Fechar
Para trilhar seu caminho você precisa dar o primeiro passo
Valor do curso: Gratuito
Preencha o formulário e aproveite esta oportunidade incrível
Qual sua profissão atual/área de atuação?*
Administrador / Gestor / Líder
Psicólogo / Psicanalista / Terapeuta
Empresário / Empreendedor / Dono de Empresa
Consultor / Vendedor
Professor / Pedagogo / Treinador / Palestrante
Outros
O que você procura com o coaching?*
Quero multiplicar o Coaching dentro da empresa onde trabalho.
Sou psicólogo ou psicanalista e quero ampliar as possibilidades de trabalho.
Quero usar as técnicas para aplicar na minha carreira e me destacar no mercado.
Busco o autoconhecimento e minha evolução pessoal.
Quero melhorar minha liderança e a performance da minha equipe.
Quero me tornar um Coach e viver disso.

10 Dicas de como ser uma pessoa mais calma e equilibrada no serviço

08/08/17
pessoa-equilibrada
O equilíbrio emocional é essencial para que o colaborador não prejudique o ambiente de trabalho em que está inserido e os resultados da empresa.

Inúmeras situações no dia-a-dia corporativo podem fazer com que uma pessoa perca a calma, sejam fatores externos como; um desentendimento com o colega de trabalho, um projeto que não foi aprovado, um feedback negativo ou fatores internos como; desmotivação, ansiedade, quebra de expectativa, questões pessoais, etc.

Essas e outras situações, podem desestabilizar o emocional do colaborador, causar problemas em sua saúde física e mental, prejudicar o relacionamento interpessoal de todos, afetar na entrega de resultados, depreciar a imagem e a carreira do profissional e interferir negativamente no ambiente de trabalho.

Nesse sentido, independentemente do cargo e função do colaborador, ele deve manter o seu equilíbrio emocional e a calma diariamente, dessa forma, o profissional será capaz de lidar com as pressões do meio corporativo, manter sua produtividade, em alta e se destacar no mercado. Mas afinal, como manter o equilíbrio emocional na rotina de trabalho? Conheça a seguir, algumas dicas:

Controle as expectativas

Quando temos expectativas e as mesmas não são alcançadas, nos decepcionamos e acabamos perdendo o equilíbrio. Por isso, quando uma expetativa não se tornar realidade, tente ser flexível e se adaptar à sua realidade.

Aprecie suas conquistas

Toda trajetória profissional é marcada por conquistas, seja grato a cada uma delas e analise todas as situações positivas que você já viveu em sua carreira e te trouxeram até aqui, isso diminuirá o seu estresse e contribuirá com o seu equilíbrio emocional.

Foco no positivo

Viva, pense e lide com todas as situações do seu trabalho de forma positiva e sob uma nova perspectiva. Evite pensar de forma negativa sobre as situações, isso só aumentará o seu medo e frustração.

Não se preocupe com o que não pode ser mudado

Algumas circunstâncias no meio corporativo, por mais que você se esforce, não poderão ser mudadas. Nesse sentido, não se preocupe com aquilo que você não pode alterar, isso só sugará a sua energia e equilíbrio. 

Não discuta

Todo debate é bem-vindo e produtivo no ambiente de trabalho, pois através dele, todos têm espaço para expor suas ideias e contribuir positivamente com os processos da empresa. Porém, o resultado é outro se você transforma uma simples conversa em uma discussão. Para evitar esse contexto, ouça com atenção os argumentos da outra pessoa, converse com calma, utilize um tom de voz adequado e se for necessário, reflita sobre a relevância do assunto e altere o motivo da conversa.

Evite fofocas

Os corredores da empresa podem ser marcados por conversas paralelas e fofocas, mas cabe a você, decidir se essa conduta nada positiva fará parte do seu dia-a-dia de trabalho. A fofoca nunca traz benefícios e não acrescenta nada, nem para você, nem para a empresa, aliás, ela só serve para criar causar lacunas na cultura organizacional e nas atividades diárias.

Tenha uma vida saudável

Durma bem, controle o consumo de cafeína durante o expediente, pratique exercícios, coma alimentos saudáveis e na hora adequada. Essas e outras ações são capazes de repor suas energias, melhorar o seu raciocínio, diminuir sua ansiedade e te manter uma pessoa calma e equilibrada. 

Escute música

Algumas empresas e funções permitem que o profissional trabalhe escutando música sem que suas atividades sejam prejudicadas. Se esse for o seu caso, procure escutar músicas de estilos que você sabe que te acalmam e podem influenciar positivamente no seu estado de espírito.

Faça uma pausa

Pausas durante o expediente são fundamentais para que você consiga se manter produtivo e equilibrar o seu estado emocional. Os momentos de descanso podem ser crucias para que você visualize determinada situação sob uma nova ótica e organize suas ideias.

Reconheça seus pontos de melhoria

Todo ser humano é dotado de qualidades e pontos de melhoria, afinal, somos diferentes uns dos outros e é isso nos faz únicos. Portanto, reconheça aquilo que você precisa mudar, peça ajuda quando for necessário, fique à vontade para tirar dúvidas e receber sugestões. Isso fará toda a diferença para que você se torne um ser humano mais calmo e evoluído.

Todo passo que damos na vida precisa de esforço e dedicação para que comportamentos e hábitos nocivos sejam eliminados. Muitas vezes, por mais que reconhecemos que algo precisa ser mudado, não conseguimos sozinhos. Nesse sentido, o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, está com vagas abertas para o treinamento Desperte o Seu Poder, uma imersão de alto impacto onde você entrará em contato com todos os ciclos necessários para dominar suas emoções, criar uma programação mental positiva e alcançar a mudança desejada.

Saiba mais!

Copyright: Pressmaster

 

Compartilhe esse post

Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

Deixe seu comentário

Seja um Coach!

Concordo com a Politica de Privacidade Ao concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC

Redes sociais