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Relacionar-se bem no Trabalho Aumenta as Chances de Sucesso Profissional

11/08/2011 - por Equipe IBC Coaching

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Entenda a importância de construir e manter um bom relacionamento interpessoal

 Ibc Instituto Brasileiro de Coaching - Relacionar-se bem no Trabalho Aumenta as Chances de Sucesso ProfissionalMuitas qualidades são essenciais para quem deseja destaque no mundo corporativo, mas saber relaciona-se bem é fundamental e um fator decisivo para alcançar êxito em todos os setores, profissões e também na vida pessoal. E é fácil entender esta matemática, basta fazer uma pequena autoanálise e você verá claramente que não são apenas suas competências e conhecimentos, ou a falta deles, que ajudam ou boicotam seu sucesso, mas a forma como você se relaciona com seus colegas ou subordinados.

Segundo o escritor Karl Albrecht, um dos mais importantes pensadores e nomes na área da Administração Estratégica, focada em liderança, e autor do livro a “Inteligência Social”, esta qualidade é a Nova Ciência do Sucesso e consiste na habilidade de se relacionar bem com as outras pessoas e conquistar sua cooperação. Esta Inteligência Social (IS) é uma combinação entre a sensibilidade e as necessidades e interesses alheios, sendo chamada por vezes de radar social: uma atitude de generosidade e consideração, além de um jogo de habilidades práticas para ter êxito ao interagir com as pessoas em quaisquer circunstâncias.

È evidente que cultivar boas relações sociais colabora, e muito para que o profissional crie um ambiente de trabalho harmonioso, consiga trabalhar em equipe, e dessa forma mantenha um bom relacionamento interpessoal com seus colegas e colaboradores. A Universidade de Harvard, através de pesquisa, analisou os motivos que levavam as pessoas a serem demitidas e concluiu que mais de 60% dos entrevistados foram demitidos em virtude de problemas interpessoais, o que representa que 2/3 das demissões nas empresas são causadas por dificuldades de relacionamento entre os colegas de trabalho.

Se você se viu nessa situação fique atento às dicas de como superar dificuldades de relacionamento no ambiente de trabalho. Entre as qualidades de quem sabe manter um bom relacionamento interpessoal de qualidade está à capacidade de ouvir o outro, pontualidade na chegada à empresa, nas reuniões, e na entrega de tarefas, saber trabalhar em grupo fortalecendo o espírito de equipe, disponibilidade e boa vontade para fazer tarefas necessárias e, que podem não ter relação com a sua função original, foco total no trabalho durante o tempo na empresa, evitando desviar atenção para assuntos pessoais ou usar a estrutura da empresa para suprir as próprias necessidades e ligações, por exemplo, e sempre colaborar com ideias.

Além disso, é importante manter-se atualizado sobre assuntos ligados ao ramo de atuação da empresa, a sua profissão e às novas tecnologias. Busque sempre novos conhecimentos, seja proativo e não aquele tipo de colaborador que fica passeando pela empresa desestimulando os colegas e espalhando fofocas, pensamentos negativos ou críticas desmotivantes.

Colabore com novos projetos, novas ideias e mostre lealdade aos colegas, ao setor onde atua e a empresa como um todo. E é claro, evite puxasaquismos, pois ninguém gosta de pessoas que vivem tecendo elogios ao chefe de forma exagerada e sem sentido para obter vantagens. Faça seu trabalho, seja solícito com seus colegas, foque sempre em melhorar seu desempenho, seja educado, cortês, confiável, tenha bom senso, respeite o espaço do outro e com certeza terá sucesso. Boa Sorte!
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Comentários

  1. Vera Regina disse:

    Achei muito interessante o artigo. Estou concluindo o curso de Psicologia e fazendo estágio em Psicologia Organizacional. Preciso de mais informações, se puderem me ajudar, de relações no trabalho e como o relacionamento interfere na empresa. Preciso de informações com fonte bibliográfica.

    1. Equipe IBC Coaching disse:

      Olá Vera Regina,
      agradecemos o interesse em nosso trabalho, ficamos muito satisfeito com o prestígio de sua solicitação.
      Nossos artigos e textos são produzidos por nosso presidente, José Roberto Marques, com sua experiência e expertise em Coaching, e seus anos de treinamento e atendimento à organizações.
      Você pode utilizar todo material disponível em nosso site, colocando-o nas suas referências bibliográficas.
      Equipe IBC.



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