Outubro Rosa: A importância da prevenção

laço rosa

Outubro Rosa: mês de lembrar a importância da prevenção ao câncer de mama.

O IBC – Instituto Brasileiro de Coaching apoia a campanha “Outubro Rosa”, um movimento muito importante que alerta mulheres e homens de todo o mundo sobre a conscientização e prevenção ao câncer de mama. Segundo o Ministério da Saúde, esta modalidade de câncer é hoje a doença que mais causa mortes entre as mulheres no Brasil. 

Existem diversos fatores relacionados ao aparecimento do tumor, entre eles estão o excesso de peso, a falta de exercícios físicos, problemas hormonais, o envelhecimento, o consumo de álcool e histórico familiar de câncer. Este tipo de câncer, além de levar à morte, afeta diretamente o psicológico, a autoestima, a imagem e a sexualidade das mulheres. 

Porém, quando diagnosticado em sua fase inicial, a chance de cura é bastante alta. Quanto antes descoberto, maiores as chances do tratamento ser efetivo. Daí a importância, cada vez maior, da prevenção.

No artigo a seguir iremos explicar com mais detalhes qual é a importância da prevenção para diminuir o impacto da doença na população. A prevenção é sempre o melhor remédio!

O que é o Outubro Rosa?

A campanha Outubro Rosa teve início com a Fundação Susan G. Komen for the Cure, na década de 1990. Contudo, outras organizações também aderiram à causa no decorrer dos anos.

O INCA – Instituto Nacional de Câncer é uma dessas organizações que passou a contribuir para a difusão da causa através da promoção de debates, eventos e apresentações. Durante todo o mês de outubro, o instituto produz materiais educativos a respeito do câncer de mama. 

O principal objetivo dessa campanha é alertar as mulheres e a sociedade em geral a respeito da relevância da prevenção e diagnóstico precoce da doença. O Outubro Rosa, nos últimos anos, também passou a divulgar conteúdos a respeito do câncer de colo do útero. Ao longo deste mês, diversas organizações realizam ações a respeito do tema e divulgam o acesso a serviços voltados para a prevenção de doenças. 

Câncer de mama: a prevenção é fundamental!

De acordo com o INCA, as duas maneiras mais eficazes para a descoberta precoce da doença são o autoexame e a mamografia. Por isso, é fundamental que as mulheres visitem um mastologista e façam o exame das mamas regularmente. 

A maior parte das mulheres deve iniciar a mamografia após os 40 anos. Para aquelas com histórico de câncer de mama na família, o ideal é realizar o exame 10 anos antes. Mas, é importante lembrar que todas as mulheres com vida sexual já ativa podem e devem fazer o exame regularmente também.

Dicas práticas para a prevenção do câncer de mama

Infelizmente, o câncer de mama não pode ser prevenido em todos os casos, contudo, alguns hábitos podem diminuir as chances do desenvolvimento do tumor. Trata-se de hábitos simples que podem ser incorporados à sua rotina.

Confira a seguir a lista de dicas do INCA e que tem reforço das campanhas do Outubro Rosa: 

Não fumar

O cigarro possui em torno de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas. Sendo assim o tabagismo representa um importante fator de risco para o desenvolvimento de cânceres. 

Ter uma alimentação saudável

A alimentação tem um papel determinante para a manutenção da boa saúde. A dica é dar preferência para alimentos de origem vegetal e eliminar da sua rotina os ultraprocessados. 

Peso ideal

É interessante manter-se no peso adequado ao seu biotipo. O sobrepeso pode se tornar um fator de risco para o desenvolvimento de câncer. 

Prática de atividades físicas

Caminhadas, corridas, ioga, dança, entre outras atividades são muito bem-vindas para uma rotina saudável. Escolha uma atividade física que seja prazerosa e dedique-se a ela com regularidade. 

Amamentação

O leite materno é o alimento mais indicado para que as crianças se desenvolvam com saúde. Sendo assim, é importante que as mães amamentem seus filhos para ajudá-los a ter mais uma defesa contra o desenvolvimento de cânceres. 

Reduzir a ingestão de bebidas alcóolicas

O consumo demasiado de bebidas alcoólicas aumenta as chances de desenvolver câncer. 

Vacinas e exames

É importante se vacinar contra a hepatite B e contra o HPV (para meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos). Também é essencial, a cada três anos, realizar o exame preventivo do câncer do colo do útero. Manter o acompanhamento médico é fundamental para identificar alterações. 

Dicas para fazer o autoexame das mamas

O diagnóstico precoce do câncer de mama eleva para 90% as chances de cura do câncer de mama. Também é uma forma de aumentar a qualidade de vida do indivíduo após o tratamento.

Existem algumas formas de detectar o câncer de mama precocemente, sendo uma das mais difundidas o autoexame das mamas. Ele deve ser feito buscando irregularidades, como inchaços, abaulamentos, irritações, dores, vermelhidão, secreções serosas ou sanguinolentas.

Outra dica é observar com especial atenção a retração, espessamento e inversão do mamilo ou surgimento de nódulos. O Instituto Brasileiro de Controle ao Câncer nos informa maneiras importantes de realizar o autoexame, confira:

No banho ou deitada

Coloque a mão direita atrás da cabeça. Deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda suavemente em movimentos circulares por toda mama direita. Repita o movimento, utilizando a mão direita para examinar a mama esquerda.

Diante do espelho

Verifique suas mamas com os braços abaixados. Com os braços levantados, coloque a mão na cabeça e atente-se para mudanças no contorno ou no bico de suas mamas, repita o procedimento também com as mãos na cintura. Por último, aperte delicadamente o mamilo e observe sinais de secreção.

Através do autoexame podem-se identificar possíveis nódulos e dores nos seios e alterações na região próxima às mamas. Por isso, é muito importante lembrar que ele deve ser feito mensalmente, logo após a menstruação, e precisa vir acompanhado da visita ao médico regularmente, verificando alterações nas mamas. 

Mamografia

A mamografia é, atualmente, o único método eficaz capaz de detectar precocemente indícios de um possível câncer. Por isso, não deixe de se prevenir, faça o autoexame e a mamografia.

Lembre-se de que tão relevante quanto realizar o autoexame mensalmente é realizar mamografias periodicamente. Esse exame deve ser feito por mulheres que ainda não apresentam sintomas da doença, mas que estão numa faixa de risco e tenham fatores de risco. 

Quando feita corretamente, a mamografia digital é bastante eficaz para reduzir as chances do desenvolvimento de um câncer agressivo. É uma forma também de reduzir os impactos emocionais sobre a paciente e seus familiares. Os traumas físicos são reduzidos, permitindo mais qualidade de vida após a cura.

Aproveite a campanha do Outubro Rosa para informar-se mais sobre o câncer de mama e o câncer de colo do útero. Compartilhe o conhecimento, espalhando este conteúdo em suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010