Como desenvolver a inteligência emocional

lampada co metade coração e metade cerebro

Quem é emocionalmente inteligente sabe reconhecer, aceitar e gerenciar suas emoções.

Fundamental para exercer a habilidade de liderança, ter inteligência emocional significa saber organizar os sentimentos de forma estratégica para alcançar suas metas. Quem é emocionalmente inteligente sabe reconhecer, aceitar e gerenciar suas emoções, mantendo a harmonia entre sentimentos e razão.

A inteligência emocional é também uma importante ferramenta para compreender e gerenciar as emoções daqueles à sua volta. É importante ressaltar que o conceito não está relacionado ao QI (Quociente de Inteligência), pois são aspectos controlados por partes distintas do cérebro.

Mais um fator relevante é que a inteligência emocional pode evoluir e aumentar ao longo da vida. No artigo a seguir listamos dicas para ajudar nesse desenvolvimento, assim você será uma pessoa emocionalmente mais estável. 

Desenvolva sua inteligência emocional

É possível desenvolver a inteligência emocional por meio de técnicas que trabalham as competências individuais. Para isso, é essencial focar no desenvolvimento de algumas áreas. Conheça abaixo as áreas que devem ser exercitadas.

1. Eu me conheço

Esta é a área do autoconhecimento e da sinceridade que cada um tem consigo mesmo. É a capacidade de avaliar suas próprias habilidades de forma verdadeira, abrindo-se para feedbacks e para o reconhecimento de como as emoções afetam seu desempenho e sua maneira de agir. 

Antes de enfrentar um desafio, tente entender qual tipo de emoção você sente no momento e como pode pensar e agir diferente nesta situação. Se sabe que algo te desestabiliza, pode se preparar para agir com racionalidade. Conhecer seus sentimentos te permite se preparar. 

2. Eu me gerencio

Aqui, o foco é o autocontrole, que te permite pensar antes de agir. Esta é a capacidade de administrar seus impulsos para não perder o controle, de adaptar-se às situações, além de ter flexibilidade e foco nos momentos de pressão. 

É importante sempre ter um objetivo em mente, determinando quais os passos para conquistá-lo. Pense, ainda, em que tipo de comportamento você deve ter para alcançar seu objetivo. Uma dica é ter em mente que perder o controle dos seus sentimentos não ajudará a concretizar as suas metas. 

3. Motivação

Para alcançar os objetivos pessoais, é preciso estar pronto para agarrar as oportunidades, superar os obstáculos e aprender com os erros. Trabalhe constantemente na busca por resultados positivos, e esteja sempre motivado. Tente analisar se suas decisões são motivadas pelo medo de perder ou pela esperança de ganhar.

É interessante escrever em folhas de sulfite frases relacionadas aos seus objetivos. Coloque essas folhas em lugares que você veja constantemente para que possa manter o seu suprimento de motivação em alta. 

4. Eu conheço os outros

Nesta fase, é preciso demonstrar sensibilidade ao ponto de vista do próximo, conquistar a confiança alheia e, se possível, aumentar o nível de satisfação dos outros. Tente sempre enxergar as diferenças como uma oportunidade de desenvolvimento. 

Faça uma avaliação sobre sua capacidade de se colocar no lugar do outro, e liste as qualidades, talentos e dificuldades das pessoas à sua volta. Reavalie as ideias pré-concebidas que você tem do seu chefe, clientes e liderados, e veja que elas podem não passar de preconceitos.

5. Eu gerencio os outros

Esta é uma forma de exercitar a liderança situacional, gerenciar conflitos, colaborar, trabalhar em equipe, construir liderança e desenvolver os outros. Nesta fase, é possível observar a capacidade de lidar com pessoas difíceis.

Para conseguir fazer esse gerenciamento, é essencial ter seguido a dica acima. Quando você exercita a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro, se torna mais simples entender as atitudes alheias. A partir desse entendimento é mais simples tomar atitudes positivas em relação ao outro.

6. Eu me permito ser mais leve

Um dos pontos mais relevantes para o desenvolvimento da inteligência emocional é aprender a reduzir os sentimentos negativos. A melhor forma de trabalhar com as emoções negativas é evitar conclusões precipitadas.


Você é o tipo de pessoa que sempre espera o pior? Se sim, saiba que é importante esperar o melhor e se preparar para o pior. Isso significa estar emocionalmente estabilizado para os acontecimentos ruins, mas enxergando as melhores perspectivas.

7. Eu lido com meu estresse e ansiedade

Todo mundo enfrenta alguma situação que gera ansiedade e/ou estresse na vida. Saber enfrentar esses momentos com inteligência emocional significa não se desestabilizar. Manter a calma e a tranquilidade é determinante para chegar às melhores soluções.

Aquele que se deixa desesperar pela situação acaba tendo que enfrentar mais dificuldades. O nervosismo impede a pessoa de pensar com clareza e isso pode levar a uma série de outros infortúnios. Lavar o rosto com água fria e respirar fundo pode ajudar.

8. Eu entendo que preciso de tempo

Desenvolver a inteligência emocional é um processo gradual e lento. Isso significa que é importante não ter pressa. Os sentimentos negativos não precisam ser eliminados de um dia para o outro. Você deve eliminá-los permanentemente e não superficialmente.

Refletir a respeito das suas emoções te ajudará a entender porque elas aparecem, o que as desperta. Compreenda que você precisa do seu tempo para resolver consigo mesmo as causas dos seus problemas.

9. Eu prefiro responder ao invés de reagir

Os estudos a respeito de inteligência emocional concluíram que o cérebro emocional responde mais rapidamente aos acontecimentos do que o cérebro pensante. Exatamente por isso, é essencial ter atenção às suas ações. Assim, é possível responder e não simplesmente reagir sem nenhum embasamento.

A reação desprovida da reflexão consiste em um processo que nos leva a agir inconscientemente. Assim expressamos emoções instantaneamente. Por sua vez, a resposta é um processo consciente em que você pode decidir como se portar. Respire fundo e evite agir de forma impulsiva.

10. Eu crio um ambiente positivo

Ao criar um ambiente positivo para si, você também está oferecendo isso às pessoas à sua volta. O fato de aqueles que convivem com você estarem inseridos nesse ambiente saudável, faz com que também ampliem sua capacidade de responder ao invés de agir.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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