Desmotivação: afaste esse mal de sua carreira

Mulher desmotivada

Saiba como se tornar mais motivado no trabalho.

Domingo à noite costuma ser melancólico para algumas pessoas. Isso porque acreditam que a segunda-feira se aproxima para trazer com ela mais uma semana de rotinas e trabalhos desgastantes. São profissionais que não se sentem motivados em seu emprego e que veem mais cinco dias no mesmo trabalho como uma tortura.

Por isso, aquelas frases e imagens exaltando as sextas e “escorraçando” as segundas-feiras são tão comuns nas redes sociais. É como se as pessoas morressem todo início de semana e ressuscitassem ao final. Na verdade, estão perdendo tempo, oportunidades de crescimento ao colocar foco no negativo e desvalorizar essa parte da vida com essas atitudes.

Pessoas desmotivadas em seus empregos passam os dias lamentando e ansiando pelo próximo final de semana. Mas, a vida não se resume nisso e nem é um grande fim de semana. Segundas, terças, quartas e quintas são tão reais e importantes para sua vida quanto os outros dias.

Você quer sair desse modo desmotivado? Então continue a leitura, vamos dar dicas preciosas ao longo do artigo sobre como combater esse mal. Transforme a sua rotina de trabalho através da descoberta da motivação para ir mais adiante. 

Motivação: como se tornar mais motivado no trabalho? 

Há algo sobre a motivação que as pessoas, geralmente, não levam em conta: ela precisa ser renovada constantemente! Assim como disse o palestrante motivacional e escritor americano Zig Ziglar: “As pessoas dizem frequentemente que a motivação não dura. Bem, nem o banho, e é por isso que ele é recomendado diariamente”. 

A seguir reunimos dicas para te ajudar a manter a sua motivação elevada e escapar da armadilha de colocar o trabalho em um registro negativo. Sendo o trabalho uma atividade tão presente em nossas vidas, não dá para achar que só coisas ruins vêm dele, não é mesmo? Então, vamos começar a combater essa desmotivação agora mesmo? 

1. Busque automotivação

Foque seus esforços em atingir seus objetivos profissionais e pessoais de maneira otimizada e plena. Independentemente de qual for seu propósito: realização de uma viagem, mudança de carreira, emprego, promoção, abrir sua própria empresa, por exemplo, não fique esperando que venham te motivar. Isso deve partir de você!

Uma forma de tornar a motivação mais palpável é definir uma meta. A partir dessa meta, considere quais são os objetivos que precisam ser atingidos para que ela se concretize. Basicamente, responda, quais são os passos necessários para realizar aquilo que tanto deseja? 

Com essa lista pronta, vá realizando seus objetivos e comemore cada um deles. Lembre-se de que a cada pequeno passo dado estará mais próximo da realização da sua meta. Ao fazer isso você se sentirá mais motivado, pois compreenderá que está mais próximo do seu intuito.

2. Motive seus colegas 

Aliás, seja você aquele que faz a diferença: motive seus companheiros de trabalho. Busque sempre melhorias contínuas nos projetos. Aceite os desafios; aprenda com seus colegas e superiores. Aja efetivamente e mantenha relações interpessoais harmônicas. 

Uma pesquisa feita com mais de 46 mil executivos revelou que ter um bom relacionamento com as pessoas com quem trabalha está no topo da lista de fatores que motivam a carreira. 

Para ter um bom relacionamento no trabalho é preciso ter bom senso, assumir responsabilidades, ter espírito colaborativo e ser grato. Pratique mais a gratidão no seu dia a dia de trabalho para relacionar ao ambiente profissional algo positivo. 

3. Considere a flexibilização da jornada de trabalho

A empresa em que você trabalha tem abertura para a flexibilização da jornada de trabalho? Se houver a possibilidade de fazer home office alguns dias da semana ou trabalhar em um horário diferente, considere. Essas mudanças podem ser imprescindíveis para se sentir mais motivado com as suas atividades.

Ao adotar o sistema home office você elimina o estresse do trânsito alguns dias da semana. Caso ainda não se fale a respeito de flexibilização na sua companhia, é interessante levar essa pauta para o gestor. As empresas têm muito a ganhar com profissionais mais motivados e interessados em suas tarefas.

4. Procure dialogar mais com seus colegas

A comunicação clara e eficiente contribui para que haja melhores trocas entre os colaboradores de diferentes equipes. Quando o outro compreende as necessidades do colega, tende a ter melhores soluções para oferecer. O diálogo aberto e claro é a base para construir equipes vencedoras.

Quanto melhor o trabalho fluir, mais fácil será manter a sua motivação. Em geral, as pessoas se desmotivam no trabalho porque acreditam que seus esforços não estão surtindo efeito. Fazer o seu melhor e não ter a resposta esperada do outro pode ser bastante frustrante. Mas, nem sempre o outro compreende o que precisa fazer, se houver diálogo eficiente tudo pode ser devidamente resolvido.

5. Seja mais leve

O clima leve é mais propício para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade. Se, ao chegar ao local de trabalho, você sente que está chegando em um lugar ruim, com certeza não ficará motivado. Então, o ideal é buscar ter mais leveza na forma como se relaciona com as suas atividades profissionais.

Além de adotar uma postura mais amigável com seus colegas, é interessante buscar inovar na forma como realiza seu trabalho. Mantenha-se interessado em aprender mais sobre a sua área. Manter-se atualizado, além de ajudar a conquistar uma possível promoção, pode servir para renovar a sua motivação.

6. Processo de Coaching

A metodologia de Coaching pode ser de grande ajuda para mudar de postura profissional. Esse método consiste em compreender as ferramentas internas que já se têm e como utilizá-las para o seu crescimento profissional pleno. O indivíduo é conduzido pelo coach a entender quais são as suas crenças limitantes, de maneira a driblá-las.

Sendo assim, esse processo pode ser bastante enriquecedor e ampliar seus horizontes de motivação. Ter mais autoconhecimento e compreender quais são as suas barreiras pode ajudar a transpor tudo aquilo que te impede de ser mais pleno. A sua capacidade de se automotivar já está dentro de você, só precisa ser aflorada da forma correta. 

Gostou dessas dicas de como se manter motivado? Comente abaixo!

[php_everywhere]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010