13 tipos de talento para uma avaliação do perfil comportamental

tipos-de-talento

Para cada perfil comportamental pode existir um tipo de talento. Descubra-os.

 

Querida pessoa, você já ouviu falar em perfil comportamental? Aqui no portal já falei algumas vezes sobre esse tema que é extremamente importante para uma empresa e também para os colaboradores que passam por uma avaliação de perfil comportamental antes de serem contratados, ou até mesmo depois de um tempo dentro da organização. Para que você entenda de forma clara e objetiva o que é o perfil comportamental, é preciso conhecer suas características, seus tipos e como essa estratégia pode influenciar “na vida” da empresa e de seus colaboradores.

Nesse sentido, saiba que existem quatro tipos de perfis comportamentais, e identificar o seu é extremamente importante para analisar se você e suas habilidades serão bem adaptadas no cargo que a empresa oferece.

Dentre os tipos de perfil comportamental existentes é possível que um colaborador seja: Comunicador, Planejador, Analista ou Executor. Pode ser que haja ainda, uma ligação de dois ou mais perfis comportamentais; quando esse resultado surge na nossa ferramenta Coaching Assesment, a chamamos de perfil raro.

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Cada perfil possui uma característica, algumas habilidades, pontos de melhoria e claro, um talento e personalidade; por isso, neste artigo, convido você a conhecer os 13 tipos de talentos que podem surgir nas avaliações de perfil comportamental, para que assim você, que é profissional, se conheça um pouco mais, utilizando suas melhores habilidades a seu favor, ou você, que é recrutador, líder ou empresário, conheça com mais profundidade cada colaborador da empresa, para extrair o melhor de todos eles, no sentido de contribuir para o desenvolvimento e crescimento constante da organização.

Acompanhe-me nesta leitura e aprimore seus conhecimentos sobre este tema poderoso!

Os 13 tipos de talentos

Como cada ser humano e profissional tem suas características e peculiaridades, abordar este tema e ter conhecimento sobre algumas delas, vai fazer não só com que o próprio indivíduo consiga se desenvolver melhor, a partir do aprimoramento de seu processo de autoconhecimento, bem como as empresas, que terão oportunidade de fazer melhores contratações, e de aproveitar de maneira muito mais assertiva os talentos, habilidades e competências dos colaboradores que fazem parte do quadro de funcionários da organização.

Por isso, vamos agora conhecer os 13 tipos de talentos que podem surgir em uma avaliação de perfil comportamental. Confira:

Administrador

Esse tipo de talento tem habilidade de potencializar os talentos nas outras pessoas, assim como também possui maior facilidade para gerenciar sistemas e também colaboradores. Entre as qualidades presentes no indivíduo com o perfil administrador estão o fato de serem bons comunicadores, gerentes de marketing, de se esforçarem ao máximo para a entrega dos resultados propostos, além de serem rápidos, intensos e gostarem de assumir riscos.

Pessoas com esse talento têm também facilidade com desafios e demonstram mais iniciativa e proatividade para fazerem o que é necessário para o alcance dos objetivos, pessoais, profissionais e empresariais.

Comandante

As pessoas que têm como predominantes as características do perfil comandante, costumam ser indivíduos empreendedores, livres, exigentes, não só com aqueles que os rodeiam, mas também consigo mesmas.

Além disso, os comandantes possuem facilidade para mandar as pessoas fazerem, impondo suas ideias aos demais e praticamente exigindo que todos obedeçam suas ordens. A pessoa que apresenta este perfil adora iniciar novos projetos, pois têm mais coragem para assumir os riscos que envolvem o início de novos negócios, por exemplo, e por conta disso, tornam-se excelentes líderes de equipes que pouco questionam suas atividades e mais executam o que lhes é solicitado.

Competidor

O profissional que possui o tipo de talento competidor tem encanto por desafios,  pois, para ele, cada ação, cada tarefa, atividade ou cada batalha em seu dia a dia de trabalho e também na vida pessoal, é singular.

Esse perfil se alimenta de vitórias e se sente completo toda vez que consegue o que deseja. Pessoas assim podem trabalhar como vendedores, engenheiros ou professores, afinal, esses profissionais precisam ter pulso firme, garra, e acima de tudo, devem gostar de superar desafios, para que assim consigam se destacar em suas carreiras.

Motivador

Normalmente, a pessoa que possui o talento motivador também possui características do perfil comunicador. São profissionais que ajudam outras pessoas a crescerem e a saírem da zona de conforto. Por terem facilidade com a comunicação, podem ser bons palestrantes, motivadores e vendedores.

Dessa forma, o motivador tem desenvoltura para ajudar as pessoas a se desenvolverem em seu trabalho. Há quem diga que essas pessoas também sejam boas conselheiros pessoais e profissionais.

Tenho um convite especial. Quer se conhecer melhor?
Clique aqui e aprenda muito mais sobre si mesmo!

Vendedor

Todos sabem que a profissão vendedor tem como principal habilidade a comunicação, e aqui, nesse tipo de talento, com certeza ela entra em ação. Essas são pessoas que distribuem ideias, são verdadeiros políticos com habilidades extraordinárias.

Algumas características desse talento: são pessoas independentes, não gostam de regras e normas, são bons gerentes executores, além de possuírem um bom senso de urgência.

Diplomata

Com uma enorme habilidade para solucionar conflitos nas organizações, os profissionais diplomatas são maravilhosos ouvintes, além de serem bons comunicadores. Possuem facilidade para expor seus conhecimentos, podendo ser professores ou instrutores.

Aconselhador

Com uma enorme capacidade de persuasão, aqueles que possuem o talento aconselhador, são bons ouvintes e estão voltados a interesses sociais. Normalmente, psicólogos, conselheiros, articuladores, harmonizadores e pacificadores possuem este perfil. Outra característica desse tipo de talento é que esses profissionais são agradáveis e adoram trabalhar em equipe.

Atendente

Possui uma enorme capacidade para ouvir e entender a necessidade do outro. Tem mais facilidade para atender as expectativas e necessidades das pessoas ao seu redor. São reconhecidos como indivíduos protetores, que gostam de trabalhar em equipe, onde as pessoas se ajudam mutuamente e conquistam juntas um objetivo.

Professoral

O profissional que possui esse tipo de talento, se realiza ao potencializar e desenvolver pessoas. São excelentes professores e instrutores. Possuem facilidade em dar suporte técnico, e em realizar atividades e outras funções que demandam conhecimentos técnicos. Além disso, pode-se dizer que são gerentes acessíveis.

Técnico / Analista

Com a característica de autodidata bastante presente em suas ações, as pessoas com o tipo de talento ‘técnico / analista’, conseguem realizar diversas atividades. Possuem facilidade com números, gráficos e proporções, porém, têm aversão à mudanças, pois são indivíduos que gostam e precisam de muita estrutura para se desenvolverem e para executarem suas atividades diárias com excelência.

Em algumas situações, ao realizarem testes de perfis comportamentais, como é o caso do Coaching Assessment, as pessoas técnicas / analistas possuem um pouco do perfil planejador em suas características, mas o forte mesmo será sempre o perfil analista.

Especialista

Precisão nos detalhes. Essa é a expressão que define quem possui esse tipo de talento em seu perfil comportamental. Os profissionais com essa habilidade, controlam o trabalho conforme com as regras.

Por isso, acredita-se que os ‘especialistas’, são bons mecânicos, pintores, eletricistas e operadores de máquinas e computadores. Além disso, conseguem realizar com excelência todo o serviço de contabilidade e escritório. Essas pessoas precisam de regras e claro, treinamento para executar suas tarefas com eficácia.

Estrategista

A grande habilidade de quem é estrategista, é que ele sempre verá oportunidades onde existem ameaças. São pessoas que adoram inventar e organizar. Outra característica desse tipo de talento é que essas pessoas executam de forma eficiente tanto trabalhos técnicos quanto analíticos. Em contrapartida, não são bons comunicadores.

São melhores em fiscalizar e criar estratégias, além de possuírem habilidade em trabalhos sistematizados.

Controlador

O controlador organiza e distribui as tarefas. Rotina é algo que sempre será uma coisa boa para o controlador. Essa pessoa sabe como cobrar as outras. É rápida e eficiente, mas também é exigente consigo mesma e ainda mais com aqueles que estão ao seu redor.

Aquele que possui esse tipo de talento em seu perfil comportamental costuma ser disciplinado, reservado ao se comunicar, e é excelente profissional, atuando em funções como Gerente de Projetos, onde exige-se rapidez e qualidade nas execuções de tarefas.

A importância da análise de perfil comportamental

Existem dois cenários em que a aplicação da análise de perfil comportamental traz resultados extraordinários para quem dela se utiliza. Confira a seguir quais são eles:

Para o profissional

Estamos cada vez mais vivendo uma realidade no mercado, que faz com que profissionais tenham que encontrar maneiras eficientes, a todo momento, para se diferenciarem e se destacarem diante dos demais ao seu redor.

Diante disso, aquele profissional, independentemente de sua área de atuação, que busca se conhecer melhor, ou seja, entender profundamente quais são suas melhores habilidades, competências e pontos fortes de sua personalidade, que lhe ajudam a crescer e conquistar seus objetivos, bem como os pontos que precisam ser melhorados, e que têm atrapalhado o seu processo evolutivo, saem na frente perante os demais.

