Planeje suas metas de forma inteligente

homem planejando metas

Aprenda maneiras inteligentes de planejar suas metas.

Um dia no parque estavam um jovem e seu avô. Enquanto os dois conversavam sobre a vida, o jovem disse que queria tocar os céus. O sábio avô apenas respondeu – “Então, antes, planeje a escada”.

O que o avô queria dizer é simples: precisamos de metas. Sem metas não passamos de loucos correndo sem direção em um campo minado. Uma pessoa sem metas é como um trem sem trilhos.

Todo momento é um bom momento para planejar as suas metas e se colocar em movimento rumo a alcançar o que tanto deseja. No artigo a seguir daremos dicas práticas que você planeje as suas metas de forma inteligente, ou seja, de maneira a facilitar a sua concretização.

Conheça o Método SMART para planejar metas

Para ajudá-los a planejar melhor suas metas, vamos apresentar aqui uma ferramenta originalmente criada pelo pai da administração moderna, Peter Drucker. Trata-se do chamado método SMART – que, traduzido do inglês, significa INTELIGENTE.

O nome do método é um anagrama das palavras (em inglês) que definem os cinco conceitos que o formam: Específica, Mensurável, Atingível, Relevante e Tempo. Veja como utilizar cada um dos conceitos para alcançar suas metas:

Específica

A meta deve conter os detalhes. Por exemplo, se sua meta é reformar sua casa, coloque no papel como você quer que ela fique. Se desejar trocar de carro, imagine de qual marca será o próximo. Com ar-condicionado ou sem? Freios ABS?  Airbags? Que ano? Seja específico, assim a meta se torna palpável. 

Mensurável

Metas devem ser mensuráveis. Quanto você gastará para a reforma da casa ou para trocar de carro? Lembre-se: o que não é mensurado, não pode ser administrado. Como se preparar para realizar uma meta se você não sabe quanto custará realizá-la? 

Atingível

Defina metas alcançáveis para que você possa planejá-las.  Não quero dizer que você não deve ser audacioso e arriscar. Mas, você precisa fazer uma avaliação: como está seu nível de confiança?

Quanto mais metas forem alcançadas, maior será sua motivação para realizar outras. Estar alinhado com a realidade é fundamental. 

Relevante

As metas inteligentes são relevantes. Elas causam mudanças positivas na vida e podem fazer parte de algo mais audacioso. Portanto, gaste seu tempo, força e dinheiro naquilo que realmente seja importante para você. Invista naquilo que tenha valor para sua vida. A relevância se reflete em maior motivação para se manter no caminho. 

Tempo

Defina dia, mês, ano e prazo para a realização das suas metas. Porém, é importante que essa definição considere cada etapa para realizar a sua meta. Sendo assim defina prazos para cada passo para somente então poder concretizar o seu objetivo. 

Você tem que ter em mente que todos esses conceitos estão intimamente ligados. Não adianta apenas especificar apenas a meta e definir o tempo, por exemplo. É necessário que todos eles sejam aplicados.

Metas SMART: quais são os seus benefícios?

Saiba que definir metas com os componentes SMART levará mais tempo do que estabelecer metas comuns. No entanto, tornará mais fácil a concretização das mesmas e o tempo adicional será devidamente compensado. 

Quando não há o devido cuidado para o estabelecimento das metas, é normal que elas sejam esquecidas rapidamente. Confira abaixo mais detalhes sobre os benefícios que definir metas SMART pode trazer. 

1. Mais clareza e alinhamento

Saber aonde se quer chegar é determinante para entender como chegar. Então definir metas claras e alinhadas com a realidade é essencial para garantir que elas terão chances de se concretizar. O uso dos componentes SMART facilita o processo de concretização das metas.

2. Possibilidade de mensuração

Ter metas claramente definidas contribui para fazer a mensuração do quanto os objetivos foram alcançados. A partir dos componentes SMART há a possibilidade de definir indicadores para avaliar a taxa de sucesso. 

3. Metas palpáveis

Ter definido um processo claro para realizar uma meta é essencial para obter sucesso em seus objetivos. Enquanto uma meta é apenas um sonho, não é palpável a ponto de poder ser definida e ter a possibilidade de ser realizada. No entanto, quando existe uma definição clara de como realizá-la, naturalmente, ela se torna mais alinhada com a realidade. 

Dicas para definir sua meta SMART

Quem se interessou em definir as suas próprias metas SMART, vai gostar das dicas que listamos abaixo. Entenda como tornar suas metas alinhadas com os cinco componentes SMART. 

Meta inicial

Para definir uma meta SMART inicie escrevendo a sua meta inicial. Vale dizer que não precisa estar totalmente alinhado com a proposta SMART. Por exemplo, a meta inicial pode ser: “desejo me tornar uma pessoa mais saudável.”. 

Torne a meta específica

Questione-se: a sua meta define exatamente aquilo que você deseja? Se não, é importante reescrevê-la para se tornar mais específica. Seguindo o exemplo anterior: “desejo incluir uma hora de caminhada e corrida no meu dia a dia e me alimentar melhor.”. 

Torne a meta mensurável

É importante considerar se você já definiu como mensurar a sua meta após o objetivo ter sido alcançado. Caso isso não tenha sido feito, ainda adicione uma forma de mensuração do seu sucesso ou fracasso no final do projeto. Por exemplo: “reduzir o colesterol, participar de uma maratona e ter mais disposição para brincar com as crianças.”. 

Torne a meta alcançável

Analisando a sua proposta de meta, é algo que pode se realizar? A sua meta específica deve atender às capacidades existentes. Por exemplo: “alinhar os índices dos exames com as expectativas do meu médico para prevenir doenças e ter mais disposição e saúde.”. 

Torne a meta realista

A meta definida é razoável e está dentro da realidade? É possível alcançá-la de forma adequada? Ainda que uma meta seja ambiciosa, deve estar dentro do que é possível com os recursos que você tem a sua disposição. 

Por exemplo: “adicionar 2 km a cada mês na corrida/caminhada e manter o acompanhamento médico para verificar a melhora dos índices relacionados à saúde, brincar uma hora por dia com as crianças.”.

Atribua um prazo para a meta

Qual é o tempo para alcançar a sua meta? A data para conquistar a meta estabelecida deve ser definida para te conduzir rumo a sua concretização. 

Por exemplo: “diariamente, caminhar por meia hora e correr por mais meia hora, cinco dias da semana, todas as semanas do primeiro semestre do ano. Fazer visitas regulares ao médico, uma vez por mês, durante todos os meses do primeiro semestre. Melhorar os índices de saúde até a metade do ano.”. 

Gostou de saber como definir metas inteligentes? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010