13 dicas de como melhorar a relação com os colegas e ser bem-humorado no trabalho

Uma vez que as pessoas passam a maior parte do dia no trabalho, manter uma relação de boa convivência é fundamental.

 

As constantes cobranças do meio corporativo, a alta concorrência do mercado e a busca por processos e estratégias que tornem as empresas mais lucrativas podem fazer com que o ambiente de trabalho se torne um lugar tomado por confrontos, rivalidades e tensões. Porém, as coisas não devem ser assim, especialmente porque é no trabalho que as pessoas passam a maior parte do seu tempo.

Neste contexto, manter a boa convivência e fazer a sua parte na construção de um ambiente de trabalho harmonioso é essencial para manter a saúde física e mental de todos da empresa, aumentar a produtividade dos colaboradores, e também garantir bons resultados para o negócio.

O bom ambiente no trabalho também favorece a convivência no sentido do trabalho em equipe. Pessoas que se dão bem tendem a trabalhar com tranquilidade e, juntas, encontram uma sinergia interessante que vai favorecer bastante a organização.

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Outro ponto interessante para a empresa é que um local com um ambiente favorável também reduz a rotatividade de colaboradores. Quando estamos felizes, atuando num lugar onde todos se dão bem e tudo é mais leve, fica difícil desanimar e procurar outra oportunidade, não é mesmo? Nesse sentido, vale a pena investir em um bom ambiente para garantir essa segurança entre as pessoas.

Dicas para melhorar o ambiente de trabalho

Melhorar o ambiente de trabalho não é uma tarefa fácil. Por vezes, cabe a empresa tomar algumas precauções, incentivar algumas práticas e prezar sempre pela harmonia para criar um bom ambiente que seja favorável no dia a dia. Mas, assim como todas as grandes mudanças do mundo, tudo começa com cada um fazendo sua parte. Nesse sentido, separamos algumas dicas abaixo de como você pode fazer a diferença e ser uma pessoa melhor na rotina profissional, dentro da sua empresa. Confira:

Mantenha a educação

A educação é fundamental para melhorar o ambiente de trabalho e é o primeiro passo para fazer o clima mudar ou, ao menos, não se tornar algo pesado e desmotivador. Cumprimente seus colegas, agradeça, se porte de maneira educada e seja gentil com todos os colegas de trabalho, independentemente de cargos e hierarquia.

Sorria

Dizem que o sorriso é nossa porta de entrada e que o mesmo tem o poder de causar boas coisas e promover as mudanças. Portanto, receba o colega de trabalho com um sorriso no rosto, mesmo que o seu dia não tenha começado muito bem. Fazer isso é uma ótima forma de transmitir alegria aos demais, além de demonstrar receptividade e atenção.

Tenha bom humor

A prática do bom humor traz inúmeras vantagens ao meio corporativo, taus como: união entre os profissionais, diminuição de conflitos e estresse, fluidez de ideias, incentivo à criatividade e maior disposição para encarar desafios. Seja bem-humorado sempre que possível, faça brincadeiras saudáveis, procure deixar o ambiente mais leve e favorável para que tudo fique melhor.

Seja organizado

A organização e a produtividade estão intimamente ligadas. Por isso, faça o possível para manter mesas, salas e instalações sempre limpas e organizadas. Trata-se de uma questão de educação com os outros colaboradores e com o ambiente de trabalho. Por incrível que pareça, uma limpeza faz com que o local se torne mais leve e favorável para trazer o bom ambiente.

Faça networking

Conhecer os colegas de trabalho e ir além das aparências é uma eficiente forma de construir relacionamentos saudáveis dentro da organização, além de garantir a redução de competições internas. Não é preciso fazer uma grande amizade, mas ter contatos para compartilhar experiências já é um passo de quebrar o gelo do ambiente corporativo.

Ofereça ajuda

Oferecer ajuda para um colega que está com dificuldade em alguma atividade da empresa é uma maneira de mostrar preocupação e ser gentil com o próximo. Essa atitude dará início a uma onda de colaboração que, por sua vez, fará com que o ambiente interno saia ganhando. Com confiança, todos trabalham melhor e sabem que podem contar com o colega do lado.

Peça conselhos

Pedir conselhos também é uma forma de construir um ambiente de trabalho melhor, além de evidenciar que a opinião do outro é importante. Demonstre que seus colegas podem fazer a diferença para você e que o conhecimento deles também é útil e tem valor.

Busque crescimento profissional

Esteja sempre aberto a novas ideias e busque capacitação profissional por meio de cursos, formações, leituras e congressos. O Coaching é uma metodologia capaz de melhorar o desempenho do colaborador com ajuda de técnicas e ferramentas que proporcionam alinhamento de competências, avaliação dos pontos de melhoria, comunicação eficaz com as demais pessoas que compõe a empresa, definição de metas e desenvolvimento da produtividade e da alta performance.

Aceite as diferenças

Nenhum profissional é igual ao outro. Sendo assim, é necessário que todos os colaboradores saibam respeitar as diferenças entre todos — sejam elas culturais, religiosas ou de orientação sexual. Ter pontos de vista diferentes não é sinônimo de divergência, mas de novas possibilidades, ideias e diferenciação de mercado.

Tenha pontualidade

Ser pontual com os compromissos de trabalho é uma ótima forma de mostrar responsabilidade e respeito com os demais colegas. Além disso, quando um time está sempre na hora, colaborando com as regras da empresa, passa-se a impressão de um comprometimento maior.

Evite fofocas

Fofocas e conversas infundadas sobre os outros colaboradores só servem para contaminar o ambiente de trabalho e atrapalhar a boa convivência entre todos da empresa. Fique longe e procure combater essa prática tão irresponsável!

Saiba dar feedback

Saber dar e receber um feedback é uma forma eficiente de ajustar a empresa e suas atividades, de modo que todos consigam realizar um trabalho de qualidade e conquistar resultados de excelência para o negócio.

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Expresse gratidão

Ser grato com os demais colegas de trabalho garante boa convivência, além de ser uma ótima maneira de demonstrar gentileza com as pessoas que fazem parte da vida profissional do colaborador.

Faça esses pequenos gestos, mude sua postura e pense mais como uma equipe para ter o ambiente mais favorável. Você trabalhará com mais interesse e verá toda a empresa crescer junto. Se você tem alguma outra dica para melhorar o ambiente de trabalho, não deixe de comentar, além de compartilhar o conteúdo nas redes sociais para inspirar os seus contatos e amigos.

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Imagem: Goran Bogicevic / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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