Isso acontece, pois nem todos têm estão prontos para desenvolver o seu autoconhecimento pessoal e profissional, e quem o faz, passa a se compreender melhor, utilizando tudo em sua personalidade a seu favor, no sentido de colocar em prática ações para crescer e  para fazer com que a empresa para a qual presta serviços cresça na mesma medida.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

Para as organizações

Empresas que promovem o autoconhecimento de seus colaboradores e que buscam entender o universo particular de cada um deles, também têm grandes chances de se destacarem no mercado em que atuam.

Digo isso, pois acredito, verdadeiramente, que gestores, líderes, recrutadores, profissionais de recursos humanos – RH, bem como empresários e empreendedores, têm como principal obrigação conhecer de forma aprofundada as pessoas que fazem parte de suas empresas, para que assim tenham conhecimento sobre seus talentos e como estes podem ser explorados da melhor maneira possível e para o bem e desenvolvimento de todos.

Tendo uma consciência maior sobre as melhores habilidades de determinado profissional, bem como os pontos que precisam ser melhorados e desenvolvidos em sua personalidade e forma de atuação no dia a dia, é possível compreender onde e de que forma este indivíduo atua melhor e onde ele pode não render tão bem, prejudicando assim o bom andamento dos processos organizacionais.

Dessa maneira, quando uma empresa desenvolve este conhecimento, no que diz respeito a seus colaboradores, ela sabe de que forma cada um deles pode contribuir para o alcance de resultados extraordinários, desenvolve ações para que cada um entregue o seu melhor no dia a dia de trabalho e, consequentemente, sai na frente de seus concorrentes, já que vai atingir suas metas e objetivos de forma invariável.

Como aplicar a avaliação de perfil comportamental?

Como eu disse em alguns momentos ao longo deste artigo, por meio de uma poderosa ferramenta, desenvolvida aqui pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC e já utilizada por diversas empresas ao redor de todo o mundo, como Unilever, Nasa, Anglo American, Atento, entre muitas outras, é possível aplicar a avaliação de perfil comportamental e entender, de forma ainda mais aprofundada, as características, comportamentos e atitudes de cada colaborador que faz parte de uma empresa, no sentido de aprimorá-las e trazer resultados extraordinários para os negócios.

Estou falando do Coaching Assessment, que é uma ferramenta que permite que gestores, líderes, profissionais de RH, empresários e empreendedores, façam um mapeamento comportamental dos colaboradores da organização, e também daqueles que estão fazendo processo seletivo para entrar na empresa, para que possam obter informações sobre o seu perfil de atuação nas mais diversas situações que podem surgir no dia a dia de trabalho.

Através de um questionário, que o profissional responde, é gerado um relatório, com informações precisas, que indicam se o colaborador é uma pessoa que tem o perfil Comunicador, Planejador, Analista ou Executor. Assim, de posse desse material, que é um grande aliado neste processo de descoberta e autoconhecimento, tanto empresa, quanto colaborador, terão a oportunidade de realizarem ações que farão com que o profissional se desenvolva continuamente e, consequemente, a empresa alcance os resultados que almeja em sua trajetória e em seus negócios.

Se você se interessou e deseja implementar este Mega Power processo em sua empresa, preencha o formulário abaixo, que entraremos em contato para que você possa potencializar ainda mais a performance de seus colaboradores.

Torne-se um Consultor em Análise Comportamental

E para você que é profissional e deseja, não só desenvolver o seu autoconhecimento, mas também contribuir para que outros profissionais tenham a oportunidade de se conhecerem cada vez melhor, ajudando, inclusive, empresas na potencialização da performance de seus colaboradores, saiba que você pode ser tornar um poderoso Consultor em Análise Comportamental.

Estou falando do curso desenvolvido pela Mega Power equipe do IBC para preparar e tornar cada vez mais profissionais especialistas nessa ferramenta de mapeamento comportamental, que tem ajudado diversos indivíduos e empresas a alcançarem resultados extraordinários em suas trajetórias de sucesso, que é o Coaching Assessment.

Ao se permitir ir além e participar deste curso, o profissional estará apto a interpretar os relatórios emitidos pelo Coaching Assessment, contribuindo para que empresas, gestores e profissionais implementem melhorias em seus processos organizacionais, o que fará com que haja uma gestão de pessoas ainda mais assertiva, eficaz e que gera resultados.

Faça agora a sua inscrição para a próxima turma e torne-se um Consultor em Analise Comportamental de sucesso!

Viu só como podem existir diversos tipos de talentos? Cada perfil possui um ou mais deles, por isso é importante aplicar a avaliação de perfil comportamental nos candidatos, para que assim a atuação de cada um deles seja ainda mais eficiente.

Agora, que tal me contar o que você achou dos 13 tipos de talentos? Você imagina qual seja o seu? Deixe sua opinião no espaço abaixo e aproveite para curtir e compartilhar esse conteúdo nas redes sociais com seus amigos.

 

Copyright: Ivan Zhukevich / Site: https://unsplash.com/@vania_zhu1

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63