Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

Centrais de Atendimento

Solicite atendimento

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Saiba como montar um projeto motivacional para colaboradores

06/09/17
saiba-como-montar-um-projeto-motivacional-para-colaboradores

O projeto motivacional tem como foco, desenvolver uma cultura organizacional capaz de motivar a todos.

Qualquer empresa, independentemente do seu tamanho e segmento, precisa se atentar a certos aspectos, como infraestrutura, localização, nicho de mercado e público-alvo, para alcançar lucro e se manter atuante. Um peça chave para que todo esse processo funcione é a motivação dos colaboradores, pois a mesma influencia diretamente na entrega de seus trabalhos e consequentemente, nos resultados da organização. Mas como a empresa pode aplicar ações, tanto para aumentar quanto para mensurar a motivação dos profissionais? A resposta está em uma ferramenta chamada projeto motivacional.

Antes de mais nada, é importante contextualizar todas as questões que envolvem o desenvolvimento de um projeto motivacional. De acordo com a Teoria de Maslow, algumas condições são determinantes para que o ser humano desenvolva a sua satisfação, seja ela pessoal ou profissional, são elas: as necessidades fisiológicas, as necessidades de segurança, as necessidades sociais e as necessidades de estima. Nesse sentido, é pertinente dizer que a empresa precisa ser um local capaz de suprir as necessidades do indivíduo, fornecer subsídios para que ele se desenvolva e se potencialize, além de proporcionar experiências profissionais positivas, para que assim, ele se mantenha um colaborador sempre motivado.  

A motivação é a chave de um trabalho de excelência pois é justamente quando se sente motivado, que o colaborador entrega muito mais do que o combinado quando ele foi contratado, encara desafios e oferece resultados de excelência, superando as expectativas da organização. E como manter uma pessoa sempre motivada no trabalho? É exatamente ai que entra o projeto motivacional.

A ferramenta tem como objetivo, construir e desenvolver um ambiente com condições capazes de influenciar positivamente no comportamento dos colaboradores, promover sinergia, produtividade, entusiasmo e uma cultura organizacional capaz de motivar a todos.

Como montar um projeto motivacional

Veja a seguir, os passos para montar um projeto motivacional:

Forma de liderar: é essencial que o líder compreenda que ele é parte fundamental nesse processo, ou seja, suas ações, comportamento, maneira de gerir a equipe, aptidão para lidar com os problemas, entre outras questões de liderança, influenciarão diretamente, seja de forma positiva ou negativa, na motivação dos profissionais.

Conhecer a equipe: o líder deve realizar um diagnóstico em sua equipe, nesse sentido, ele precisa saber quais são os pontos fortes da mesma, seus pontos de melhoria, suas limitações, em quais tarefas os profissionais têm mais dificuldade, as expectativas dos mesmos, os problemas enfrentados, entre outras questões. Dessa forma, o líder consegue identificar que pontos atrapalham a equipe a se manter motivada, alguns exemplos são:

  • Os colaboradores não possuem o conhecimento necessário para desempenhar as atividades;
  • Adversidades pessoais como separação, morte de um ente querido, etc;
  • Falta de perspectiva na organização;
  • Desânimo com a rotina;
  • Dificuldade de comunicação;
  • Ambiente de trabalho desorganizado;
  • Problemas de relacionamento interpessoal;
  • Falta de foco;
  • Profissionais sobrecarregados.

Elaborar o objetivo: com o diagnóstico em mãos, é necessário elaborar o objetivo do projeto motivacional. Nele, o líder estipula que motivação ou motivações ele deseja despertar em sua equipe. Por exemplo, a empresa pode estabelecer como objetivo, aumentar a harmonia da equipe, capacitar de forma mais assertiva os colaboradores, maximizar o foco de todos etc.

Definir a metodologia: após determinar o objetivo do projeto motivacional, chegou a hora de decidir qual será a metodologia aplicada. Alguns métodos utilizados são: treinamentos, dinâmicas de grupo, ações no dia-a-dia como por exemplo, colaborador destaque, aniversariantes do mês, bonificações e benefícios, plano de carreira, entre outros. É importante definir também, o tempo de aplicação dessas ações.

Reestruturar o ambiente: nenhuma metodologia será eficaz se o ambiente de trabalho não for agradável e harmonioso, por conta disso, o líder deve realizar as modificações necessárias para a construção de um local capaz de motivar os profissionais, promover diálogos construtivos, dar oportunidades para a exposição de ideias, respeitar as diferenças de todos e oferecer feedbacks constantes.

Criar metas desafiadoras: é papel do líder criar e traçar metas e ações desafiadoras, porém alcançáveis, para engajar e manter a equipe sempre motivada e assim, alcançar resultados extraordinários para empresa.

Investir em capacitação: independentemente da metodologia traçada no projeto motivacional, é fundamental que a empresa invista na capacitação da sua equipe. Existem diferentes formas de se fazer isso, como por exemplo através de palestras, workshops, cursos de idiomas, entre outras.

Uma metodologia muito utilizada pelas organizações atualmente, é o Coaching. Através de técnicas e ferramentas assertivas, o processo tem como foco, desenvolver habilidades e competências, inteligência emocional e engajamento nos colaboradores, além de minimizar aspectos negativos da equipe, para que assim, eles formem um time de alta performance que entregue os resultados que a empresa deseja.

Benefícios do projeto motivacional

Ao implementar um projeto motivacional, a empresa alcança benefícios como:

  • Maior comprometimento dos profissionais;
  • Maximização da produtividade;
  • Vantagem competitiva;
  • Retenção de talentos;
  • Aumento da confiança;
  • Desenvolvimento do relacionamento interpessoal;
  • Alinhamento dos valores da empresa com os valores da organização;
  • Ampliação dos clientes potenciais;
  • Criação de sucessão para lideranças;
  • Redução da rotatividade dos colaboradores;
  • Alcance do lucro almejado.

O projeto motivacional traz inúmeros benefícios, não apenas para a organização, como também para a qualidade do trabalho dos profissionais. Portanto, é imprescindível que ele seja aplicado da maneira correta, ou seja, diagnosticar de forma precisa o perfil, bem como as características e dificuldades da equipe e assim definir o objetivo exato do projeto motivacional, é fundamental para que o mesmo resulte no aumento da motivação dos colaboradores e consequentemente, no lucro da empresa.

Você já aplicou um projeto motivacional na sua equipe? Quais foram os resultados obtidos? Comente e compartilhe o artigo nas redes sócias.  

Copyright: George Rudy

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais