Comunicação Interpessoal nas Organizações

Comunicação Interpessoal A comunicação deve ser fluída e sem ruídos para que torne-se mais eficaz

 

comunicação interpessoal é, de maneira concisa, a troca de informações entre dois ou mais indivíduos. Basicamente, trata-se de passar e receber mensagens entre indivíduos, seja através da fala, da escrita, da mímica e até mesmo dos meios modernos que temos hoje em dia, decorrentes da tecnologia, como é o caso dos SMS, e-mails, fotos, vídeos, mensagens instantâneas de aplicativos e por aí vai. 

Se você passou pelo seu vizinho hoje de manhã e acenou para ele, automaticamente teve uma interação com comunicação interpessoal. Óbvio e simples, correto? Para quem lida cotidianamente com pessoas, o processo não é tão simples e fácil assim como parece, de modo especial, nas organizações. 

Um cuidado que devemos ter é com a maneira como passamos as mensagens que queremos que outra pessoa receba. Aliás, quantos casos você conhece de indivíduos que entraram em conflito simplesmente por causa de uma comunicação com ruídos? A mensagem desejada não é passada, o locutor é mal interpretado e isso causa um desconforto entre duas partes, que podem chegar a brigar por situações que poderiam ser resolvidas de outra forma.

Por este motivo é que hoje vou falar um pouco mais sobre a comunicação interpessoal dentro das empresas e também da forma como ela pode ser melhorada, para que gere resultados positivos para todos os seus membros. 

Acompanhe-me nesta poderosa leitura e confira!

[php_everywhere instance=”2″]

A importância da comunicação interpessoal nas organizações

Diversas competências comportamentais são valorizadas no ambiente empresarial, entre elas as habilidades de liderança, automotivação, trabalho em equipe, criatividade e muitas outras, que destacam-se e são diferenciais que as empresas buscam encontrar em seus colaboradores. 

A excelência na comunicação interpessoal também é item fundamental para o sucesso de líderes, profissionais, equipes e empresa, de forma geral, uma vez que ela evita que conflitos gerados por uma falhas e má interpretação se tornem algo constante e recorrente nos meios corporativos.

Por ser tão importante, conforme pudemos observar, isso resulta num grande desafio, tanto para gestores quanto para colaboradores, já que as empresas têm buscado cada vez mais profissionais com estas habilidades e principalmente com uma comunicação interpessoal assertiva. 

Isso porque essas pessoas têm maior facilidade em passar ideias de uma maneira que todos possam entender, sem causar desentendimentos, que geralmente são decorrentes de simples falhas. 

Além disso, um profissional que não tenha dificuldades com esse tipo de processo consegue, sem problemas, conversar com sua equipe, de forma clara, passando feedbacks que serão facilmente entendidos pela pessoa que o está recebendo.

Uma pesquisa realizada pelo psicólogo americano e professor emérito da Universidade da Califórnia (UCLA), Albert Mehrabian, constatou que as formas de comunicação não verbais, realizadas por meio de gestos, postura corporal e contato visual, são 55% mais impactantes no ambiente de trabalho, do que outras, por ser uma forma universal de relacionamento entre as pessoas.

Ainda segundo o pesquisador,  38% do impacto da comunicação reside no tom de voz das pessoas e apenas 7% nas palavras propriamente ditas. Neste sentido, desenvolver as habilidades de comunicação não verbal e verbal, portanto, é essencial para potencializar os resultados e construir harmonia nas relações interpessoais.

Ao considerar esses dados, é fácil entender que se comunicar não envolve apenas o ato de falar, mas também a maneira com a qual são levadas essas informações às outras pessoas. A linguagem corporal, o tom de voz e o que você fala, de fato, influenciam na forma que o seu receptor receberá a mensagem que você está tentando passar. 

Dessa maneira, é preciso prestar atenção em como você se porta perto das pessoas com quem interage, como fala com elas, qual o tom de voz que usa e como gesticula. Ao não se atentar a algum desses pontos, você pode acabar causando ruído em uma mensagem que você está tentando passar.

Dicas para uma comunicação interpessoal eficaz

A efetiva comunicação interpessoal nas empresas é um dos principais itens e que é fundamental para o sucesso, tanto de líderes quanto de liderados, e consequentemente para o alcance dos resultados planejados pela organização. Imagine um gestor que não consegue passar demandas, ou tem dificuldade em explicar de forma clara a finalidade de uma ação, projeto, de compartilhar seus conhecimentos ou dar um feedback. Certamente, os colaboradores sob sua gestão terão dificuldades em entender as tarefas que lhes foram concebidas, bem como executá-las com exatidão.

Agora presuma o contrário, um colaborador que não consegue responder de forma clara seu líder, relatar suas atividades, seus resultados, compartilhar suas ideias e relacionar-se bem com os colegas. Em ambos os casos há algo de impróprio na forma de se comunicar, e que necessariamente precisa ser melhorado e de maneira urgente.

Por isso busque aperfeiçoar sua comunicação. O domínio desse recurso possibilita que os colaboradores e líderes possam conhecer-se melhor, realizar projetos juntos, dar feedbacks, receber orientações de forma madura, interagir e alcançar melhores resultados para empresa, como também alcançar qualidade nas relações interpessoais, tanto dentro como fora do ambiente de trabalho.

As habilidades de comunicação interpessoal ajudam no desenvolvimento da carreira, ou desenvolvimento profissional porque, apesar de parecer algo simples, o pequeno ato de transmitir uma mensagem com assertividade pode trazer grandes benefícios, não só para a carreira do indivíduo, mas para a empresa como um todo.

É essencial que as pessoas trabalhem a comunicação interpessoal, justamente para que suas ideias e mensagens sejam passadas de uma maneira efetiva e eficaz, o que irá colaborar para o bom encaminhamento da empresa e da realização de tarefas entre todas as equipes ali existentes. E, por este motivo, abaixo estão algumas dicas importantes para melhorar a comunicação interpessoal:

Linguagem corporal

É extremamente essencial, durante a comunicação não demonstrar linguagem corporal de maneira negativa, já que a primeira impressão é sempre a que permanece. Sendo assim, é necessário sempre tomar cuidado e analisar seus gestos, comportamentos e atitudes  que está transmitindo. 

E este fato se torna importante também porque uma comunicação consiste em mais de 50% de linguagem não verbal, ou seja, linguagem corporal. Então, se esta, estiver sendo exibida através de sinais negativos para outro, a mensagem, provavelmente, será mal interpretada.

Não interrompa 

Durante o momento em que outras pessoas estiverem em um diálogo, evite interrompê-las, pois isto pode ser visto como um ato negativo, uma vez que ninguém gosta de passar por este tipo de situação, já que atrapalha o raciocínio e dificulta o engajar do pensamento da pessoa. Caso haja a necessidade de uma interrupção, aguarde o momento ideal para tal. Outrossim, pergunte ao interlocutor se pode interrompê-lo e sempre peça desculpa, justificando o motivo de fazê-lo.

Pense e reflita antes de falar

Sempre pense antes de falar, tenha em mente como as palavras serão registradas e qual a maneira que afetarão a pessoa no diálogo. É necessário que exista uma conexão e envolvimento com o outro, o que demonstrará respeito e que realmente você se preocupa com o assunto da conversa.

Ouça na essência 

A capacidade de ouvir com cuidado o que uma pessoa está dizendo e tentando expressar é uma habilidade importante e é seu dever se concentrar nisso enquanto há uma comunicação com outras pessoas. 

Se a capacidade e habilidade de ouvir na essência é utilizada, a conversa flui de forma mais fácil e confortável, uma vez que você está verdadeiramente escutando o que a outra pessoa está falando, reagindo sempre de forma positiva. Durante este processo, um sinal é enviado a outra pessoa o que mostrará que você se importa e se preocupa com o assunto em questão. 

Responda com educação

É normal que algumas pessoas se sintam ofendidas e sintam a necessidade de se defender ou até mesmo atacar durante as conversas, caso percebam que estão sendo também atacadas. 

Se você tiver este perfil de comportamento, entenda que, se alguém está lhe dando um feedback ou indicando um possível erro seu, não há motivo para se exasperar ou criar a necessidade de se contrapor. 

Sempre que possível haja com neutralidade e transparência, para que a real mensagem que a pessoa está tentando lhe passar seja captada em sua totalidade. Sendo assim, o equilíbrio sempre deve ser mantido na conversa, para que todos os presentes se sintam incluídos e tenham uma parte na discussão.

