Ter bons relacionamentos no trabalho é motivador

Duas colegas trabalhando juntas e felizes

Confira algumas dicas para ter bons relacionamentos no trabalho.

Em 2011, foi realizada uma pesquisa sobre os fatores motivacionais no trabalho com mais de 46 mil executivos. Os resultados apontaram que um bom relacionamento interpessoal com colegas e superiores é um dos principais fatores de influência para o desempenho na carreira. 

Uma nova pesquisa foi realizada com mais 10 mil pessoas algum tempo depois e o resultado se repetiu. Uma explicação para isso está no fato de sermos seres essencialmente sociais. Cultivar bons relacionamentos com aqueles que nos cercam é parte intrínseca disso.

Além do mais, geralmente, passamos mais tempo com nossos colegas do que com a nossa família. Ter um bom relacionamento com aqueles que nos cercam é essencial para nossa vida, tanto no trabalho quanto em casa. No artigo a seguir iremos abordar com mais detalhes essa relevância e dar dicas de como desenvolver relacionamentos melhores no trabalho. 

A importância dos bons relacionamentos no trabalho

Obviamente, fatores como remuneração e benefícios aparecem no topo da lista dos profissionais. Porém, no dia a dia o que faz realmente diferença é estar inserido em um ambiente organizacional agradável. Quando não existe um mínimo de harmonia entre os colaboradores é natural que os talentos comecem a considerar deixar a companhia.

Independentemente de receber um bom salário, as pessoas também querem qualidade de vida. Viver irritado e discutindo com os colegas não é uma forma de ter uma vida feliz. As pessoas passam entre 8 e 10 horas por dia no trabalho, então o mínimo é ter uma boa relação com os colegas. O tempo de trabalho precisa ser minimamente agradável.

A falta de um bom relacionamento entre os profissionais gera desmotivação. Isso faz com que as pessoas não queiram estar na organização. Conforme esses relacionamentos se tornam mais desgastados, menos produtivas as equipes são. A verdade é que as relações movem os profissionais. Se são boas, movem para o sucesso. Se são ruins, movem para o desejo de sair da empresa.

Boas relações reduzem o estresse

Prazos curtos, dificuldades, competitividade no mercado, entre outros fatores geram grande estresse em profissionais de todos os níveis hierárquicos. Isso acontece em companhias de todos os setores e portes. Uma forma de aliviar esse estresse é se cercar de boas relações no ambiente corporativo.

Conviver com pessoas agradáveis, ainda que não sejam seus amigos íntimos, ajuda a tornar a rotina mais leve. Ter simpatia pelos colegas faz com que o profissional se torne naturalmente mais colaborativo. É um reflexo natural ajudar as pessoas de quem gostamos. O contrário também é verdadeiro. 

Você provavelmente conhece alguém ou já foi a pessoa que sentia uma grande angústia antes de ir para o trabalho. Muitas pessoas passam por isso porque estão em equipes que não têm afinidade e que nem buscaram construí-la. Essa falta de contato e relação faz com que haja essa resistência e esse nervosismo em relação ao ambiente corporativo. 

A virada de chave dos bons relacionamentos no trabalho

Empresas que detectam um clima organizacional ruim, devem investir em ações que ajudem a estabelecer relações mais saudáveis. Conforme os relacionamentos vão sendo construídos de maneira harmoniosa, é possível observar uma mudança de paradigma de produção. Os números das equipes que conseguem se relacionar melhor tendem a crescer. 

O simples fato de se sentir bem durante a realização das atividades já proporciona para os colaboradores uma maior motivação. As pessoas tendem a buscar melhores resultados quando estão inseridos em um ambiente agradável. As conquistas das equipes passam a ter outro sentido se existe essa união. 

Dicas para ter bons relacionamentos no trabalho

Como ficou evidente ao longo do artigo ter bons relacionamentos no trabalho é primordial para se sentir mais satisfeito. As relações contribuem para a motivação e dessa forma para os melhores resultados. Confira a seguir dicas de como desenvolver relacionamentos mais profícuos no ambiente corporativo.

1. Tenha bom senso

Esta sabedoria, como o filósofo grego Aristóteles afirmou, é a capacidade de encontrar o equilíbrio em uma situação e discernir o correto para aquele momento. No dia a dia de trabalho, você irá se deparar com pequenos ou até grandes atritos com colegas. Isso acontece porque as equipes são formadas por pessoas que pensam diferente entre si.

O profissional com bom senso consegue gerenciar esses problemas a partir do controle emocional. Os atritos não devem ser levados para o pessoal, mantenha as questões única e exclusivamente no âmbito profissional. Busque uma forma de resolver a questão sem gerar uma briga. Aquele que sabe dialogar racionalmente desenvolve relações mais sólidas e concretas. 

2. Assuma responsabilidades

Tenha o encargo de fazer além do que lhe é pedido, mantendo o cuidado para não passar por cima de seus colegas ou superiores.  Se você errar, não tenha medo de assumir o erro e não busque desculpas na tentativa de se justificar. Sem drama, assuma-o, tire algo positivo da situação e tenha o cuidado de não cometê-lo novamente.

3. Seja colaborativo e grato

Ajude, sempre que for possível, o seu colega de trabalho. Sempre busque facilitar as tarefas complicadas. E seja grato. Nos dias de hoje, a gratidão é algo raro e de muito valor. Então, quando alguém faz algo bom para você, é válido aprender a agradecer sem nenhum “mas” ou “porém”. 

4. Deixe seus problemas pessoais da porta para fora

Os problemas fazem parte da vida de todo mundo, porém, não podemos deixar que eles “contaminem” nossas relações de trabalho. Isso significa não deixar que questões externas influenciem o seu humor e a maneira como vai tratar seus colegas. Tenha sempre em mente que os seus colegas não têm nada a ver com seus problemas e, por isso, você não deve descontar seus sentimentos negativos neles.

5. Confraternize

Para construir relações positivas com seus colegas é interessante confraternizar sempre que possível. Então, quando puder vá um happy hour e, nos eventos da empresa, procure conversar com as pessoas da sua equipe e de outros setores. Em situações sociais, evite manter apenas assuntos de trabalho. Assuntos pessoais podem e devem ser abordados.

Os bons relacionamentos no trabalho te ajudarão a chegar mais longe na carreira!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010