Novo Emprego? Confira dicas para apresentar uma boa imagem profissional

Você está em um novo emprego. Passou por análise de currículo, dinâmicas em grupo, testes psicológicos, entrevistas com profissionais de Recursos Humanos e gestores. Está contratado. Uma nova etapa em sua vida se inicia.

Porém a avaliação ainda não terminou. Inicia-se o período de experiência, a oportunidade de você demonstrar todo seu potencial e sua imagem profissional. Os primeiros dias são essenciais para que você passe uma boa impressão, tanto de seu profissionalismo, quanto de seu comportamento.

Seguem algumas dicas:

– Vista-se adequadamente: vista roupas de acordo com o ambiente, evite chamar a atenção com decotes e transparências. Se não sabe como as pessoas costumam se vestir, opte por peças neutras e sóbrias, o básico sempre é a melhor pedida. Não exagere no perfume. E para as mulheres, maquiagem leve.

– Demonstre interesse: seja através de sites, amigos ou conhecidos que trabalham ou trabalharam lá, em conversas fora do expediente. Isso dá mais segurança no trabalho; saiba quais os procedimentos da empresa quanto a normas internas, comportamento, vestimenta, uso de celular e outros detalhes;

– Relacione-se: seja simpático e tente se entrosar, mas tome cuidado para não ser invasivo. Procure almoçar com os novos colegas nos primeiros dias, para tentar saber mais sobre como as coisas funcionam na empresa.

– Pergunte: é normal que você tenha muitas dúvidas. Recorra sempre aos colegas mais experientes, mas sem ser chato ou insistente. Lembre-se de que cada um tem seu trabalho e nem sempre seus colegas podem largar o que estão fazendo para ajudá-lo.

– Não exagere na simpatia: tentar ser simpático o tempo todo e com todo mundo pode soar como exagero e falsidade, chegando a ser inconveniente algumas vezes. Contenha-se.

– Seja pontual: cumpra horários, de chegar, almoço, pausas para lanche e saída; atrasos podem passar uma imagem negativa;

– Não fale mal da antiga empresa ou de colegas: as pessoas da nova empresa podem pensar que você fará o mesmo com elas;

– Cuidado com o uso do celular: não fique ao celular, nem em ligação, nem conectado na internet, deixe ele no modo silencioso. Caso ele toque, peça licença e atenda, mas seja breve;

Essas são algumas dicas as quais você pode seguir para causar uma boa impressão no novo emprego. No mais demonstre toda sua capacidade profissional e boa sorte!

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010