Como prender a atenção das pessoas em reuniões

Reuniões

Saiba como prender a atenção dos participantes de reuniões

 

A cena é comum: uma reunião de equipe em que somente alguns dos membros estão prestando atenção, enquanto os outros estão distraídos ou entediados. Afinal, quem nunca participou de um encontro profissional assim, não é mesmo? Seja a sua posição como líder ou como liderado.

Prender a atenção de outras pessoas não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. No artigo de hoje, você vai conferir conselhos superimportantes que ajudam os colaboradores que precisam ministrar reuniões. É só continuar lendo para saber quais são!

[php_everywhere instance=”2″]

6 dicas que você precisa saber para não distrair os participantes

Chegou a hora de você parar de sofrer com reuniões desinteressantes. Leia quais são as 6 principais recomendações para quem se esforça para chamar a atenção dos participantes. Confira:

  1. Relevância dos temas: alguns estudos indicam que o espectador decide já no primeiro minuto se vai ou não continuar prestando atenção. Portanto, quando se está à frente de uma reunião é essencial começar com os assuntos mais importantes, contando o tema de maior relevância dentro de cada um deles e só posteriormente entrar nos detalhes.
  2. Foco: os estudiosos dizem que cérebro só consegue se manter focado por 10 minutos, gerando necessidade de mudança de assunto. Ou seja, é necessário trazer novos dados e aspectos para manter o interesse dos liderados no assunto tratado.
  3. Estímulo multissensorial no discurso: o cérebro humano considera fortemente o estímulo multissensorial. Então é muito importante contar uma história, uma anedota ou piada ou algo que faça com que o cérebro se distraia e já na sequência consiga estar atento de novo.
  4. Estímulo multissensorial na apresentação: quanto mais estímulos visuais, auditivos, olfativos e táteis, mais chances há de produzir um impacto relevante. De todos os sentidos multissensoriais, o mais importante é o visual. Por isso, é de extrema importância fazer um documento de apresentação que tenha fluidez, seja didático e que chame atenção.
  5. Faça simulação: treine o que irá falar e mostrar antes da reunião. Além de lhe deixar mais confiante, traz uma sensação de conforto.
  6. Convide somente quem precisa estar no momento: não adianta envolver profissionais em uma reunião em que a presença deles não faz diferença. Analise o tema da conversa e chame quem  necessita ouvir o que você tem a dizer.

Agora que você pôde aprender um pouco sobre como prender a atenção da sua equipe quando estiverem em reuniões. Lembrou-se de mais alguma dica bacana? É só escrever nos comentários!

Usando sua educação contínua a seu favor

O coaching pode ser uma ótima ferramenta para você desenvolver suas habilidades em falar em público e transmitir uma mensagem de forma clara para diversos tipos de audiência. O método permite que você aprenda a evoluir todos os dias para que possa continuar em um processo de transformação positiva constante.  

O método pode ter um viés mais pessoal, relacionado à família, relacionamento, espiritualidade, financeiro, esportivo, emagrecimento, nutricional e de inteligência emocional. Além disso, há o lado mais profissional em que são trabalhados temas como desenvolvimento de carreira e profissão, vendas, recrutamento, liderança, empreendimento e para grupos.

Abaixo você vai conhecer dois cursos do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) que trabalham tanto o lado profissional quanto o pessoal. Além de progredir nesses dois âmbitos da sua vida, você também aprende a como equilibrá-los. Afinal, de que adianta estar super bem de um lado, mas o outro não ser a mesma coisa, não é mesmo? O balanço é essencial para manter um dia a dia saudável e o bem-estar em alta.

A formação Professional & Self Coaching (PSC) do IBC é recheada com conteúdo rico feito por profissionais altamente capacitados. As aulas teóricas e práticas são ministradas por profissionais igualmente competentes que ensinam tudo com profundidade e inteligências. O programa ensina sobre o que é e como exercer o autoconhecimento, autoestima, inteligência emocional e autodesenvolvimento; conceitos e fundamentos do coaching; o que são ops processo de identidade; quais são as crenças limitadoras e como as evitar no dia a dia; quais são os principais pontos da psicologia positiva; o que é aprendizagem acelerativa; quais são os princípios da programação neurolinguística; técnicas de coaching; e muitos outros pontos essenciais para o seu desenvolvimento dentro e fora do trabalho.

Para que as aulas sejam ainda mais produtivas, você participa de métodos efetivos, como a Roda da Vida, Rapport, Tríade do Tempo, Teste de Sistemas Representacionais, Roda da Inteligência Emocional, Roda das Competências entre outros. Para completar, ainda usa a ferramenta Coaching Assessment, que foi validado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e que tem a função de mapear as tendências relacionadas ao comportamento.

Após o término bem sucedido do curso você recebe certificados de Self Coach (metodologia exclusiva do IBC), Life Coach, Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul), Analista Comportamental, Professional e Leader. Além do reconhecimento de instituições internacionais de coaching, como Internacional Association of Coaching, Global Coaching Community, European Coaching Association, Behavioral Coaching Institute e International Coaching Council.

Sim, após a formação você ser um coach! Imagine que incrível poder ajudar outras pessoas a se encontrarem. Quem sabe esse também não é o momento em que você faz uma mudança de carreira? Se você gostou da ideia é só continuar lendo o artigo!

Outra formação muito interessante do Instituto Brasileiro de Coaching é a Business and Executive Coaching (BEC), em que os conhecimento potencializam sua atuação como coach no ambiente corporativo. O programa do curso traz sabedoria a respeito de como funciona o mercado de coaching; como unir o coaching à cultura organizacional; como fazer propostas e projetos referentes a esse método; quais são as características de uma equipe de alta performance; como lidar com a diferença entre gerações; quais são os principais conceitos de liderança; como elaborar políticas organizacionais; como trabalhar o seu autodesenvolvimento combinado com o autoconhecimento e a inteligência emocional; e muitos outros temas relevantes para o seu progresso profissional e pessoal.

No fim das contas, você terá ampliado suas competências para atuar com eficácia na comunicação, negociação, delegação, trabalho em equipe e liderança. O conhecimento é tão potente que você pode aplicar tudo que aprendeu no empreendedorismo, desenvolvimento de projetos pessoais e na estruturação clara dos seus objetivos e metas. Além de você, quem trabalha a sua volta vai conferir sua melhora na criação de planos de negócios, agilidade na gestão de mudanças, participação na tomada de decisão e crescimento na hora de superar as famosas pedras no caminho.

Empodere-se

Com certeza, essas formações irão ajudar você a criar ritmo na sua fala e nas apresentações durante as reuniões. Espere para ver as pessoas super atentas e ansiosas pelas suas reuniões. Agora que você já leu as dicas e aprendeu mais sobre o coaching, é hora de começar a investir na sua educação contínua. Aproveite esse conhecimento e se empodere!

Não espere que alguém indique qual é a melhor forma de você trilhar o seu caminho. Seja você o protagonista da sua história! Você vai ver como uma formação de coaching contribui fortemente para o seu crescimento pessoal e profissional. Além de você mesmo, as pessoas em volta vão sentir a sua transformação positiva!

Gostou do conteúdo? Então, compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos leiam também.

Copyright: 562442005 – https://www.shutterstock.com/pt/g/stockbroker

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010