo. 

Por sua vez, a Psicologia Positiva surge como uma forma de rompimento com esse viés negativo. O direcionamento se dá para o que há de bom na vida do indivíduo. Vivemos um tempo em que há crises diversas se desenrolando paralelamente. 

Há grande desamor, desunião, questões políticas conflitantes, desemprego, insegurança em relação à saúde, entre outros. Nesse contexto, mostra-se crucial ter um pensamento mais positivo acerca da vida. Partindo desse pressuposto, identificamos que a Psicologia Positiva e a Psicologia Tradicional podem e devem unir forças. 

A busca pela felicidade completa e verdadeira é o que permite que o indivíduo se coloque em um lugar menos frágil. O foco deve ser dado para a força, para as habilidades positivas, para o que há de bom e não para o que não está indo bem. O caminho percorrido pela Psicologia Positiva se concentra muito mais no que existe de bom do que de ruim. 

É importante esclarecer que essa abordagem não diz para ignorar as coisas ruins. A ideia central é não ignorar as coisas boas. Há sempre alguma coisa funcionando e isso deve ser observado com atenção. Essa abordagem não é uma forma de autoajuda ou de mero pensamento positivo. 

Trata-se de uma forma de trabalho dos problemas em que há espaço para olhar para as coisas boas. A partir daquilo que está bem é possível construir uma metodologia para resolver o que não está bem. 

Como se beneficiar da Psicologia Positiva?

Ter acesso aos benefícios da Psicologia Positiva pode ser mais simples do que você imagina. Ações simples do seu dia a dia podem te ajudar a focar na promoção da sua felicidade e resolução de problemas. Um exemplo de ação com esse foco é fazer uma lista com todas as suas qualidades. Leia essas qualidades em voz alta, focando em lembrar-se de momentos chave em que elas te ajudaram.

Tire um tempo do seu dia para dizer a si mesmo que tem boas lembranças das suas qualidades. Outra ação bastante positiva é ter o hábito de fazer elogios a si mesmo e às pessoas à sua volta. Todos os dias, ao acordar pratique a gratidão dizendo em voz alta que é grato. Agradecer mais e pedir menos é fundamental nessa abordagem, pois nos faz reconhecer aquilo que temos e não focar naquilo que não temos.

No início de cada dia, pense sobre as coisas boas que irão acontecer ao longo dele. Pense a respeito do que haverá de positivo à sua espera. Ainda que haja alguma tarefa difícil pela frente, foque no que há de bom à sua espera. 

Também é uma boa dica investir seu tempo em fazer leituras positivas que te ajudem a delinear uma perspectiva mais leve. Há, inclusive, bons livros sobre Psicologia Positiva, escritos por Martin Seligman:

“Felicidade autêntica: Usando a Nova Psicologia Positiva para a realização permanente”;

“Florescer: Uma nova e visionária interpretação da felicidade e do bem-estar”

Ensinamentos da Psicologia Positiva

De acordo com Seligman, o desenvolvedor dessa abordagem, a Psicologia Positiva nos ensina a importância da resiliência. Ser resiliente significa se adaptar a novas situações sem perder a sua essência. Diante de adversidades, as pessoas resilientes, moldam-se de maneira a conseguir se adaptar, mas sem deixar de evidenciar aquilo que tem de melhor.

Aqueles que adotam a Psicologia Positiva como norte para a sua existência tem uma vida mais saudável apesar e independente de qualquer coisa. As coisas boas passam a ter um peso muito mais significativo do que as coisas ruins.

Sempre haverá dificuldades em nossas vidas, porém, nós podemos escolher quanto da nossa energia será dedicada a elas. A resiliência é justamente reconhecer isso e entender que não precisa sofrer tanto. 

Ao passo que o indivíduo reconhece e dá mais valor para as coisas boas, tende a desenvolver mais qualidade de vida e saúde mental. A vida pode ser mais leve e proveitosa quando direcionamos nossa força e foco para aquilo que nos faz bem. Quando sentir que as coisas não estão caminhando bem, que tal olhar com mais carinho para o que tem de bom na sua vida? 

Tenha em mente que o foco da sua vida quem faz é você, então se escolher olhar para as coisas boas terá um foco positivo!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010