Qual escolher? Emprego Público ou Privado?

O principal dilema que circula entre as duas opções é a indecisão entre estabilidade e segurança financeira ou um desafio diário e o crescimento mais acelerado na carreira. Afinal, qual é mais vantajoso? O que seria melhor para sua vida? As duas carreiras têm suas diferenças tanto no trabalho em si quanto na personalidade do profissional.

Para decidir qual carreira seguir, devem ser avaliados os prós e contras de cada uma, as metas e a opção que melhor se adapta à sua personalidade.

As possibilidades de crescimento no setor privado são bem maiores, no entanto a instabilidade é menor. Para quem busca segurança no trabalho, o setor público se encaixaria melhor. A seleção no emprego público é mais democrática e complicada, pois exige horas de estudo para alcançar boa pontuação nas provas e superar os concorrentes, assim conquistando sua vaga. Enquanto o emprego privado depende de um bom currículo e na maioria das vezes experiência na função que será desempenhada.

Para se destacar na carreira pública, o profissional precisa de muito esforço, disciplina e perseverança, pois somente assim mostrará que merece conquistar gratificações.

A maioria dos cargos públicos oferece vantagens que a grande boa parte das empresas privadas não oferecem: licenças remuneradas, abonos, adicionais, gratificações e aposentadoria com remuneração bem próxima ao salário, são alguns dos exemplos.

Os salários iniciais também são mais atraentes: em geral, estão acima da média do mercado privado. Entretanto, uma empresa privada pode reconhecer e valorizar o seu talento e dedicação com promoções e aumentos mais generosos que os recebidos pelos servidores públicos, que às vezes ganham apenas a reposição da inflação anual, dependendo do esforço do profissional.

Independentemente do setor escolhido, as carreiras têm em comum a competitividade como motivação. Seja para superar um concorrente acertando mais questões em uma prova, ou provando que merece aquela promoção com muito trabalho e empenho.

Além disso, tanto o emprego público quanto o privado necessitam de profissionais atualizados e proativos para desempenharem suas funções com maestria. Uma ótima opção para sanar está dúvida entre o emprego público e o privado é recorrer ao coaching de carreira. É um processo que irá auxiliar na reflexão sobre onde se deseja chegar, valores e crenças do profissional e o ajuda a identificar suas habilidades e capacidades, e, por consequência, ter mais informações para decidir qual caminho seguir. É uma boa técnica para identificar qual carreira o profissional realmente deseja seguir e o que mais se encaixa no seu perfil.

[php_everywhere]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010