3 dicas de como escolher o nome certo de uma empresa

Escolher nome certo para empresa

Aprenda a escolher o nome certo para sua empresa

 

Querida pessoa, você já parou para pensar que o seu nome é a sua marca, o seu cartão de visitas e a oportunidade que você tem de mostrar para o mundo quem você é? Poucos de nós para verdadeiramente para fazer esta poderosa análise e reflexão, principalmente se queremos nos tornar conhecidos e reconhecidos no mercado em que atuamos. O mesmo ocorre quando o empresário e empreendedor se depara com a necessidade de escolher um nome para a sua empresa, que realmente faça com que ela seja lembrada pelo seu público consumidor.

O naming, como é chamado o processo de criação do nome de determinado produto, serviço ou empresa, de fato está longe de ser uma tarefa fácil, uma vez que, como eu disse no parágrafo anterior, o seu principal objetivo é estabelecer uma relação próxima entre o nome escolhido e o posicionamento que a organização deseja obter no mercado.

Assim, escolher o nome da sua empresa é uma etapa muito importante do empreendedorismo, uma vez que é justamente por meio do nome que o cliente terá o primeiro contato com a organização. O nome da empresa deve ser representativo e revelar muito a respeito do trabalho realizado por ela e, por isso, é fundamental que a escolha seja baseada em muita pesquisa, criatividade e planejamento.

Como empresário e empreendedor, sei o quanto este processo é desafiador. Por isso, hoje resolvi compartilhar com você dicas essenciais, que levei em consideração ao dar nome à minha própria empresa, para que você consiga nomear a sua organização da melhor maneira possível e sem sofrer tanto para encontrar o nome perfeito.

Continue esta leitura e confira!

[php_everywhere instance=”2″]

A importância do naming

Até aqui tivemos a oportunidade de perceber que o processo de escolha do nome de uma empresa, produto ou serviço parece algo banal, que muitos realizam de qualquer maneira, mas que precisa verdadeiramente ser levado a sério, para que os negócios sejam prósperos, como todo empresário e empreendedor deseja, e para que alcancem os resultados determinados no momento de sua criação.

Diante disso, quando digo que a escolha do nome da sua ou de qualquer outra empresa é algo que precisa ser realizado com bastante atenção e carinho, estou enfatizando e dando importância a um processo que poucos levam em consideração. Isso porque vivemos em um mercado cada vez mais competitivo e se erramos logo no início, ou seja, na concepção do nome, que é algo que parece ser básico e simples, mas na verdade não é bem assim, estamos correndo o risco de fazer com que nossas empresas nasçam e não cheguem nem à adolescência, pois podem fechar as portas muito antes.

Assim, a importância do processo de naming se dá pelo fato de que temos de tornar nossos negócios relevantes de imediato, ou seja, logo que estes ganham vida no mercado, para que assim, não só o público consumidor seja positivamente impactado e lembre-se da organização com frequência, mas os concorrentes sintam-se incomodados, e os fornecedores tenham interesse de tornarem-se parceiros ao passo que a empresa se consolida em sua área de atuação.

Tendo estas premissas em mente, e levando em conta as dicas que vou compartilhar com você a seguir, para a criação de um nome assertivo para a sua empresa, tenho plena convicção de que esta alcançará o sucesso que você tanto almeja para os seus negócios.   

Dicas para escolher um nome para sua empresa

Para você que pensa em empreender e ou já deu início ao processo de criação de seu negócio próprio, aqui vão três dicas maravilhosas para que você escolha o nome de sua empresa de forma assertiva, fazendo com que esta se destaque em meio ao seu mercado de atuação. Confira:

Pense no posicionamento

Acredito, verdadeiramente, que você já tenha uma ideia de como deseja que a sua empresa se posicione no mercado em que irá comercializar seus produtos ou serviços, não é mesmo?! Se você já tem isso em mente, com certeza a escolha do nome se torna algo que lhe trará menos sofrimento, uma vez que você já tem uma ideia de como pretende ser visto pelo seu público-alvo, bem como por seus demais stakeholders.

Sendo assim, na hora de colocar em prática o processo de naming, leve em conta o posicionamento que você elaborou em seu planejamento estratégico, pois isso, com certeza, lhe dará um direcionamento assertivo.

Conheça o perfil do seu cliente

É de extrema importância que o nome da sua empresa faça sentido para o público que você deseja conquistar. Para isso, você precisa conhecer profundamente o perfil deste público, para que tenha a oportunidade de atingir plenamente este objetivo.

O que você pode analisar e levar em consideração são as informações demográficas, geracionais, estilo de vida, hobbies, entre muitos outros dados, que serão de grande ajuda na hora de dar nome ao seu grande sonho.

Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que é essencial que o nome da sua empresa seja verdadeiramente compatível com este público, para que assim este sinta-se realmente conectado com a sua marca e crie uma memória afetiva com relação a ela.

É comprovado que os sentimentos influeciam diretamente na sua criatividade
Faça o nosso teste e descubra qual o seu nível de felicidade!

Pense em um nome de fácil memorização, curto e criativo

Um nome bonito, mas difícil de entender ou pronunciar pode ser muito prejudicial para seu negócio. Por isso, dê prioridade para nomes que sejam curtos, fáceis de falar, memorizar, entender e procurar.

Além disso, por mais que você ache difícil, deixe a sua criatividade fluir, pois dessa maneira você dá espaço para que as boas ideias surjam, sem ficar se censurando ao longo deste processo, tornando-o muito menos complicado do que ele já é.  

Essa prática fará grande diferença no sucesso da sua empresa e dos seus negócios.

Uma dica extra e importante

Superado todo o sofrimento, as dificuldades e os desafios impostos por este processo árduo, finalmente você escolheu o nome para a sua empresa, que vai verdadeiramente deixar uma marca no coração de seus consumidores, correto?

O próximo passo é verificar se este nome está disponível no mercado, ou seja, se já não foi registrado por nenhuma outra empresa. É importante que você faça esta verificação para não ser pego de surpresa no futuro, sendo obrigado a mudar de nome ou ser processado pela organização que já o registrou antes de você.

Agora, se você fez a pesquisa e não encontrou nada igual ao nome que você escolheu, aproveite esta grande oportunidade e já faça de imediato o registro do nome de sua empresa no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, para que assim você garanta que a sua marca não seja utilizada por nenhuma outra organização futuramente.

As dicas que compartilhei com você neste conteúdo, servem para lhe dar um direcionamento, e para iluminar a sua mente, tornando este processo, que é tão complicado, um pouco menos penoso e mais fácil de ser percorrido.

Entretanto, é importante que você saiba que não existe uma receita de bolo, que serve para todas as empresas. Assim, como dica final, o que eu posso lhe dizer é que você opte por nomes que traduzam os valores que a sua empresa possui, além de transmitir sentimentos bons e lembranças felizes.

Dessa maneira, as chances de que ela seja próspera e alcance o sucesso que você deseja, aumentam consideravelmente.

É o que eu digo sempre: ouse ir além e o poder lhe será dado!

E você, tem alguma dica para compartilhar? Use o espaço abaixo para contar como foi o processo de criação do nome da sua empresa. E se este conteúdo fez sentido para você e te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe com seus amigos, em suas redes sociais.

 

Copyright: 759220960 – https://www.shutterstock.com/pt/g/chombosan

[php_everywhere instance=”1″]

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010