Gerencie melhor o seu tempo e seja mais produtivo

Submetidos a uma rotina exaustiva, os indivíduos não conseguem gerir seu tempo de forma a incrementar sua produtividade. Confira dicas que elaborei para ajudá-lo | Créditos da imagem: Depositphotos – autor: Wavebreakmedia

Atualmente os indivíduos estão submetidos a uma rotina exaustiva, na qual há a necessidade de conciliar as atividades profissionais com os compromissos pessoais, estudos, exercícios físicos, dentre outros tantos que usualmente não são atendidos no prazo estipulado, dado a sobrecarga e má gerência do tempo.

O tempo é precioso e administrá-lo de modo eficiente ajuda a concluir as atividades de forma satisfatória e sem exigir um desgaste excessivo do nosso organismo. Para que você alcance um alto nível de desempenho no seu dia a dia e logre êxito em suas metas, preparei algumas dicas que vão lhe auxiliar a gerir melhor o seu tempo.

 

Dicas para administrar melhor o tempo

 

Relacione suas atividades diárias em uma lista

Ao fazê-lo, estará ciente de todas as atividades a serem cumpridas naquele dia e poderá se organizar para atendê-las. Para as atividades longas, eleja uma ou duas partes a serem realizadas, atentando-se ao conjunto do trabalho e ao prazo final de entrega. Relacionar as atividades em uma lista evitará que você se esqueça de algum compromisso ou tarefa.

Atribua prioridade e tempo necessário para cada atividade

Estabeleça suas prioridades de acordo com os objetivos que são mais relevantes para você, para sua satisfação. Assim, objetivos secundários que muitas vezes admitem uma extensão no prazo para ser realizado não vão interferir significativamente no cumprimento das atividades prioritárias.

Comprometa-se

De nada adianta você dar início a uma sistemática para otimizar seu desempenho se você o fazer apenas por uma semana. Comprometa-se e descubra os benefícios de tornar esse método em um hábito, evoluindo constantemente no que diz respeito a seu desempenho no dia a dia.

Tenha qualidade de vida

Alimente-se bem e faça exercícios físicos, sua capacidade de concentração vai melhorar e você não estará fraco e desanimado para realizar suas tarefas. É muito importante, também, que você melhore a qualidade de vida no trabalho.

Discipline-se

Determine os seus momentos de descanso para você repor suas energias e mantenha-se firme e compromissado com as tarefas que deve realizar. Ao postergar uma tarefa, você estará acumulando afazeres e isso cada vez mais o desgastará, implicando na redução da qualidade do seu trabalho.

Trabalhe com antecipação

Não deixe para terminar suas tarefas nas datas limites, visto que muitas precisam ser revisadas e adequações podem surgir.

Foco

Atenha-se a uma atividade de cada vez, assim a desempenhará melhor e com mais celeridade.

Trabalhe em equipe

Gerentes de departamentos e responsáveis por equipes muitas vezes centralizam uma grande quantidade de serviço, ficando sobrecarregados. O ideal é que você conheça sua equipe a ponto de saber a quem pode confiar o que, aliviando um pouco a sua carga de trabalho.

Mantenha seu local de trabalho organizado

Mantenha os locais de trabalho e concentração limpos e bem arrumados. Focar-se na sua atividade ficará mais fácil assim e, no momento de iniciar seus afazeres, não necessitará fazer uma faxina todas as vezes que for se sentar.

Determine pausas para descanso no seu expediente.

A cada 2 ou 3 horas, permita-se um descanso breve, para tomar uma água e se levantar da cadeira, alongar o corpo e voltar com mais disposição para o próximo turno de trabalho. Adote essas pausas sistematicamente e verá grande melhoria em seu desempenho.

Relaxe e recupere suas energias

Tenha em mente que você necessita dormir por uma quantidade mínima de tempo para que seu corpo recupere as energias para o próximo dia. Evite deitar-se muito tarde e realize exercícios físicos, que vão lhe ajudar a ter um noite de sono mais relaxante.

 

Atualmente estamos acostumados a desempenhar diversas atividades em um curto espaço de tempo, tratando com pressões e prazos, e isso pode ser difícil de lidar de forma eficiente, atendendo às expectativas. As formações em Coaching podem lhe ajudar muito nesse sentido: através de seus métodos e técnicas propicia uma alta performance profissional e evolução pessoal ao indivíduo, que virá a produzir resultados superiores.

 

E você, como tem gerenciado seu tempo? Comente sua experiência e compartilhe esse conteúdo com amigos e familiares.

[php_everywhere]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010