Não mude de assunto

Tente sempre manter o assunto da discussão, para que assim se mantenha a relevância que o processo de comunicação tem. É importante respeitar o que vem sendo falado, para que não haja necessidade de trazer conteúdo não relacionado ao debate, uma vez que todo o conceito da conversa acaba por se tornar menos significativa com a mudança do assunto.

Expresse suas ideias com confiança

Seja sempre confiante nas ideias expressadas. É importante manter a confiança do que está em pauta, aprimorando suas palavras, aumentando a sua performance, e o nível de segurança que outras pessoas têm com relação a você. Isso facilitará a conversação durante todo processo de desenvolvimento da comunicação interpessoal.

Mantenha a “mente aberta”

É importante estar sempre apto a receber novos comentários, e, às vezes, é bom, também, retroceder e ser receptivo ao feedback. A comunicação é um processo que possui dois significados e é necessário permanecer assim.

Obrigatoriamente deve-se ter a possibilidade de ter este retorno vindo da outra pessoa, além de informar o mesmo de maneira honesta sempre que lhe for necessário e possível.

[php_everywhere instance=”2″]

Impacto da comunicação interpessoal dentro das empresas

Além de impactar as pessoas, a comunicação interpessoal também pode afetar muitas áreas da empresa. Confira algumas delas a seguir:

Gestão Executiva

Simplesmente pelo seu cargo e a essência de sua função, os gestores devem obrigatoriamente possuir uma comunicação interpessoal eficaz. Caso contrário, será bem difícil liderar uma equipe.

Ter habilidade para se relacionar com as pessoas faz com que haja confiança e cooperação no local de trabalho. Além disso, a comunicação eficaz ajuda a evitar desperdício de tempo, pois elimina a necessidade de falar sobre assuntos que não foram compartilhados da maneira correta.

Vendas

No âmbito das Vendas, a comunicação interpessoal adquire uma força maior, ou seja, ganha um peso a mais. Afinal, são os profissionais deste campo que estão em contato direto com o cliente, aqueles que proverão os resultados positivos que a empresa almeja. Quando a mensagem dos vendedores não é transmitida com êxito, todo o processo de vendas também tende a falhar. 

Marketing

O Marketing é uma área estratégica para a atração de novos clientes. É o elo entre a corporação, os consumidores e o mercado em geral. A maneira como ele se comunica deve ser acompanhada com proximidade e cautela, até mesmo no relacionamento com fornecedores. Quando esta mensagem que se deseja transmitir obtém alcance de maneira esperada, é provável que os resultados sejam os mais satisfatórios possíveis.

Atendimento

O atendimento é a porta de entrada da sua corporação. Como possui ligação direta com o cliente, a responsabilidade do Atendimento é até mesmo maior do que outros setores ali dentro. E pode-se dizer que ele é a expressão e a voz da organização. Por isso, a comunicação interpessoal tem um essencial papel nesse departamento.

Recursos Humanos – RH

Já neste ambiente, a comunicação interpessoal pode ajudar a reduzir conflitos entre os profissionais, promovendo uma relação harmônica e estável entre os colaboradores no local de trabalho. 

A razão disso se dá porque as pessoas, desde um funcionário do atendimento até o diretor da empresa, ao se expressarem com clareza, possivelmente irão gerar menos atritos, já que as mensagens serão entendidas por todos os colaboradores. 

É dever de todos dos profissionais desta área a intersecção entre os relacionamentos existentes, bem como a promoção relações internas positivas. Além disso, outro fator importante é que o RH não deixa que barreiras físicas entre as pessoas sejam criadas, o que evita distrações, que futuramente podem atrapalhar o processo da comunicação.
Viu como a comunicação tem importância particular dentro de uma empresa e também fora dela? E importante trabalhar para potencializá-la constantemente, pois somente assim será possível alcançar resultados extraordinários na carreira e nos negócios. 

Como a comunicação acontece dentro da sua empresa? Os resultados são positivos ou precisam ser melhorados? Deixe nos comentários a sua opinião sobre o tema e lembre-se de continuar acompanhando nossos conteúdos diários.

Copyright:116233960 – https://www.shutterstock.com/

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010