Dicas para motivação pessoal

Muitas vezes com a correria do dia a dia é normal nos sentirmos desmotivados. Vários motivos podem ser a causa desse mal: falta de tempo, baixa autoestima, falta de foco, estresse no trabalho, sonhos não realizados, rotina desgastante, fazer o que não gosta e etc.

Nesses dias, lutamos com todas as forças para levantar e sair de casa. Os segundos demoram a passar. Podemos até ter alguns momentos prazerosos, mas, no geral, não sentimos ânimo de fazer absolutamente nada.  O que falta é o combustível mais importante para seguir em frente: a motivação.

A motivação é uma questão pessoal, parte de cada um de nós. Para nos motivar, precisamos ter um propósito. Precisamos sentir que o trabalho que fazemos serve para algo a mais do que simplesmente receber o salário no fim do mês e pagar nossas contas.

Para mudar essa situação, algumas atitudes simples podem fazer grande diferença nesse processo de mudança. Conheça essas atitudes e as utilize a seu favor dando um up em sua vida:

Se goste mais

O primeiro passo para a motivação pessoal é se olhar no espelho e gostar do que vê. Trabalhe seu corpo e mente.

Pratique exercícios físicos, tome sol, cuide de você, do seu bem estar. Valorize seus amigos e trabalhe o seu autoconhecimento.

Estabeleça metas de vida

Embora determinar metas pareça complicado, é necessário. Se você não tem coragem e pré-disposição para lutar pelos seus objetivos de vida, quem o fará por você?

Assuma o controle, pare e pense, quais são seus planos de vida? Logo depois de determiná-los, escreva-os, assim é mais fácil concentrar-se neles e estipular prazos para que possam ser executados.

Promova sua autoestima

A autoconfiança é extremamente necessária para aqueles que desejam crescer na carreira profissional. Ela te livra do medo e principalmente da insegurança que a maioria das pessoas tem.

Exercite essa auto confiança dando pequenos passos. Aceite novos desafios, eles são ótimos motivadores para chegar ao resultado. Quanto mais difícil, melhor o gostinho da vitória. Tome iniciativas, faça coisas novas e não só o esperado. Quando você confia em si mesmo, automaticamente as pessoas também confiarão.

Durma tranquilamente

Tenha noites de sono tranquilas. Não leve para o travesseiro problemas e frustrações do dia. O sono serve para descarregar as energias negativas e descansar para uma nova batalha.

Ao se deitar, reserve um tempinho só pra você, faça uma meditação, ouça uma música relaxante, procure pensar em coisas positivas e tranquilizantes e permaneça nesse ambiente até pegar no sono.

Ao se levantar, procure levar essa sensação de bem estar também para o seu dia. Você ficará surpreso de ver como as coisas poderão ser favoráveis. Tudo isso porque, inconscientemente, sua postura será mais confiante diante das situações, e as respostas tenderão a se alinhar com o seu comportamento harmonioso.

Não desanime se algo der errado

Nem sempre vamos obter sucesso em tudo que fizermos. Algumas vezes, por mais indesejável que seja, acontece de fracassarmos em determinadas situações, o que acaba nos desmotivando a continuar. Mude esse fato, não desanime, as derrotas devem ser o combustível impulsionador para continuar tentando e melhorando sempre. Elas nos fazem crescer e aprender a criar forças para sempre tentar de novo, cada vez melhor.

[php_everywhere]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010