Coaching como ferramenta de aperfeiçoamento pessoal

Mulher de negócios

Confira os benefícios do Coaching para aperfeiçoamento pessoal.

A busca pela plenitude e pela realização pessoal tem crescido a cada dia. As pessoas já perceberam que quando se sentem bem e satisfeitas, tudo ao seu redor funciona melhor. A forma como encaramos as situações cotidianas não dependem de aspectos exteriores, mas do que vem de dentro de nós. 

Por isso, é necessário investir em si mesmo, no desenvolvimento humano, para podermos ser pessoas melhores e mais felizes a cada dia que passa. O Coaching é a melhor ferramenta para a evolução contínua que existe. Conduz ao autoconhecimento e ao aperfeiçoamento de qualidades, despertando o potencial máximo que há dentro de cada um de nós! 

Além disso, o Coaching auxilia na identificação dos pontos de melhoria, visando a transformação interior para melhor! Assim, as pessoas que passam pelo processo entendem que a vida é um eterno aprendizado e que todos nós precisamos estar em constante evolução para alcançar uma vida extraordinária! Continue lendo para saber mais.

O que é Coaching?

O termo Coaching pode ser traduzido para o português como “treinamento”, contudo, a sua aplicação ultrapassa esse conceito. Em linhas gerais, trata-se de um processo em que o Coach (profissional habilitado) auxilia o coachee (aprendiz) a sair de um ponto A e chegar a um ponto B.

Essa é uma metodologia de desenvolvimento pessoal em que o coachee consegue enxergar os seus objetivos e desenvolver estratégias para alcançá-los. Dessa forma, é uma importante ferramenta de aperfeiçoamento pessoal. 

Qual é o principal objetivo do Coaching?

No processo de Coaching, o indivíduo define as suas metas a partir da identificação dos seus desejos, identifica possíveis barreiras e traça um plano de ação. Trata-se de uma prática bastante útil que pode ser utilizada em contextos diversos.

A metodologia pode ser utilizada tanto no âmbito pessoal quanto profissional. É um método em que o coachee identifica seus pontos fortes e pontos de melhoria para conseguir se desenvolver mais plenamente. 

Como funciona a metodologia de Coaching?

O processo de Coaching tem algumas características específicas:

  • A dinâmica consiste na realização de encontros periódicos entre o coachee e o Coach, pode ser presencial ou virtual.
  • O coachee apresenta sua meta ao Coach que fará perguntas poderosas a respeito da mesma. A meta em questão pode ser qualquer uma, o ideal é buscar por um Coach focado na área do seu interesse. 
  • Tendo identificado o principal objetivo do coachee, o coach, faz uma série de questionamentos. Essas perguntas objetivam entender o que impede o coachee de atingir a sua meta.
  • O coachee, com o auxílio do Coach, irá elaborar um planejamento estratégico em que a meta principal será fragmentada em objetivos menores. As etapas do planejamento terão prazo determinado.
  • O Coach acompanhará a realização do planejamento. É bastante comum que os Coaches proponham desafios para os coachees que os ajudarão a conquistar a sua meta. 

O trabalho do Coach não se restringe apenas a definição de metas, mas também a auxiliar o coachee a se manter focado ao longo do processo. Durante as sessões, o Coach observa questões como a autoestima e a autoconfiança do coachee. Se identificar problemas ajuda o aprendiz a superá-los. 

Coaching como ferramenta de desenvolvimento pessoal

O processo de Coaching auxilia o coachee a identificar e realizar metas, porém, não se restringe apenas a esse aspecto. Ao longo da jornada, o coachee é conduzido por um caminho de autoconhecimento em que identifica as suas crenças limitantes. Assim o indivíduo consegue entender o que o impede de realizar seus sonhos.

O Coaching contribui para potencializar uma série de habilidades essenciais para o desenvolvimento pessoal como:

  • Autoconhecimento;
  • Desenvolvimento de inteligência emocional;
  • Identificação dos pontos fortes e de como maximizá-los;
  • Identificação dos pontos de melhoria e como trabalhá-los;
  • Capacidade de comunicação;
  • Organização pessoal;
  • Definição e realização de metas.

Essas são algumas características que o processo de Coaching ajuda a potencializar. No seu processo é possível que você identifique outras, pois cada jornada é individual e traz resultados únicos. 

Quando o processo de Coaching pode ajudar?

Todo mundo que tiver a possibilidade deveria investir no processo de Coaching, pois é excelente para potencializar o seu autoconhecimento. Contudo, existem algumas situações específicas que podem ser contornadas com a ajuda dessa metodologia como:

  • Busca pela ascensão profissional;
  • Desejo de mudar algum comportamento limitante (como a timidez, por exemplo);
  • Necessidade de mudança de perspectiva;
  • Recolocação profissional (mudança de carreira, por exemplo);
  • Busca por desenvolver relacionamentos interpessoais mais saudáveis.

Há muitas situações em que o processo de Coaching pode ser um grande aliado. Se você está buscando fazer uma grande mudança na sua vida pode contar com essa metodologia como aliada. 

Quais são os benefícios do Coaching?

Aqueles que têm a oportunidade de passar pelo processo de Coaching identificam os resultados significativos que essa metodologia oferece. Por ter como foco o desenvolvimento pessoal, a metodologia contribui para o crescimento do indivíduo. 

Confira a seguir alguns dos principais benefícios do Coaching: 

  • Melhora da autoestima e autoconfiança;
  • Mais eficiência na realização de processos diversos (porque o indivíduo compreende a lógica da organização);
  • Compreensão clara de quais são as suas metas;
  • Possibilidade de superar obstáculos;
  • Aumento a produtividade individual;
  • Mais eficiência de maneira geral;
  • Eliminação das crenças limitantes;
  • Desenvolvimento de melhores relações interpessoais.

Passar por um processo que amplia a sua visão de si mesmo, sem filtros e maquiagens, é bastante impactante para promover uma grande transformação. O Coaching é uma excelente ferramenta de desenvolvimento pessoal e pode contribuir para você se tornar uma versão melhor de si mesmo. 

Conclusão

A qualidade de vida não deve ser medida pelo que as pessoas possuem de material, mas sim, pela satisfação e pela alegria de viver! O Coaching mostra como encontrar dentro de si o caminho para essa tão desejada plenitude.

Também ajuda a entender como transcender as barreiras que muitas vezes nós mesmos criamos como defesa e que nos atrapalham a sermos seres humanos completos! Portanto, dedique mais tempo e energia a você mesmo, seja a melhor pessoa que você pode ser e viva a melhor vida que você pode ter! Invista na sua realização, faça Coaching!

Gostou de conhecer mais sobre o Coaching como ferramenta de aperfeiçoamento pessoal? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe este conteúdo com aquela pessoa que precisa ler isso!

Imagem: senivpetro

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010