O Legado construído a cada ano

Legado Construa seu Legado a cada ano

O final de ano é um dos momentos mais especiais e mais aguardados pelas pessoas. Afinal, é a época de celebrar o nascimento do Maior Ser de Luz de todos os tempos, Jesus Cristo. Foi ele que deixou o legado mais importante para a humanidade: o AMOR incondicional.

É com o sentimento de gratidão por esse legado que devemos olhar para dentro de nós e tentar nos reconectar com o que fizemos de bom durante o ano que termina. É importante lembrar que um ano não é feito somente de dias, semanas e meses, mas da ação conjunta de todas as pessoas que convivem conosco.

O final de ano é uma época de avaliações e também para renovação. Portanto, ao chegar este momento é importante e válido lembrar: para conseguirmos resultados diferentes, nós precisamos de atitudes diferentes. 

Existem algumas técnicas de Coaching que podem te ajudar neste momento. Já pensou em concentrar algumas horas para praticar o autofeedback e a autoavaliação? Estas ferramentas te ajudarão a identificar o que foi bom no ano que termina e o que pode ser melhorado no ano que virá. São ferramentas que podem te ajudar a traçar as metas para o ano seguinte de maneira verdadeira e segura. 

Deemos aproveitar essa data para refletirmos um pouco sobre a vida, relembrarmos de todas as coisas pelas quais temos que agradecer por terem acontecido. É um ótimo momento, também, para identificarmos aquilo que não gostaríamos mais de voltar a fazer.

Por que valeu a pena viver o ano que terminou?

Independente de como tenha sido o seu ano, o grande barato da vida é poder olhar para trás e ter orgulho da história que foi vivida. É certo que durante a caminhada nem tudo são flores. As adversidades aparecem. Mas são nesses momentos que devemos sacudir a poeira e dar a volta por cima.

Toda nova etapa, como o início de um ano novo, precisa ser comemorada, pois ganhamos uma evidente oportunidade de eliminarmos tudo que já não traz felicidade para nossas vidas e, assim, obtemos mais espaço para vivermos novas alegrias.  É durante um novo ciclo que devemos nos cercar de toda energia positiva, dando, sempre, o nosso melhor em tudo aquilo que nos propomos a fazer, vivendo cada momento e construindo a felicidade aqui e agora.

A possibilidade de ser feliz encontra-se em nossas mãos. É preciso ter coragem e determinação para transformar os momentos desafiadores, buscando, na paz e no amor, a trilha que nos leva para dias melhores. Dessa forma, estaremos construindo um legado que inspirará outras pessoas.

Ou seja, o legado está em relação constante/direta com a questão: quem mais conduz nossa vida? Traz a proposta de reflexão acerca do nosso desenvolvimento espiritual, nos levando a enxergar de forma mais ampliada sobre o mundo, um propósito e a construção de um legado que é nada mais que a memória que deixaremos no Universo.

Autoconhecimento: ação que transforma

O Ano Novo só será diferente se respeitarmos e honrarmos a nossa história, se mantermos a lealdade com os nossos pensamentos, nossa cultura e com a nossa essência. Por isso, pare uns instantes e reflita:

  • Se você pudesse voltar no tempo e revivesse o ano anterior, novamente, o que faria de diferente?
  • Que ideia você teve no ano passado para contribuir com a construção de um mundo melhor? Como você pode colocar isso em prática?
  • Numa escala de 0 a 10, o quanto você acredita que as suas ações no último ano contribuirão para a produtividade das suas ações no ano seguinte? Com quais argumentos você confirma a sua nota?

Ao entendermos verdadeiramente como funciona o jogo da nossa vida, nós percebemos como atuamos em relação a nós mesmos e às pessoas que estão a nossa volta. Quando nos conhecemos, aprendemos a fazer escolhas certas, conquistamos resultados extraordinários e mais próximos daquilo que almejamos.

Durante o novo ano, se autoconheça, se permita, se enxergue como o único e verdadeiro dono de sua história. O melhor ano de sua vida depende unicamente e exclusivamente de você. É imprescindível conhecer os seus valores, fraquezas, forças, princípios, sonhos, para saber como realizá-los.

O autoconhecimento é essencial para manter um bom nível de satisfação com a vida.
Faça o nosso teste e descubra como está a sua felicidade!

Dicas para um Ano Novo Extraordinário

Se fizer sentido para você, gostaria de finalizar esta mensagem com algumas dicas poderosas para que seu ano seja realmente novo e extraordinário:

1 – Olhe para você mesmo, se enxergando como é verdadeiramente

2 – Escute-se, perceba-se, reconheça o seu próprio corpo, sensações, emoções, pensamentos, lembranças etc

3 – Confie e valorize a si mesmo

4 – Acredite que você merece viver coisas boas e felizes. Você merece o melhor que a vida tem!

5 – Acredite nas suas metas

Que você possa aproveitar cada ano de sua existência construindo um verdadeiro legado. Que cada ano seja marcado por propósitos e grandes realizações, grandes conquistas. Que você consiga conquistar todas as metas desejadas. Que seja um ano verdadeiramente feliz, alegre e próspero. 

Copyright: 1048790369 – https://www.shutterstock.com/pt/g/olena+yakobchuk

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010