Relacionar-se bem no Trabalho Aumenta as Chances de Sucesso Profissional

Colegas de trabalho felizes

Veja os benefícios de bons relacionamentos na carreira.

Há algo que toda pessoa precisa desenvolver na sua vida profissional, independentemente da área em que atua: a capacidade de relacionar-se bem com outras pessoas. Por mais que a atividade desenvolvida seja extremamente introspectiva, em algum momento ela terá que prestar contas a um chefe ou a um cliente.

Portanto, comunicar-se com clareza e com empatia é fundamental para que as relações de trabalho estabelecidas sejam tão harmônicas quanto for possível. Isso permite que o indivíduo conquiste clientes, a confiança dos supervisores, a admiração dos clientes, entre outros atributos que o conduzem a uma carreira de sucesso. Se você deseja crescer na carreira e descobrir como se relacionar bem com todos, continue a leitura a seguir!

A importância de um bom relacionamento interpessoal no trabalho

Muitas qualidades são essenciais para quem deseja destaque no mundo corporativo, mas saber relacionar-se bem é fundamental e um fator decisivo para alcançar êxito em todos os setores, profissões, bem como na vida pessoal.

E é fácil entender essa matemática: basta fazer uma pequena autoanálise e você verá claramente que não são apenas as suas competências e conhecimentos, ou a falta deles, que ajudam ou boicotam o seu sucesso, mas a forma como você se relaciona com os seus chefes, colegas ou subordinados.

Segundo o escritor Karl Albrecht, um dos mais importantes pensadores e nomes na área da Administração Estratégica, focada em liderança, e autor do livro “Inteligência Social”, essa qualidade é a nova ciência do Sucesso e consiste na habilidade de se relacionar bem com as outras pessoas e conquistar a sua cooperação.

Essa Inteligência Social (IS) é uma combinação entre a sensibilidade e as necessidades e interesses alheios, sendo chamada por vezes de radar social: uma atitude de generosidade e consideração, além de um jogo de habilidades práticas para ter êxito ao interagir com as pessoas em quaisquer circunstâncias.

Benefícios de bons relacionamentos na carreira

É evidente que cultivar boas relações sociais colabora, e muito, para que o profissional crie um ambiente de trabalho harmonioso, consiga trabalhar em equipe e, dessa forma, alcance bons resultados, tanto individualmente como em equipe. Nas empresas, quase nada se faz sozinho.

A Universidade de Harvard, por meio de uma pesquisa, analisou os motivos que levavam as pessoas a serem demitidas e concluiu que mais de 60% dos entrevistados foram demitidos em virtude de problemas interpessoais, o que significa que 2/3 das demissões nas empresas são causadas por dificuldades de relacionamento entre os colegas de trabalho.

Além de não ser demitido, relacionar-se bem como todos os que compõem a sua vida profissional também é fundamental para crescer nela. O bom relacionamento permite que você ofereça ajuda, peça ajuda quando for preciso, solicite favores, coloque-se à disposição do outro, compartilhe as suas ideias, aceite as ideias do outro, negocie com diplomacia, mostre o seu carisma, conquiste clientes, convença colegas, enfim, se destaque na sua posição.

É relacionando-se bem com todos, na medida do possível, que você deixará a sua marca por onde passar. Assim, fica mais fácil que você seja lembrado, por exemplo, quando a empresa estiver precisando de alguém para assumir um cargo importante ou a liderança de um projeto específico.

Maneiras para melhorar o seu relacionamento com todos

Se você se viu nessa situação e percebeu que precisa se relacionar melhor com os seus clientes, chefes e colegas, fique atento às dicas de como superar dificuldades de relacionamento no ambiente de trabalho.

1. Tenha noções básicas de convívio em ambientes profissionais

Entre as qualidades de quem sabe manter um bom relacionamento interpessoal de qualidade, estão:

  • Capacidade de ouvir o outro;
  • Pontualidade na chegada à empresa, nas reuniões e na entrega de tarefas;
  • Habilidade de trabalhar em grupo, fortalecendo o espírito de equipe;
  • Disponibilidade e boa vontade para fazer as tarefas necessárias e também aquelas que não necessariamente têm relação com a sua função original;
  • Foco total no trabalho durante o tempo na empresa, evitando desviar a atenção para assuntos pessoais ou usar a estrutura da empresa para suprir as próprias necessidades;
  • Capacidade de sempre colaborar com ideias, sem guardar os seus saberes para si.

Para colocar os pontos acima em prática, fique de olho na própria cultura organizacional da sua empresa, a fim de identificar a forma ideal de realizá-los.

2. Atualize os seus conhecimentos

Além disso, é importante manter-se atualizado sobre os assuntos ligados ao ramo de atuação da empresa, à sua profissão e às novas tecnologias. Busque sempre novos conhecimentos, sendo um profissional proativo, e não aquele tipo de colaborador que fica passeando pela empresa desestimulando os colegas e espalhando fofocas, pensamentos negativos e críticas que desmotivam.

3. Seja responsável e solícito

Colabore com novos projetos e novas ideias e mostre lealdade aos colegas, ao setor onde atua e à empresa como um todo. É claro, evite as bajulações, pois ninguém gosta de pessoas que vivem tecendo elogios ao chefe de forma exagerada e sem sentido para obter vantagens. Faça o seu trabalho, seja solícito com os seus colegas, foque sempre em melhorar o seu desempenho, seja educado e cortês, tenha bom senso, respeite o espaço do outro e com certeza terá sucesso.

4. Entenda que o outro também é importante

É claro que, no ambiente profissional, todo mundo deseja obter destaque, ser ouvido e demonstrar as suas competências. No entanto, tão importante quanto falar é saber ouvir. Nem sempre as nossas ideias serão escolhidas. Pode ser que a ideia do outro faça mais sentido e, nesse momento, é preciso ter humildade e pensar coletivamente. Além disso, tenha especial respeito com quem tem mais experiência em determinados assuntos do que você. A humildade pode abrir muitas portas na carreira.

E você, querida pessoa, como avalia o seu relacionamento interpessoal no trabalho? Você expõe o que pensa? Trata a todos com educação e gentileza? Reconhece a hora de falar, mas também a hora de ouvir? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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