Demissão: Você está preparado?

Homem segurando suas coisas em uma caixa após ser demitido

Apesar de ser um momento difícil, saber enfrentar uma demissão é muito importante para sua carreira.

Uma das coisas que fazem parte de qualquer mercado é a demissão. Um profissional que não se enquadrar no propósito da empresa pode ser demitido, e este é um processo comum ao qual todos estão sujeitos. Sem dúvidas ser demitido não é nada fácil. 

Além de ser um momento constrangedor para ambas as partes, gera certa insegurança no profissional dispensado do emprego tendo em vista que ele tem sua competência questionada. Por isso você tem que estar preparado.

Mas, já alertamos que dificilmente uma pessoa estará preparada para a primeira demissão. A partir da segunda as coisas se tornam um pouco mais fáceis. E vale o adendo que durante sua carreira é provável que isso aconteça algumas vezes. No artigo a seguir iremos listar algumas dicas de como estar melhor preparado. 

Como se preparar para uma demissão?

Ouvir que você não é mais necessário para a equipe pode gerar uma grande frustração e sentimentos variados. Estar minimamente preparado para esse momento é essencial para não se abater. Quanto mais rápido você se reerguer mais rápido terá a chance de construir um novo caminho. 

A seguir listamos algumas dicas que podem te ajudar a se preparar para esse momento derradeiro e também a se recolocar no mercado. Não perca a confiança em si e lembre-se que sempre é possível recomeçar. 

1. Não desanime

Nesse momento o mais importante é não desanimar. Acreditar em si mesmo e no seu potencial te ajuda a superar essa fase e partir à procura de um novo emprego. Você precisa estar confiante para as entrevistas que fará. Contudo, é importante fazer uma avaliação sincera de si mesmo, falaremos melhor a seguir. 

2. Reveja sua postura

Em alguns casos o motivo da demissão pode ser uma atitude ou postura errada que você adotou no antigo emprego. Por isso reflita sobre a sua caminhada até aqui e tente melhorar para se dar bem em uma nova oportunidade. 

Ter uma boa capacidade de autocrítica é essencial para não continuar cometendo os mesmos erros. Não há como obter resultados diferentes agindo sempre da mesma maneira, não é mesmo? 

3. Vá à luta

Faça uma lista dos possíveis rumos que sua carreira tomará dali para frente, quais as empresas que estão à procura de profissionais com a sua experiência? O que você fazia em seu antigo emprego realmente te satisfazia? Aproveite seu tempo livre para se reciclar e não desanime, novas oportunidades surgirão.

Esse é um excelente momento para colocar a sua rede de contatos para funcionar. Aquele antigo concorrente pode se tornar a sua nova porta de entrada para o mercado. Continue comparecendo a workshops, coquetéis, congressos entre outros eventos. Manter-se em evidência é importante para se recolocar no mercado.

4. Tenha uma reserva de emergência

Para muitas pessoas o grande temor de ser demitido está relacionado somente à questão financeira. Se não houvesse a questão da dependência do salário, não seria algo tão ruim. Por isso, a grande dica para estar preparado para uma demissão é se organizar financeiramente.

Ter uma reserva de emergência tornará esse momento menos impactante emocionalmente. Com recursos para viver bem durante alguns meses ou talvez até alguns anos, o indivíduo terá mais tranquilidade para buscar por uma nova oportunidade. 

5. Tenha um plano para as suas finanças

Além de ter uma reserva de emergência é interessante ter um plano de emergência para as suas finanças pessoais em caso de perda de emprego. Pensar sobre como pode reduzir alguns custos em caso de necessidade pode ser interessante para evitar o fator surpresa.

O que afeta a maioria das pessoas numa demissão é a incerteza sobre poder ou não manter seu estilo de vida. Afinal, será que irão encontrar um novo trabalho rapidamente? Essa é uma questão que pode não ser tão fácil de responder de imediato.

Sendo assim pense quais gastos podem ser cortados nesse caso e como remanejar questões práticas. Essa é uma dica especialmente importante para quem não tem ou tem uma reserva financeira pequena. Ter segurança financeira é fundamental para passar por essa tempestade com mais facilidade. 

6. Tenha planos B, C, D…

Ocasionalmente, é interessante pensar sobre o que você faria se perdesse o seu emprego amanhã. Fazer esse tipo de pergunta a si mesmo te levará a pensar em alguns planos e possibilidades. Considere seriamente quais dessas conjecturas poderiam se tornar realidade.

Você pode pensar sobre abrir seu próprio negócio, fazer um intercâmbio, trabalhar como autônomo ou tentar vaga em outro ramo de atuação, por exemplo. Se eventualmente você for demitido terá essas opções para te ajudar a se guiar. Encontrar um novo rumo nem sempre é fácil, mas fica mais simples com alguma direção.

7. Inteligência emocional

Essa é uma habilidade que contribui para reduzir o impacto dos danos de ser demitido. Uma pessoa que se coloca de forma inteligente emocionalmente diante da situação consegue evitar a extensão das perdas. 

Ficar calmo e pensar de forma estratégica pode ajudar na negociação da sua saída. Conversando é possível encontrar uma boa solução para ambas as partes em termos financeiros e burocráticos. Não se abalar emocionalmente é fundamental para manter as suas atitudes racionais. 

8. Reconheça o seu valor

O mais importante de tudo é ter a consciência de que esse é um processo natural na vida profissional de qualquer um de nós. Além disso, é uma oportunidade para tirar lições valiosas para a vida. Evite se julgar de forma tão severa, reconheça suas eventuais falhas, mas olhe também para os seus acertos. 

Não ser mais considerado adequado para um espaço não significa ser inadequado para todos os outros. A grande questão é você identificar porque não deu mais certo onde estava e se você realmente quer continuar por esse caminho. Quem sabe essa é a sua grande chance de ocupar novos espaços e realizar novas atividades profissionais? 

E você já enfrentou algum caso de demissão? Conte-nos como você lidou com essa situação e lembre-se de se manter sempre firme em seus propósitos!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010