Lista: 9 hábitos de sucesso

Talvez seja clichê falar sobre “hábitos de sucesso”, mas não existe uma palavra na língua portuguesa para melhor descrever um comportamento aprendido e empregado de forma recorrente: hábito. 

No livro Coaching de Carreira, escrito por José Roberto Marques e Edson Carli, são abordados nove hábitos fundamentais para se atingir o sucesso, que explicaremos de forma um tanto quanto resumida aqui.

Conheça os 9 hábitos de sucesso

Para alcançar o sucesso é essencial definir metas e objetivos, assim como desenvolver hábitos que ajudem nessa caminhada. Confira abaixo os 9 hábitos de sucesso apresentados no livro “Coaching de Carreira”, de José Roberto Marques e Edson Carli:

1. Conhecer-se

Estar sempre em contato com seus gostos, objetivos e experiências é um passo importante para traçar suas ações. É inacreditável o número de pessoas que não avançam por não ter noção do que querem ou almejam. O autoconhecimento é crucial para o sucesso e você pode maximizá-lo com a metodologia Coaching. 

2. Trabalhe suas crenças

Um sistema de “colonização mental” se institui diariamente sobre nós e trabalhar nossos hábitos nesse sentido é fundamental. A emancipação do indivíduo, através de seus hábitos, é que constrói seu caráter. Somos fruto do meio também. A partir dessa compreensão é possível mudar o que está nos impedindo de realizar nossas metas. 

3. Perceba o sistema

Sempre onde há um grupo de pessoas, há um sistema que regulamenta esse convívio social. Analise e aproveite esse sistema da melhor forma possível. Ao longo da leitura desse livro você poderá desenvolver essa habilidade e assim ter melhores resultados a partir de suas relações. 

4. Adonar-se

Do espanhol, aduenãrse significa ser dono de si. Isso representa ser responsável por suas próprias atitudes e pelo trajeto que se traça, seja ele bom ou ruim. As escolhas são suas. Parar de terceirizar as suas responsabilidades contribuirá para que você evolua e cresça como pessoa. 

5. Ter disciplina

O que não significa ser rígido, mas adquirir hábitos firmes e recorrentes como ter uma vida mais saudável, ou sempre procurar boas leituras. Enquanto a rigidez limita seus movimentos, a disciplina dos bons hábitos te liberta para novos horizontes. Para que um comportamento se torne hábito basta praticá-lo com disciplina. 

6. Projetar-se

A capacidade de se enxergar em outras situações ou momentos de sua vida. Desenvolva o potencial de se enxergar em um futuro melhor ou mesmo em uma posição melhor para se encontrar nesse exato momento. Apenas com a capacidade de projeção, podemos estabelecer metas eficazes.

7. Ouvir

Vivemos em sociedade e um dos grandes problemas na atualidade é ouvir uns aos outros. Ouvir não significa apenas escutar, mas acalmar a mente e o seu entorno para realmente ouvir o que o próximo tem a dizer. Apenas ouvindo podemos realmente aprender.

8. Negociar

Antes de sermos profissionais, seja qual for a área, devemos ser negociantes. Vivemos em uma lógica econômica global que não perdoa quem não sabe valorizar ou se dar o devido valor. É fundamental aprender a lidar com o desconforto de avaliar e ser avaliado quantitativamente.

9. Acreditar

Acreditar, seja em um ser superior ou mesmo que seus objetivos vão se realizar é essencial. Afinal, a palavra tem um poder inimaginável que deve ser explorado plenamente. Acreditar é o passo mais importante para a realização. Não tenha dúvidas!

Como um comportamento se torna hábito?

Se você conferiu a lista acima e pensou “esses hábitos me ajudariam muito” saiba que é possível adquiri-los. Inicialmente pode parecer complexo adotar uma nova postura diante da vida. Especialmente se você age de forma oposta ao novo hábito que deseja adquirir.

Querer promover uma mudança é o primeiro passo, pois se você realmente quer algo tem o primeiro impulso para se colocar em movimento. A seguir daremos dicas de como você pode transformar um comportamento em hábito.

Tenha uma meta e os passos para alcançá-la

Para facilitar o seu processo de adquirir um hábito é importante sonhar grande. Estabeleça uma meta audaciosa, mas que possa ser fragmentada em passos. O que você precisa fazer para alcançar a sua meta?

Por exemplo, quem deseja rever as suas crenças deve estabelecer como meta a mudança de uma crença arraigada. Saiba que isso não acontecerá do dia para noite, então fragmente essa mudança em passos, pequenas mudanças que você pode fazer. 

Ao longo dos dias vá realizando essas pequenas mudanças e observe as transformações acontecendo. Quando uma pessoa percebe que está tendo resultados positivos a partir dessas pequenas mudanças tende a se sentir mais motivado a seguir com elas.

Defina uma meta clara e específica

A meta estabelecida deve ser clara e específica para facilitar a sua concretização. Por exemplo, uma pessoa que deseja adquirir o hábito da leitura diária, deve estabelecer “ler 15 minutos por dia”.

Essa definição é melhor do que apenas pensar “ler todos os dias”. A especificidade do objetivo contribui para tornar mais fácil incorporá-lo à sua rotina

Qual mudança você quer na sua vida?

Responder a essa questão é essencial para quem está trabalhando para mudar hábitos. Idealizações concretas fornecem motivação para prosseguir nesse caminho, pois a pessoa identifica o que poderá receber como prêmio se for bem-sucedida.

Por outro lado, quando se tem uma definição pouco clara do que se deseja e do que será ganho com o sucesso não se tem tanta motivação. Basicamente você precisa saber qual será o seu prêmio.

Mantenha o comportamento

Para que um comportamento se torne um hábito é essencial praticá-lo todos os dias. A partir do momento em que um comportamento é incorporado à rotina temos a criação de um hábito. Então, lembre-se de que o conceito de hábito está relacionado à disciplina da repetição. 

Estabeleça uma rotina

Muitas pessoas têm uma ideia errada a respeito da palavra “rotina”. Precisamos desmistificar e dizer que ela não significa algo ruim. Nesse contexto, rotina significa ter horários predefinidos para as atividades recorrentes, de forma a organizá-las. Dessa forma você não gasta energia mental pensando no que fará a seguir, já está definido. 

Gostou das dicas? Então é hora de colocá-las em prática, e lembre-se de compartilhar este post com os amigos para que juntos alcancem resultados extraordinários!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010